Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Técnico Auxiliares de Saúde 2013/14
Definição


“Drogas” são substâncias tóxicas que alteram o
funcionamento do organismo e modificam os
comportamentos dos s...
Problemática
 É cada vez mais preocupante o crescente e excessivo
consumo de drogas que criam dependência, gerando
uma pr...
Tipos de droga - Classificação


As drogas podem classificar-se em três tipos:



As drogas naturais: são produzidas a p...
Efeitos das drogas
Em geral, os efeitos das drogas consumidas em
excesso, terminam quase sempre sendo muito similares
pro...
Medidas de atuação e prevenção
Para reduzir o número de consumidores de substâncias
ilícitas prejudiciais para a saúde e ...
Integração em programas de assistência
sanitária
Existem programas de integração e de assistência
sanitária que oferecem ...
Conclusão
Em conjunto, famílias, sociedade e programas de
acompanhamento e tratamento, podem contribuir em
muito para a p...
Bibliografia
http://www.idt.pt/PT/IDT/Paginas/Coordenacao_
Nacional.aspx

http://ar2003.emcdda.europa.eu/pt/page001-pt.h...
Trabalho elaborado por:
Jacinta Fernandes e Mª Isabel Braz
Formadora: Dr.ª Manuela Fonseca
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

U. 24 - Toxicodependência

4,088 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

U. 24 - Toxicodependência

  1. 1. Técnico Auxiliares de Saúde 2013/14
  2. 2. Definição  “Drogas” são substâncias tóxicas que alteram o funcionamento do organismo e modificam os comportamentos dos seres humanos, que quando as consomem sistematicamente se tornam adictos, “toxicodependentes”.  Quando consumidas em excesso (overdose), as drogas podem provocar danos físicos/cerebrais bastante graves ou irreversíveis e até mesmo levar à morte.
  3. 3. Problemática  É cada vez mais preocupante o crescente e excessivo consumo de drogas que criam dependência, gerando uma problemática que atinge cada vez mais indivíduos de várias faixas etárias, e de todas as classes sociais.  O que em outros tempos foi considerado algo de luxo que era comprado e consumido apenas por indivíduos da classe média/alta, com posses para as comprar, hoje em dia as drogas são algo que também é consumido pela chamada “classe baixa”.
  4. 4. Tipos de droga - Classificação  As drogas podem classificar-se em três tipos:  As drogas naturais: são produzidas a partir de plantas e substâncias naturais; Ex: Nicotina, Cafeina, Ópio, Canábis…  As drogas sintéticas: são produzidas em laboratório, a partir de produtos químicos; Ex: Ecstasy, Anfetaminas (do tipo estimulante)…  As drogas semi-sintéticas: são produzidas em laboratórios, a partir da mistura de drogas naturais com drogas sintéticas (químicos). Ex: Cocaína, Heroína…
  5. 5. Efeitos das drogas Em geral, os efeitos das drogas consumidas em excesso, terminam quase sempre sendo muito similares provocando: - Alteração dos comportamentos; - Euforia e sensação de confiança e sociabilidade; - Náuseas, dores musculares; - Ansiedade, insónias; - Alterações dos batimentos cardíacos; - Paranóias, alucinações (ver coisas e ouvir vozes)…
  6. 6. Medidas de atuação e prevenção Para reduzir o número de consumidores de substâncias ilícitas prejudiciais para a saúde e reduzir também o índice de criminalidade relacionada com o tráfico de drogas, foram criadas algumas medidas de atuação e prevenção. A prevenção pode ser feita de forma seletiva a nível coletivo ou a nível individual, identificando grupos alvo, como por exemplo indivíduos residentes ou provenientes de zonas problemáticas. É no seio das famílias e nas escolas que pode ser dada educação e informação para que as crianças e jovens possam ser alertadas para os perigos do consumo de drogas e para os problemas associados.
  7. 7. Integração em programas de assistência sanitária Existem programas de integração e de assistência sanitária que oferecem aos toxicodependentes o apoio e informação necessários para evitar a transmissão e propagação de doenças infecto-contagiosas relacionadas com o consumo de drogas, (HIV, Hepatite B e Hepatite C etc.). A entrega e troca de seringas usadas por seringas novas, em locais apropriados, veio também contribuir para a redução da troca de agulhas contaminadas que representam um grave perigo para a saúde, não só dos toxicodependentes, como também para a saúde pública.
  8. 8. Conclusão Em conjunto, famílias, sociedade e programas de acompanhamento e tratamento, podem contribuir em muito para a prevenção e/ou controle, não só das doenças relacionadas com a toxicodependência, como também para a redução da criminalidade que gira em torno desta problemática que não afeta só os consumidores de drogas e suas famílias.  A Toxicodependência, é algo que se pode transformar num grave problema de saúde pública, que mesmo involuntáriamente pode afetar qualquer um de nós, é um assunto de responsabilidade social que nos concerne a todos nós, e é a todos nós que nos compete informar, não discriminar, e apoiar para melhor integrar e “evitar”.
  9. 9. Bibliografia http://www.idt.pt/PT/IDT/Paginas/Coordenacao_ Nacional.aspx http://ar2003.emcdda.europa.eu/pt/page001-pt.html http://www.aidsportugal.com/Modules/WebC_AIDS/Arti cles/ViewArticles.aspx?Mid=177&Aid=237 http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/939/1/17751_ul sd_dep.17435_Dissertacao.pdf
  10. 10. Trabalho elaborado por: Jacinta Fernandes e Mª Isabel Braz Formadora: Dr.ª Manuela Fonseca

×