Saberes Necessários à Evangelização

2,582 views

Published on

Palestra realizada em 15/04/2012, pela irmã Irandê Lira, na SEFA - Seara Espírita Francisco de Assis, na abertura do projeto Iluminar com Jesus da CRESUL.

Published in: Spiritual
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,582
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
857
Actions
Shares
0
Downloads
112
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Saberes Necessários à Evangelização

  1. 1. Projeto Iluminar com JesusSABERES NECESSÁRIOSÀ TAREFA DA EDUCAÇÃO ESPÍRITA IRANDÊ LIRA
  2. 2. “É urgente ajudar Jesus a transformar o mundo, fazendo-o mais feliz, cooperando com teus esforços para que os irmãossituados sob os cuidados dos teus saberes e da tua sabedoriacresçam, se aprimorem e louvem a Deus por meio do modo de viver que terão aprendido contigo”. Espírito: Camilo
  3. 3. PARA REFLETIR QUAIS OS SABERESNECESSÁRIOS AO EDUCADOR ESPÍRITA NODESENVOLVIMENTO DA SUA AÇÃO EDUCATIVA JUNTO AOS COMPANHEIROS DE TAREFA
  4. 4. PODEMOS COMEÇAR POR NÓS MESMOS?
  5. 5. Como anda nosso Programa de Auto Iluminação? o iocíni , o rac vídeoSeg uindo do no entaapres ?... ser á quê
  6. 6. 1. Preferimos encontrar a tarefa pronta paranão termos trabalho?2. Desejamos equivocadamente os benefícios recebidos pelo outro por mérito do trabalho que jádesenvolveu?3. Quando somos convidados a desenvolver algo que não conhecemos bem, aceitamos com tranquilidade as orientações dos mais experientes?4. Pensamos em desistir diante das primeiras dificuldades? “Me afasto por um tempo, mas depois volto”... 6. Em nossas primeiras tentativas conseguimos5. Mesmo diante dos inúmeros desafios a realizar nossos projetos com o sucesso enfrentar nos mantemos perseverantes? desejado?
  7. 7. 7. Estamos inserindo em nosso programa de autoiluminação a perseverança, a resistência, odevotamento, a resignação,?...8. Já conseguimos perceber onde erramos, ouestamos errando e mudar o contexto?9. Sabemos onde queremos chegar?10. Alcançando um excelente nível deconhecimento, saberemos receber daqueles queestão além de nós?11. Já aprendemos fazer com amor, carinho?...12. Saberemos lidar com os benefícios recebidosem decorrência do ato de amor?13. Quando alcançarmos o nível de dar comamor deixaremos de precisar do auxílio mútuo? 14. Já aprendemos a confiar verdadeiramente naqueles que querem nos auxiliar?
  8. 8. 15. Já entendemos que a nossa auto iluminaçãodepende apenas de nós mesmos, do nosso esforçopara vencer os desafios, do amor que dedicarmosas tarefas que nos são confiadas?
  9. 9. A MISSÃO DO ESPIRITISMO É EDUCAR PARA SALVAR. ENQUANTO ESTE FATO NÃO PENETRAR A MENTE E O CORAÇÃO DA MAIORIA DOS ESPÍRITAS, A LUZ NÃO ESTARÁ NO VELADOR (...)EDUCAR: EIS O RUMO A SEGUIR, O PROGRAMA DO MOMENTO. Espírito Vinícius – O Mestre na Educação
  10. 10. Convite a nossaAuto Iluminação
  11. 11. Dificuldade para ficardiante de nós mesmos
  12. 12.  QUAIS, PORTANTO, OS SABERES NECESSÁRIOS AO EDUCADOR ESPÍRITA NO DESENVOLVIMENTO DA SUAAÇÃO EDUCATIVA JUNTO AOSCOMPANHEIROS DE TAREFA??? Segundo Sandra Borba e Cláudia Farache na obra:Saberes Necessários à Tarefa da Evangelização Infanto Juvenil, são 7 saberes essenciais.
  13. 13. 1. Saberes do Conhecimento Espírita ou Saberes Doutrinários: Estudo das Obras Básicas, Clássicas - ESDE, leituras, pesquisas, reuniões públicas2. Saberes Institucionais, Históricos e Curriculares: Conhecer o M.E.,a Instituição que trabalha...3. Saberes Didático-Pedagógicos e Psicológicos:  Características biopsicológicas, interesses e capacidades cognitivas, planejamento didático; concepções e situações de aprendizagem.
  14. 14. 4. Saberes Contextuais: Diagnóstico das características econdições do grupo com o qualtrabalhará.5. Saberes Experienciais: Patrimônio pessoal de cada um noserviço do Bem.6. Saberes na Área da Gestão: Integração com a Diretoria da C.E.
  15. 15. 7. Saberes Atitudinais ou SaberesÉtico-Morais: Amor, autoconhecimento, vivênciaespírita, doação, disciplina, renúncia,fé, exemplo, auto evangelização,esforço, exemplificação, preparoemocional e espiritual, respeito,compromisso com a Causa, com a Casae com quem interage.
  16. 16. NÃO BASTA SABER, CONHECER... PRECISAMOS TRABALHAR PARA... Elevar o nível de conhecimento doutrinário dos frequentadores das Casas Espíritas, bem como disseminar corretamente as ideias espiritistas junto às massas, dentro dos parâmetros do respeito e à Doutrina, é dos mais graves compromissos a que todo espírita verdadeirodeve vincular-se, sem esquecer que a conduta de cada um de nós é “carta do Cristo”(II Cor 3:3), constituindo-se num dos mais poderosos meios de propagação dos princípios e ideias espiritistas. Sandra Borba
  17. 17. Servir à Doutrina Espírita é a honra que suplicasteis viver na atual conjuntura reencarnacionista. (Separata de Reformador, Out. 1982) 
  18. 18. Ide, pois, e levai a palavra divina (...)Arme-se a vossa falange de decisão ecoragem! Mãos à obra! o arado estápronto; a terra espera; arai! (Erasto - O Evangelho Seg. oEspiritismo - Cap. XX - item 4)

×