SlideShare a Scribd company logo
1 of 47
Curso de FotografiaDisciplina Fotografia Publicitária Prof. Giovani de Arruda Campos
Apresentação da Disciplina Compreender os conceitos fundamentais da fotografia publicitária, o cotidiano de uma agência de publicidade, a definição de uma fotografia de publicidade, sua produção em estúdio, o uso adequado da luz e seus equipamentos.
Calendário da disciplina Teremos 21 encontros. Desses 21, cinco são institucionais; 	P1 – 12/04 	P2 – 07/06 	PIM – 14/06 	SUBS – 21/06 	NS- 28/06 Logo teremos 16 dias de aulas
Forma de Avaliação Duas provas teóricas/práticas bimestrais; Trabalhos individuais ou em grupo; Projeto PIM; média do semestre será constituída por 40% da nota da P1, 40% da nota da P2 e 20 % da nota do PIM.  Os trabalho em sala, individuais e em grupos contribuem para nota final das P1 e P2. Lembrando que os trabalhos devem seguir as normas da ABNT.
AULA 1 Conceitos à Publicidade
Onde está a publicidade? “Não se pode pensar mais em publicidade como um fenômeno isolado. Ela faz parte do panorama geral da comunicação”
Qual área cientifica pertence? Fotografia Publicidade História Ciências  Humanas Ciências  Biológicas Ciências  Exatas Comunicação Antropologia Rádio e TV Jornalismo Fotografia Publicitária R. Públicas
Qual é a função da publicidade no campo da comunicação? é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou um firma; b)     Seu objetivo é despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante; c)   faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante; d)  anúncios são materiais pagos.
Mas qual é a diferença da publicidade à propaganda? a) Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos; b) Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante; Exemplo:  Campanha da Dengue  a) Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda.  b) Se a Raid faz o mesmo, é publicidade. Propaganda Publicidade
+ conceitos... “a publicidade sugere que se ele(consumidor) comprar o que ela está oferecendo, sua vida se tornará melhor” 								John Berger
Trabalho para o 1º Bimestre Tema:  Conceitos, História e Criatividade na Fotografia Publicitária 	Trabalho em Grupo de no máximo 3 alunos. 	Formato Impresso: Textos em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, com margens e citações dentro das normas da ABNT. Esse material, deve ter no mínimo 10 páginas e deve ser entregue para o Prof. no dia da apresentação do trabalho.  	Formato para apresentação: Slides do Power Point, com tópicos e imagens que condensem a pesquisa. 	Data de entrega e apresentação do trabalho: Dia 29/03/2011
AULA 2 História e mercado publicitário
A história da publicidade no mundo ,[object Object]
  o termo teria origem na teologia católica;
  Gutenberg e sua prensa, 1450;
   o primeiro livro publicado é a bíblia;
   os primeiros anúncios foram publicados em jornais Ingleses  em 1650;Propagareou Propaganda, remete ao sentido de “aquilo que precisa ser espalhado”
A publicidade no Brasil ,[object Object]
 1808, foi também o ano da abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior;
 Com dom João, o Brasil nascia como país e como mercado;
  o primeiro anúncio de que se tem notícia foi publicado no Jornal Gazeta do Rio de Janeiro em 1808;,[object Object]
 o rádio  e o cinema também são inventos desse período:
Cinema 1895;
 Rádio 1896;
 Em 1923, Vladimir Zworykin, inventor do tudo iconoscópio – a televisão.
Sua popularização acontece no período entre 1936 à 1950, sobretudo, após a   segunda guerra mundial;
 Na década de 1970, com a guerra fria, surgiria uma nova tecnologia: A Internet, cuja popularização acontece 20 anos mais tarde, a partir da década de 1990.,[object Object]
