Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

EDUCAÇÃO PARA A MORTE

Palestra espírita elaborada por Jorge Luiz, Fortaleza, Ceará.
Contato: jorge.grauca@gmail.com
Visite os blogs; www.canteiroideias.blogspot.com.br
http//bancadocoaching.wordpress.com

  • Login to see the comments

EDUCAÇÃO PARA A MORTE

  1. 1. Educação para a Morte
  2. 2. “Estou aqui hoje e sempre Pois minha irmã é a vida E a dançar em vossa roda É ela quem me convida.” (Manifesto Tânatos) VIDA E MORTE
  3. 3. “A morte é, simplesmente, um segundo nascimento; deixamos o mundo pela mesma razão por que nele entramos, segundo a ordem da mesma lei.” (DENIS, Léon, in “O Grande Enigma”))
  4. 4. EDUCAÇÃO - Conceito “A educação é uma resposta da finitude da infinitude.(...).” (FREIRE, Paulo in “ Educação e Mudança”)
  5. 5. “As religiões podiam ter prestado um grande serviço se houvessem colocado o problema da morte em termos de naturalidade.” (PIRES, J. Herculano in “Educação para a Morte”)
  6. 6. “A educação, baseada numa concepção exata da vida, transformaria a face do mundo. Suponhamos cada família iniciada nas crenças espiritualistas sancionada pelos fatos e incutindo-as aos filhos, ao mesmo tempo que a escola laica lhes ensinasse os princípios da Ciência e as maravilhas do Universo: uma rápida transformação social operar-se-ia então sob a força dessa dupla corrente.” (DENIS, Léon in “Depois da Morte”)
  7. 7. “(...) uma sociedade que contribui para um medo sempre crescente da destruição quer física quer psicológica e que, portanto, contribui para o medo sempre crescente da morte é uma sociedade que, (...) oferece ao homem uma única forma de defesa para lidar com seu medo da morte: a sedução para o irracional, o apelo à violência.” (TORRES, Wilma C. in “Morte e Suicídio – uma abordagem multidisciplinar”)
  8. 8. A CRIANÇA E A MORTE “Só mais recentemente psicólogos da linha clínica e sociocomportamental, vem enfatizando a importância do significado da morte no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança, chamando atenção para o fato de que silenciar sobre o tema da morte diante da criança em vez de ajudar prejudica seu crescimento.” (TORRES, Wilma C. in “Morte e Suicídio – uma abordagem multidisciplinar”)
  9. 9. Irreversibilidade Universalidade/Inevitabilidade Não-funcionalidade Causalidade (PAIVA, Lucélia E. in “A Arte de Morrer – Visões Plurais”)
  10. 10. “(...) E se somos Severinos iguais em tudo na vida, morremos de morte igual, mesma morte severina: que é a morte de que se morre de velhice antes dos trinta, de emboscada antes dos vinte, de fome um pouco por dia (...).” (NETO, João C. de M. in “Morte e Vida Severina”)
  11. 11. CONCEITO DE MORTE “Nossos ancestrais pensavam na morte e em sua própria natureza íntima como literalmente unidos na mesma respiração. A “alma” ou “espírito” era o que partia da residência corpórea, temporariamente (como nos espirros e sonhos) ou permanentemente (como na morte)”. (KASTENBAUM, R. & AISENBERG, R. in “Psicologia da Morte”)
  12. 12. “... pois a filosofia não é o estudo da morte?
  13. 13. Ciência Acadêmica Morte Encefálica “(...) é o critério maior para a caracterização e constatação da morte do indivíduo, pois nessas condições o cérebro não mais coordena nem comanda as funções elementares da vida orgânica.” (CAJAZEIRAS, F. in “Eutanásia”)
  14. 14. Doutrina Espírita Morte x Desencarnação “(...) A alma se desprende gradualmente (do corpo) e não escapa como um pássaro cativo subitamente libertado.” (“O Livro dos Espíritos”, questão 155 “a”)
  15. 15. “No momento da morte, tudo, a princípio, é confuso; a alma necessita de algum tempo pra se reconhecer; sente-se como atordoada, no mesmo estado de um homem que saísse de um sono profundo e procurasse compreender a sua situação.(...)” (“O Livro dos Espíritos”, questão nº 165”)
  16. 16. O TEMOR DA MORTE “O homem moral, que se elevou acima das necessidades artificiais criadas pelas paixões, tem, desde este mundo, prazeres desconhecidos do homem material. A moderação dos seus desejos dá ao seu Espírito calma e serenidade. Feliz com o bem que se fez, não há para ele decepções e as contrariedades deslizam por sua alma sem lhe deixarem marcas dolorosas.” (“O Livro dos Espíritos”, questão nº 941 )
  17. 17. Descrença na Vida Futura Distorções e Ritualísticas do Morrer A Cadaverização do Ser (PERISPÍRITO) O Instinto de Conservação (“O Céu e o Inferno” – Iª parte – Cap. II)
  18. 18. PROVAS DA SOBREVIVÊNCIA DO SER “Estudamos vinte mil casos de pessoas ao redor do mundo que, depois de terem sido declaradas clinicamente mortas, voltaram a viver. (...) Morrer, assim como nascer, é um processo normal pelo qual todos os seres humanos terão de passar um dia.” (ROSS, Elizabeth K. in “A Morte: Um amanhecer”)
  19. 19. “Uma das razões pelas quais a morte é tão agonizante para muitas pessoas é que morrer aciona um repasse de mortes passadas. O paciente é sobrecarregado com a confusão, da dor, o medo e a incerteza das muitas experiências que passou em mortes anteriores.” (NETHERTON, Morris in “Vida Passada – uma abordagem psicoterápica”)
  20. 20. “A Transcomunicação Instrumental se tornará tão natural, qual ocorre com os fenômenos da mediunidade, que será totalmente inexequível negar-lhe a legitimidade dos fatos comprovados.” Espírito Viana de Carvalho (FRANCO, Divaldo P. in “Atualidade do Pensamento Espírita”)
  21. 21. EDUCAÇÃO PARA A MORTE “E um processo educacional que tende a ajustar os educandos à realidade da Vida, que não consiste apenas no viver, mas também no existir e no transcender.” (PIRES, J. Herculano in “Educação para a Morte”)
  22. 22. “De preferência a viver os cem anos da vida de um homem que não tem a percepção do estado em que a morte não existe, o melhor é viver a curta vida de um único dia daquele que já sabe disso.” (HEAD, J & CRANSTO S.L. in “O Livro da Reencarnação”)
  23. 23. “Se você já possui o tesouro de uma fé religiosa, viva de acordo com os preceitos que abraça. (...).” (XAVIER, F. Cândido in “Cartas e Crônicas”)

×