Papel de Transformar
Por
Gloria Maria e Barbara Sá
Universidade Candido Mendes
Professor Orientador
Cláudio Luiz
A VORACIDADE URBANA
O avanço tecnológico permitiu que
novas práticas fossem desenvolvidas
estimulando o crescimento, porém...
PROJETO
A NECESSIDADE DE REUTILIZAR
A utilização dos recursos cresce
de forma geométrica, enquanto a
produção e reposição dos recu...
SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE
A universidade está situada em uma
região industrial, assim a produção de
lixo é alta, pr...
SOLUÇÃO
A criação de uma empresa-piloto de
reciclagem, unindo os conhecimentos
adquiridos pelos alunos na faculdade com a
...
TRANSFORMAR A NOSSA UNIVERSIDADE E A
SOCIEDADE LOCAL ATRAVÉS DO LIXO?
É possível transformar a
universidade e seus alunos,...
O PROCESSO
•Divulgação e conscientização dos
objetivos do projeto para a
comunidade local e acadêmica ,
empresas e futuros...
RENTABILIDADE E
MULTIPLICABILIDADE
O que antes era lixo passa a ser comprado
pela faculdade e empresas, gerando
renda para...
PROGRESSO SUSTENTÁVEL
Com medidas simples, como o
incentivo à educação e à
conscientização, é possível permitir
que a soci...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Projeto "Papel de Transformar" / Sustentabilidade nas universidades

4,392 views

Published on

Desafio Santander Sustentabilidade nas Universidades.
Universidade Candido Mendes
Projeto Papel de Transformar
Por Gloria Maria e Barbara Sá
Orientação de
Prof º Claudio Luiz Souza Pinto

Published in: Education, Technology
1 Comment
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
4,392
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
12
Actions
Shares
0
Downloads
51
Comments
1
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projeto "Papel de Transformar" / Sustentabilidade nas universidades

  1. 1. Papel de Transformar Por Gloria Maria e Barbara Sá Universidade Candido Mendes Professor Orientador Cláudio Luiz
  2. 2. A VORACIDADE URBANA O avanço tecnológico permitiu que novas práticas fossem desenvolvidas estimulando o crescimento, porém o que parecia a curto prazo dinamizar a relação homem/natureza/dinheiro provocou a ganância e o consumismo. A praticidade, individualismo e imediatismo gerados por esse processo forçam o indivíduo a se distanciar e a excluir os grupos sociais, além de consumir os recursos naturais com voracidade para atender ao impulso consumista.
  3. 3. PROJETO
  4. 4. A NECESSIDADE DE REUTILIZAR A utilização dos recursos cresce de forma geométrica, enquanto a produção e reposição dos recursos naturais, de forma aritmética. Sabendo disso, é necessário utilizar de maneira consciente, otimizando os recursos disponíveis. No caso do papel, é possível reutilizá-lo, transformando não só o conceito de lixo, mas também a sociedade.
  5. 5. SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE A universidade está situada em uma região industrial, assim a produção de lixo é alta, principalmente o papel. Utilizando o lixo produzido nas atividades administrativas e de descarte de produção em atividades de reciclagem reduzindo o desperdício e degradação. Os recursos financeiros que antes seriam destinados para o descarte do lixo serão utilizados para o reaproveitamento.
  6. 6. SOLUÇÃO A criação de uma empresa-piloto de reciclagem, unindo os conhecimentos adquiridos pelos alunos na faculdade com a mão-de-obra da população local, oferecendo especialização e qualificação através de cursos de coleta seletiva e reutilização, possibilitando assim a geração de emprego e renda. •A empresa-piloto servirá de pólo de estudo e pesquisa para os universitários, onde poderão vivenciar a realidade e os desafios de uma empresa, associando, assim, as práticas pedagógicas e administrativas às atividades e ao sucesso empresarial. •A população será beneficiada através da capacitação e na geração de emprego e renda de forma contínua e crescente , sem comprometer os recursos.
  7. 7. TRANSFORMAR A NOSSA UNIVERSIDADE E A SOCIEDADE LOCAL ATRAVÉS DO LIXO? É possível transformar a universidade e seus alunos, pois a reeducação ambiental e social preparam para vida e o mercado de trabalho. Já na sociedade local a mudança é imensa, pois além da diminuição dos resíduos, as iniciativas do projeto proporcionam desenvolvimento econômico e ascensão social, através do trabalho e educação. Aplicar esses conceitos em outras universidades pode ser fácil , partindo-se do princípio de que em todo lugar há produção de lixo e há a necessidade de otimizar os recursos, assim só é necessário definir a realidade e as possibilidades de mercado, colocando o projeto em prática, aliando a sociedade local e a acadêmica
  8. 8. O PROCESSO •Divulgação e conscientização dos objetivos do projeto para a comunidade local e acadêmica , empresas e futuros colaboradores. •Capacitação da população. •Gerenciamento dos recursos. •O material necessário será recolhido na instituição de ensino e adjacências. •A água necessária para a fabricação do papel reciclado será captada por um sistema de aproveitamento da água da chuva. •Produção de material para escritório.
  9. 9. RENTABILIDADE E MULTIPLICABILIDADE O que antes era lixo passa a ser comprado pela faculdade e empresas, gerando renda para a empresa piloto. Os produtos podem ser personalizados, permitindo sua utilização em setores administrativos. A revenda dos produtos divulgando a logomarca da empresa, entre outras coisas, contribui para disseminar o conceito de sustentabilidade. Os lucros obtidos com a venda serão revertidos para a população; para o incentivo à pesquisa científica de novos métodos ; à capacitação e profissionalização de outros grupos da população local e expansão do projeto.
  10. 10. PROGRESSO SUSTENTÁVEL Com medidas simples, como o incentivo à educação e à conscientização, é possível permitir que a sociedade progrida sem agredir: •Minimiza a emissão de lixo; •Poupa as fontes naturais; •Incentiva a pesquisa por novas formas e empreendimentos sustentáveis ; •Gera renda e estimula a ascensão social e acadêmica. Conciliar o uso sustentável dos recursos com os avanços econômico e social constitui o principal desafio do século XXI. O legado do desenvolvimento tecnológico e crescimento econômico a ser transmitido para as futuras gerações, de nada adiantará se medidas não forem tomadas impedindo que o futuro seja incerto e inóspito.

×