Conduta ética e regulamentações não se vende mais produtos com ideias nocivas a sociedade( desrespeito ao próximo, racismo, ideais antiéticas) Na atualidade idéias socialmente responsáveis, sustentáveis e de respeito ao meio ambiente, estão nas pautas das principais agências de publicidade do mundo. Algumas sugestões do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária(CONAR): Artigo 1º Todo Anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro; Artigo 2º Todo Anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.
AULA 3 História dos usos da fotografia na publicidade
História da fotografia na publicidade Invenção da fotografia  em 1825; No início do século XX, no Brasil, a publicidade começa explorar a fotografia para composição de anúncios. As fotos eram de baixa qualidade; Havia ainda muita predominância de textos.
Fotografia publicitária em 1910 Revista A Lua Revista Fon-Fon
Fotografia publicitária em 1914 Revista A Vida Moderna Revista A  Cigarra  1924 Dez anos mais tarde, foi veiculado um anúncio do mesmo produto em alguns números da revista A Cigarra. Nesse caso, no lugar da foto, foi utilizada uma ilustração produzida a partir da fotografia. Esse caso é curioso de substituição de uma fotografia por ilustração de qualidade inferior. É provável que a explicação tenha a ver com algum problema operacional (perdeu-se ou ficou-se sem acesso à cópia fotográfica e ao clichê do primeiro anúncio etc.)
Fotografia publicitária em 1917 Revista A  Cigarra  Revista A  Cigarra
Fotografia publicitária em 1922 e 1929 Revista  A Cigarra
Fotografia publicitária anos 30
Fotografia publicitária anos 40
 O início da fotografia publicitária no Brasil 1948 – Primeira campanha publicitária usandofotografia no país, pelo fotógrafo Chico Albuquerqueque registrou modelo e produto para a Johnson &Johnson, pela agência J.W. Thompson.
Fotografia publicitária anos 50
Fotografia publicitária 1960
Fotografia publicitária 1970 Anúncios na revista veja, início da década de 1970
Fotografia publicitária anos 80
Fotografia publicitária anos 90
Fotografia publicitária na atualidade
A evolução do conteúdo da fotografia publicitária no início da utilização da fotografia na publicidade, era uma tentativa de dar mais realidade, saindo da ilustração para imagem fotográfica. Do desenho para foto. Com o passar dos anos, gradativamente, a fotografia foi deixando a ilustração para o segundo plano, e dando mais enfoque para a foto, a imagem em si, a produção fotográfica enquanto roteiro de uma cena que imitasse ao máximo a realidade. A medida que a digitalização avançou, efeitos especiais foram sendo incorporados nessa produção, e hoje vemos uma inversão nesse papel. A fotografia representa o objeto( humano ou o produto), porém os efeitos dão outra significação a imagem. A Edição de imagens coloca o papel do ilustrador em destaque.
O contexto atual da fotografia publicitária A digitalização acelerou o processo da produção foto-publicitária; Fim da revelação das fotos ( basta baixar o arquivo no computador) Fim do tratamento das fotos em laboratórios físicos; Otimização de custos Softwares oferecem ferramentas de edição que contribuem para;  facilitar e baratear o custo de edição de imagens;  aumentar a velocidade da edição;  aumentar a quantidade de recursos para edição; A soma das antigas e das novas mídias ampliam a atuação do fotógrafo;  Impressos, Outdoor, Jornais, Revistas, Embalagens etc. Sites, Blogs, Banner’s, Anúncios Virtuais, Mídias extensivas( metro, padarias) etc.
AULA 4 Introdução a criatividade
A criatividade e na arte e na ciência “Pasteur formou-se com nota "medíocre" em Química” 	“Einstein foi reprovado na Academia Politécnica” 	“Darwin não conseguiu entrar na Faculdade de Medicina de Cambridge” 	"Beethoven -dizia seu professor de composição, Albrechtsberger - nunca aprendeu nem aprenderá coisa alguma. Como compositor é um caso perdido."         “Você também pode ser como eles. Mande seus examinadores e críticos para o inferno - e comece a viver”

