A revolução francesa

659 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
659
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
17
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A revolução francesa

  1. 1. A Revolução Francesa1789 - 1799
  2. 2. • A situação da França no século XVIII era deextrema injustiça social na época do AntigoRegime. O Terceiro Estado era formado pelostrabalhadores urbanos, camponeses e apequena burguesia comercial. Os impostoseram pagos somente pelo Terceiro Estadocom o objetivo de manter os luxos danobreza.
  3. 3. • A França era um país absolutista nesta época.O rei governava com poderes absolutos,controlando a economia, a justiça, a política eaté mesmo a religião dos súditos. Havia a faltade democracia, pois os trabalhadores nãopodiam votar, nem mesmo dar opiniões naforma de governo. Os oposicionistas erampresos na Bastilha (prisão política damonarquia) ou condenados à guilhotina.
  4. 4. A Bastilha antes da Revolução:
  5. 5. • A sociedade francesa do século XVIII eraestratificada e hierarquizada. No topo dapirâmide social, estava o clero que tambémtinha o privilégio de não pagar impostos.
  6. 6. • Abaixo do clero, estava a nobreza formadapelo rei, sua família, condes, duques,marqueses e outros nobres que viviam debanquetes e muito luxo na corte.
  7. 7. Luís XVI:
  8. 8. Maria Antonieta:
  9. 9. Palácio de Versalhes:
  10. 10. Galeria dos Espelhos:
  11. 11. • A base da sociedade era formada pelo terceiroestado (trabalhadores, camponeses eburguesia) que, como já dissemos, sustentavatoda a sociedade com seu trabalho e com opagamento de altos impostos. Pior era acondição de vida dos desempregados queaumentavam em larga escala nas cidadesfrancesas.
  12. 12. • A vida dos trabalhadores e camponeses era deextrema miséria, portanto, desejavammelhorias na qualidade de vida e de trabalho.A burguesia, mesmo tendo uma condiçãosocial melhor, desejava uma participaçãopolítica maior e mais liberdade econômica emseu trabalho.
  13. 13. A Nobreza Francesa:
  14. 14. Sans Cullote:
  15. 15. • A situação social era tão grave e o nível deinsatisfação popular tão grande que o povo foi àsruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar dogoverno a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. Oprimeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. AQueda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início doprocesso revolucionário, pois a prisão política era osímbolo da monarquia francesa.
  16. 16. • O lema dos revolucionários era " Liberdade,Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumiamuito bem os desejos do terceiro estadofrancês.
  17. 17. • Durante o processo revolucionário, grandeparte da nobreza deixou a França, porém afamília real foi capturada enquanto tentavafugir do país. Presos, os integrantes damonarquia, entre eles o rei Luis XVI e suaesposa Maria Antonieta foram guilhotinadosem 1793.O clero também não saiu impune,pois os bens da Igreja foram confiscadosdurante a revolução.
  18. 18. • No mês de agosto de 1789, a AssembléiaConstituinte cancelou todos os direitosfeudais que existiam e promulgou aDeclaração dos Direitos do Homem e doCidadão. Este importante documento traziasignificativos avanços sociais, garantindodireitos iguais aos cidadãos, além de maiorparticipação política para o povo.
  19. 19. • Após a revolução, o terceiro estado começa ase transformar e partidos começam a surgircom opiniões diversificadas. Os girondinos,por exemplo, representavam a alta burguesiae queriam evitar uma participação maior dostrabalhadores urbanos e rurais na política.
  20. 20. • Por outro lado, os jacobinos representavam abaixa burguesia e defendiam uma maiorparticipação popular no governo. Lideradospor Robespierre e Saint-Just, os jacobinoseram radicais e defendiam também profundasmudanças na sociedade que beneficiassem osmais pobres.
  21. 21. • Em 1792, os radicais liderados porRobespierre, Danton e Marat assumem opoder e organização as guardas nacionais.Estas recebem ordens dos líderes para matarqualquer oposicionista do novo governo.Muitos integrantes da nobreza e outrosfranceses de oposição foram condenados amorte neste período.
  22. 22. • A violência e a radicalização política são asmarcas desta época. Em 1795, os girondinosassumem o poder e começam a instalar umgoverno burguês na França. Uma novaConstituição é aprovada, garantindo o poderda burguesia e ampliando seus direitospolíticos e econômico.
  23. 23. Robespierre:
  24. 24. Jean Paul Marat:
  25. 25. Danton:
  26. 26. Napoleão Bonaparte:
  27. 27. • O general francês Napoleão Bonaparte écolocado no poder com o objetivo decontrolar a instabilidade social e implantar umgoverno burguês.• É o chamado: Golpe do 18 Brumário.
  28. 28. • A Revolução Francesa foi um importantemarco na História Moderna da nossacivilização. Significou o fim do sistemaabsolutista e dos privilégios da nobreza. Opovo ganhou mais autonomia e seus direitossociais passaram a ser respeitados. A vida dostrabalhadores urbanos e rurais melhorousignificativamente.
  29. 29. • Por outro lado, a burguesia conduziu oprocesso de forma a garantir seu domíniosocial. As bases de uma sociedade burguesa ecapitalista foram estabelecidas durante arevolução. A Revolução Francesa tambéminfluenciou, com seus ideais iluministas, aindependência de alguns países da AméricaEspanhola e o movimento de InconfidênciaMineira no Brasil.

×