Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

"Um filho por encomenda" de Luísa Ducla Soares

3,422 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

"Um filho por encomenda" de Luísa Ducla Soares

  1. 1. “ Um filho por encomenda” (o terceiro texto das “Três histórias do futuro”) de Luísa Ducla Soares
  2. 2. “ Um filho por encomenda” de Luísa Ducla Soares” Compreensão da leitura 1. Qual a é a personagem principal do texto? 2. Transcreve uma frase do texto que caracterize a rotina diária do protagonista. 3. Qual era o maior desejo do rei? 4. O rei conseguiu concretizar os seus objetivos? Como? 5. O príncipe acabou por ficar doente. Descreve, por palavras tuas o que se passou a seguir. 6. O rei e o príncipe acabaram por ser felizes? 7. O texto refere a Monarquia como o regime político que vigorava no reino. Como se caracteriza. É o regime político que existe atualmente em Portugal? 8. Esta história é uma narrativa aberta ou fechada. Justifica a tua resposta.
  3. 3. “ Um filho por encomenda” de Luísa Ducla Soares” Conhecimento explícito da língua <ul><li>“ O príncipe Felício agarrou no casaco.” </li></ul><ul><li>Identifica o tipo de frase. Justifica. </li></ul><ul><li>b) Quais são os outros tipos de frase que conheces? Menciona as suas características. </li></ul><ul><li>c) Agora, identifica a forma da frase (afirmativa ou negativa). </li></ul><ul><li>d) Quais as outras formas da frase que conheces? (Pesquisa na tua gramática) </li></ul><ul><li>e) Coloca a frase na forma negativa. </li></ul>
  4. 4. “ Um filho por encomenda” de Luísa Ducla Soares” Conhecimento explícito da língua 2. Mais tarde, D. Malaquias viu a notícia do rapaz abandonado e mandou o seu exército procurar o menino. O sentimento era de angústia. O rei colocou-lhe algumas perguntas e descobriu que era ele o príncipe perfeito. Ficou muito contente por encontrar o príncipe de novo. O príncipe queria ter um nome como todas as pessoas.” 2.1 – Sublinha todos os nomes que encontras neste parágrafo. 2.2 – Agora, indica as subclasses dos nomes que encontras neste parágrafo. 2.3 – “… mandou o seu exército.” Indica a classe e a subclasse da palavra sublinhada. 2.4 – Faz uma tabela com os determinantes artigo definido e indefinido, possessivos, demonstrativos e interrogativos. 2.5 - Escreve uma frase sobre a quadra natalícia com dois determinantes demonstrativos. 2.6 – Escreve um pequeno texto com os teus desejos para o ano de 2012 com três determinantes possessivos, três nomes abstratos, três nomes próprios, três nomes concretos e três nomes coletivos. Identifica-os.
  5. 5. “ Um filho por encomenda” de Luísa Ducla Soares” Expressão escrita 1. Imagina que eras um escritor e a editora Civilização contratava-te para escreves um livro sobre o filho do rei Malaquias. O título é “Quem sai aos seus não degenera”. Informa-te sobre este provérbio, dizendo o que significa. 2 – Procura mais dezanove.

×