More Related Content

What's hot

Walter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica
Walter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnicaWalter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica
Walter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnicaPriscila Souza
 
Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...
Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...
Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...Natalia Rodriguez
 
Präsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEUR
Präsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEURPräsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEUR
Präsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEURRolandPfaff
 
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)Mauricio Mallet Duprat
 
A Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundoA Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundorenatofrigo
 
Fotografia publicitária
Fotografia publicitáriaFotografia publicitária
Fotografia publicitáriaJúlio Rocha
 
Teoria Culturológica
Teoria CulturológicaTeoria Culturológica
Teoria Culturológicananasimao
 
Breve História da Fotografia
Breve História da FotografiaBreve História da Fotografia
Breve História da FotografiaJoão Lima
 
Power point fotografo....
Power point    fotografo....Power point    fotografo....
Power point fotografo....Erica Faria
 
História da fotografia aula 1
História da fotografia   aula 1História da fotografia   aula 1
História da fotografia aula 1Luci Correia
 
Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX
Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX
Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX Julia Dantas
 
Historia da Fotografia
Historia da FotografiaHistoria da Fotografia
Historia da FotografiaCid Costa Neto
 
Paradigma midiológico tecnológico
Paradigma midiológico tecnológicoParadigma midiológico tecnológico
Paradigma midiológico tecnológicoaulasdejornalismo
 
Teoria Organizacional do Jornalismo
Teoria Organizacional do JornalismoTeoria Organizacional do Jornalismo
Teoria Organizacional do Jornalismohigginha
 

What's hot (20)

Teste história da arte 2
Teste história da arte 2Teste história da arte 2
Teste história da arte 2
 
Walter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica
Walter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnicaWalter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica
Walter Benjamin: A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica
 
Tipos de fotografia
Tipos de fotografiaTipos de fotografia
Tipos de fotografia
 
Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...
Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...
Cómo valorar una campaña de publicidad: claves para aprender a crear, vender ...
 
Präsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEUR
Präsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEURPräsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEUR
Präsentation Vorstellung zum Ausbildungsberuf FRISEUR
 
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
CINEMA - Parte 2 (Desenvolvimento e indústria)
 
A Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundoA Historia da propaganda no mundo
A Historia da propaganda no mundo
 
Fotografia publicitária
Fotografia publicitáriaFotografia publicitária
Fotografia publicitária
 
Teoria Culturológica
Teoria CulturológicaTeoria Culturológica
Teoria Culturológica
 
Breve História da Fotografia
Breve História da FotografiaBreve História da Fotografia
Breve História da Fotografia
 
Power point fotografo....
Power point    fotografo....Power point    fotografo....
Power point fotografo....
 
História da fotografia aula 1
História da fotografia   aula 1História da fotografia   aula 1
História da fotografia aula 1
 
Alfred Hitchcock
Alfred HitchcockAlfred Hitchcock
Alfred Hitchcock
 
Modulo 9 de HCA
Modulo 9 de HCAModulo 9 de HCA
Modulo 9 de HCA
 
Jornalismo investigativo
Jornalismo investigativoJornalismo investigativo
Jornalismo investigativo
 
Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX
Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX
Fotojornalismo I - Aula 4 - Fotojornalismo no século XX
 
Historia da Fotografia
Historia da FotografiaHistoria da Fotografia
Historia da Fotografia
 
A Era do Cinema mudo
A Era do Cinema mudoA Era do Cinema mudo
A Era do Cinema mudo
 
Paradigma midiológico tecnológico
Paradigma midiológico tecnológicoParadigma midiológico tecnológico
Paradigma midiológico tecnológico
 
Teoria Organizacional do Jornalismo
Teoria Organizacional do JornalismoTeoria Organizacional do Jornalismo
Teoria Organizacional do Jornalismo
 

Viewers also liked

Fotografia publicitaria-ppt
Fotografia publicitaria-pptFotografia publicitaria-ppt
Fotografia publicitaria-pptFrancisco Campos
 
Fotografia de productos
Fotografia de productosFotografia de productos
Fotografia de productosEdna Rheiner
 
Fotografía publicitaria
Fotografía publicitariaFotografía publicitaria
Fotografía publicitaria271048
 
La Fotografía Publicitaria
La Fotografía PublicitariaLa Fotografía Publicitaria
La Fotografía PublicitariaIvan Alvarez
 
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2giovani1
 
Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria   Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria Liliane Ennes
 
Fotografia produção
Fotografia   produçãoFotografia   produção
Fotografia produçãoJúlio Rocha
 
Apostila de Fotografia (Senac)
Apostila de Fotografia (Senac)Apostila de Fotografia (Senac)
Apostila de Fotografia (Senac)Edson Sousa Jr.
 
Curso de fotografia Senac 2011
Curso de fotografia Senac 2011Curso de fotografia Senac 2011
Curso de fotografia Senac 2011Brazil Press
 
Renata Castello Branco - Fotografia Publicitária
Renata Castello Branco - Fotografia PublicitáriaRenata Castello Branco - Fotografia Publicitária
Renata Castello Branco - Fotografia PublicitáriaTinah Souto
 
Arte Composição fotográfica
Arte Composição fotográficaArte Composição fotográfica
Arte Composição fotográficaFabiana Alexandre
 
Face recognition across non uniform motion blur, illumination, and pose
Face recognition across non uniform motion blur, illumination, and poseFace recognition across non uniform motion blur, illumination, and pose
Face recognition across non uniform motion blur, illumination, and poseRaja Ram
 
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashionDicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashionMegafashion
 
Fotografias e tipos de luz
Fotografias e tipos de luzFotografias e tipos de luz
Fotografias e tipos de luzIpsun
 
Roland barthes
Roland barthesRoland barthes
Roland barthesJOHN LIMA
 

Viewers also liked (20)

Fotografia publicitária
Fotografia publicitáriaFotografia publicitária
Fotografia publicitária
 
Fotografia publicitaria-ppt
Fotografia publicitaria-pptFotografia publicitaria-ppt
Fotografia publicitaria-ppt
 
Fotografia de productos
Fotografia de productosFotografia de productos
Fotografia de productos
 
Fotografía publicitaria
Fotografía publicitariaFotografía publicitaria
Fotografía publicitaria
 
La Fotografía Publicitaria
La Fotografía PublicitariaLa Fotografía Publicitaria
La Fotografía Publicitaria
 
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2
Apostila do curso de fotografia publicitaria parte 2
 
Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria   Fotografia publicitaria
Fotografia publicitaria
 
Planos e ângulos
Planos e ângulosPlanos e ângulos
Planos e ângulos
 
Fotografia produção
Fotografia   produçãoFotografia   produção
Fotografia produção
 
Apostila de Fotografia (Senac)
Apostila de Fotografia (Senac)Apostila de Fotografia (Senac)
Apostila de Fotografia (Senac)
 
Curso de fotografia Senac 2011
Curso de fotografia Senac 2011Curso de fotografia Senac 2011
Curso de fotografia Senac 2011
 
Renata Castello Branco - Fotografia Publicitária
Renata Castello Branco - Fotografia PublicitáriaRenata Castello Branco - Fotografia Publicitária
Renata Castello Branco - Fotografia Publicitária
 
Fotografía publicitaria. aula virtual
Fotografía publicitaria. aula virtualFotografía publicitaria. aula virtual
Fotografía publicitaria. aula virtual
 
Claudio Meneghetti
Claudio MeneghettiClaudio Meneghetti
Claudio Meneghetti
 
Arte Composição fotográfica
Arte Composição fotográficaArte Composição fotográfica
Arte Composição fotográfica
 
Face recognition across non uniform motion blur, illumination, and pose
Face recognition across non uniform motion blur, illumination, and poseFace recognition across non uniform motion blur, illumination, and pose
Face recognition across non uniform motion blur, illumination, and pose
 
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashionDicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
Dicas para fotografar produtos para sua loja virtual no megafashion
 
Fotografia publicitária
Fotografia publicitáriaFotografia publicitária
Fotografia publicitária
 
Fotografias e tipos de luz
Fotografias e tipos de luzFotografias e tipos de luz
Fotografias e tipos de luz
 
Roland barthes
Roland barthesRoland barthes
Roland barthes
 

Similar to Curso Foto Publicitária

430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf
430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf
430363364-Ficha-Nº3-m1.pdfIlemos
 
Aula fotografia publcitaria historia e conceitos
Aula   fotografia publcitaria   historia e conceitosAula   fotografia publcitaria   historia e conceitos
Aula fotografia publcitaria historia e conceitosfotografiapublicitariaufs
 
Fotografia Atual
Fotografia AtualFotografia Atual
Fotografia AtualEllen_Assad
 
História do fotojornalismo parte 2
História do fotojornalismo parte 2História do fotojornalismo parte 2
História do fotojornalismo parte 2journalistas
 
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS Natty Regis
 
Product Placement - Um estudo sobre o bem e o mal
Product Placement - Um estudo sobre o bem e o malProduct Placement - Um estudo sobre o bem e o mal
Product Placement - Um estudo sobre o bem e o malRebeca Machado
 
Projeto Integrado - Agência Addvance - IIPP
Projeto Integrado - Agência Addvance - IIPPProjeto Integrado - Agência Addvance - IIPP
Projeto Integrado - Agência Addvance - IIPPNathalia Channoschi
 
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaTrailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaLuci Bonini
 
Inovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e PropagandaInovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e PropagandaRenata Fortes
 
Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"
Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"
Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"Iasmin Gimenes Sabbanelli
 
Job! edição n. 08
Job! edição n. 08Job! edição n. 08
Job! edição n. 08Galo Digital
 
Aula de Processos Criativos - Infnet - 02
Aula de Processos Criativos - Infnet - 02Aula de Processos Criativos - Infnet - 02
Aula de Processos Criativos - Infnet - 02Leonardo Caldi
 
História Crítica do Fotojornalismo Ocidental
História Crítica do Fotojornalismo OcidentalHistória Crítica do Fotojornalismo Ocidental
História Crítica do Fotojornalismo OcidentalFantoches de Luz
 
Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Ney Queiroz
 
Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Ney Queiroz
 
Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Ney Queiroz
 

Similar to Curso Foto Publicitária (20)

430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf
430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf
430363364-Ficha-Nº3-m1.pdf
 
Aula fotografia publcitaria historia e conceitos
Aula   fotografia publcitaria   historia e conceitosAula   fotografia publcitaria   historia e conceitos
Aula fotografia publcitaria historia e conceitos
 
Fotografia Atual
Fotografia AtualFotografia Atual
Fotografia Atual
 
História do fotojornalismo parte 2
História do fotojornalismo parte 2História do fotojornalismo parte 2
História do fotojornalismo parte 2
 
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
RELATÓRIO CAMINHO DE CASA: AS AÇÕES PROMOCIONAIS
 
Fotografia Publicitária
Fotografia PublicitáriaFotografia Publicitária
Fotografia Publicitária
 
Product Placement - Um estudo sobre o bem e o mal
Product Placement - Um estudo sobre o bem e o malProduct Placement - Um estudo sobre o bem e o mal
Product Placement - Um estudo sobre o bem e o mal
 
50 Anos Propaganda
50 Anos Propaganda50 Anos Propaganda
50 Anos Propaganda
 
Historia das artes
Historia das artesHistoria das artes
Historia das artes
 
Projeto Integrado - Agência Addvance - IIPP
Projeto Integrado - Agência Addvance - IIPPProjeto Integrado - Agência Addvance - IIPP
Projeto Integrado - Agência Addvance - IIPP
 
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinemaTrailer: o passaporte da publicidade para o cinema
Trailer: o passaporte da publicidade para o cinema
 
Inovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e PropagandaInovações na publicidade e Propaganda
Inovações na publicidade e Propaganda
 
Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"
Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"
Monografia "Publicidade, a profissão que alimenta"
 
Job! edição n. 08
Job! edição n. 08Job! edição n. 08
Job! edição n. 08
 
Aula de Processos Criativos - Infnet - 02
Aula de Processos Criativos - Infnet - 02Aula de Processos Criativos - Infnet - 02
Aula de Processos Criativos - Infnet - 02
 
História Crítica do Fotojornalismo Ocidental
História Crítica do Fotojornalismo OcidentalHistória Crítica do Fotojornalismo Ocidental
História Crítica do Fotojornalismo Ocidental
 
O filme comercial
O filme comercialO filme comercial
O filme comercial
 
Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1
 
Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1
 
Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1Aula 07 8 coan_2010_1
Aula 07 8 coan_2010_1
 

More from giovani1

Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2giovani1
 
Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2giovani1
 
Apostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivo
Apostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivoApostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivo
Apostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivogiovani1
 
Princípios de sistema de informação parte 1
Princípios de sistema de informação parte 1Princípios de sistema de informação parte 1
Princípios de sistema de informação parte 1giovani1
 
Apostila de plano de negócios parte 1
Apostila de plano de negócios parte 1Apostila de plano de negócios parte 1
Apostila de plano de negócios parte 1giovani1
 
Apostila de especialidades de marketing parte1
Apostila de especialidades de marketing parte1Apostila de especialidades de marketing parte1
Apostila de especialidades de marketing parte1giovani1
 
Apostila de marketing internacional parte 1
Apostila de marketing internacional parte 1Apostila de marketing internacional parte 1
Apostila de marketing internacional parte 1giovani1
 

More from giovani1 (7)

Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2
 
Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2Apostila de plano de negócios parte 2
Apostila de plano de negócios parte 2
 
Apostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivo
Apostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivoApostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivo
Apostila de especialidades de marketing parte 2 marketing esportivo
 
Princípios de sistema de informação parte 1
Princípios de sistema de informação parte 1Princípios de sistema de informação parte 1
Princípios de sistema de informação parte 1
 
Apostila de plano de negócios parte 1
Apostila de plano de negócios parte 1Apostila de plano de negócios parte 1
Apostila de plano de negócios parte 1
 
Apostila de especialidades de marketing parte1
Apostila de especialidades de marketing parte1Apostila de especialidades de marketing parte1
Apostila de especialidades de marketing parte1
 
Apostila de marketing internacional parte 1
Apostila de marketing internacional parte 1Apostila de marketing internacional parte 1
Apostila de marketing internacional parte 1
 

Recently uploaded

Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSilvana Silva
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavrasMary Alvarenga
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesMary Alvarenga
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxRonys4
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaJúlio Sandes
 

Recently uploaded (20)

Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptxSlides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
Slides 1 - O gênero textual entrevista.pptx
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 5, CPAD, Os Inimigos do Cristão, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA      -
XI OLIMPÍADAS DA LÍNGUA PORTUGUESA -
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Bullying - Atividade com caça- palavras
Bullying   - Atividade com  caça- palavrasBullying   - Atividade com  caça- palavras
Bullying - Atividade com caça- palavras
 
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das MãesA Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
A Arte de Escrever Poemas - Dia das Mães
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptxD9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
D9 RECONHECER GENERO DISCURSIVO SPA.pptx
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, Betel, Ordenança quanto à contribuição financeira, 2Tr24.pptx
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma AntigaANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
ANTIGUIDADE CLÁSSICA - Grécia e Roma Antiga
 

Curso Foto Publicitária

  • 1. Curso de FotografiaDisciplina Fotografia Publicitária Prof. Giovani de Arruda Campos
  • 2. Apresentação da Disciplina Compreender os conceitos fundamentais da fotografia publicitária, o cotidiano de uma agência de publicidade, a definição de uma fotografia de publicidade, sua produção em estúdio, o uso adequado da luz e seus equipamentos.
  • 3. Calendário da disciplina Teremos 21 encontros. Desses 21, cinco são institucionais; P1 – 12/04 P2 – 07/06 PIM – 14/06 SUBS – 21/06 NS- 28/06 Logo teremos 16 dias de aulas
  • 4. Forma de Avaliação Duas provas teóricas/práticas bimestrais; Trabalhos individuais ou em grupo; Projeto PIM; média do semestre será constituída por 40% da nota da P1, 40% da nota da P2 e 20 % da nota do PIM. Os trabalho em sala, individuais e em grupos contribuem para nota final das P1 e P2. Lembrando que os trabalhos devem seguir as normas da ABNT.
  • 5. AULA 1 Conceitos à Publicidade
  • 6. Onde está a publicidade? “Não se pode pensar mais em publicidade como um fenômeno isolado. Ela faz parte do panorama geral da comunicação”
  • 7. Qual área cientifica pertence? Fotografia Publicidade História Ciências Humanas Ciências Biológicas Ciências Exatas Comunicação Antropologia Rádio e TV Jornalismo Fotografia Publicitária R. Públicas
  • 8. Qual é a função da publicidade no campo da comunicação? é um meio de tornar conhecido um produto, um serviço ou um firma; b) Seu objetivo é despertar na massa consumidora o desejo pela coisa anunciada, ou criar prestígio ao anunciante; c) faz isso abertamente, sem encobrir o nome e intenções do anunciante; d) anúncios são materiais pagos.
  • 9. Mas qual é a diferença da publicidade à propaganda? a) Propaganda é o ato de divulgar idéias, conceitos e valores sem fins lucrativos; b) Publicidade é fazer isso com objetivo de lucro por parte do anunciante; Exemplo: Campanha da Dengue a) Quando o Governo Federal veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. b) Se a Raid faz o mesmo, é publicidade. Propaganda Publicidade
  • 10. + conceitos... “a publicidade sugere que se ele(consumidor) comprar o que ela está oferecendo, sua vida se tornará melhor” John Berger
  • 11. Trabalho para o 1º Bimestre Tema: Conceitos, História e Criatividade na Fotografia Publicitária Trabalho em Grupo de no máximo 3 alunos. Formato Impresso: Textos em fonte Arial 12, espaçamento 1,5 entre linhas, justificado, com margens e citações dentro das normas da ABNT. Esse material, deve ter no mínimo 10 páginas e deve ser entregue para o Prof. no dia da apresentação do trabalho. Formato para apresentação: Slides do Power Point, com tópicos e imagens que condensem a pesquisa. Data de entrega e apresentação do trabalho: Dia 29/03/2011
  • 12. AULA 2 História e mercado publicitário
  • 13.
  • 14. o termo teria origem na teologia católica;
  • 15. Gutenberg e sua prensa, 1450;
  • 16. o primeiro livro publicado é a bíblia;
  • 17. os primeiros anúncios foram publicados em jornais Ingleses em 1650;Propagareou Propaganda, remete ao sentido de “aquilo que precisa ser espalhado”
  • 18.
  • 19. 1808, foi também o ano da abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior;
  • 20. Com dom João, o Brasil nascia como país e como mercado;
  • 21.
  • 22. o rádio e o cinema também são inventos desse período:
  • 25. Em 1923, Vladimir Zworykin, inventor do tudo iconoscópio – a televisão.
  • 26. Sua popularização acontece no período entre 1936 à 1950, sobretudo, após a segunda guerra mundial;
  • 27.
  • 28. Conduta ética e regulamentações não se vende mais produtos com ideias nocivas a sociedade( desrespeito ao próximo, racismo, ideais antiéticas) Na atualidade idéias socialmente responsáveis, sustentáveis e de respeito ao meio ambiente, estão nas pautas das principais agências de publicidade do mundo. Algumas sugestões do Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária(CONAR): Artigo 1º Todo Anúncio deve ser respeitador e conformar-se às leis do país; deve, ainda, ser honesto e verdadeiro; Artigo 2º Todo Anúncio deve ser preparado com o devido senso de responsabilidade social, evitando acentuar, de forma depreciativa, diferenciações sociais decorrentes do maior ou menor poder aquisitivo dos grupos a que se destina ou que possa eventualmente atingir.
  • 29. AULA 3 História dos usos da fotografia na publicidade
  • 30. História da fotografia na publicidade Invenção da fotografia em 1825; No início do século XX, no Brasil, a publicidade começa explorar a fotografia para composição de anúncios. As fotos eram de baixa qualidade; Havia ainda muita predominância de textos.
  • 31. Fotografia publicitária em 1910 Revista A Lua Revista Fon-Fon
  • 32. Fotografia publicitária em 1914 Revista A Vida Moderna Revista A Cigarra 1924 Dez anos mais tarde, foi veiculado um anúncio do mesmo produto em alguns números da revista A Cigarra. Nesse caso, no lugar da foto, foi utilizada uma ilustração produzida a partir da fotografia. Esse caso é curioso de substituição de uma fotografia por ilustração de qualidade inferior. É provável que a explicação tenha a ver com algum problema operacional (perdeu-se ou ficou-se sem acesso à cópia fotográfica e ao clichê do primeiro anúncio etc.)
  • 33. Fotografia publicitária em 1917 Revista A Cigarra Revista A Cigarra
  • 34. Fotografia publicitária em 1922 e 1929 Revista A Cigarra
  • 37. O início da fotografia publicitária no Brasil 1948 – Primeira campanha publicitária usandofotografia no país, pelo fotógrafo Chico Albuquerqueque registrou modelo e produto para a Johnson &Johnson, pela agência J.W. Thompson.
  • 40. Fotografia publicitária 1970 Anúncios na revista veja, início da década de 1970
  • 44. A evolução do conteúdo da fotografia publicitária no início da utilização da fotografia na publicidade, era uma tentativa de dar mais realidade, saindo da ilustração para imagem fotográfica. Do desenho para foto. Com o passar dos anos, gradativamente, a fotografia foi deixando a ilustração para o segundo plano, e dando mais enfoque para a foto, a imagem em si, a produção fotográfica enquanto roteiro de uma cena que imitasse ao máximo a realidade. A medida que a digitalização avançou, efeitos especiais foram sendo incorporados nessa produção, e hoje vemos uma inversão nesse papel. A fotografia representa o objeto( humano ou o produto), porém os efeitos dão outra significação a imagem. A Edição de imagens coloca o papel do ilustrador em destaque.
  • 45. O contexto atual da fotografia publicitária A digitalização acelerou o processo da produção foto-publicitária; Fim da revelação das fotos ( basta baixar o arquivo no computador) Fim do tratamento das fotos em laboratórios físicos; Otimização de custos Softwares oferecem ferramentas de edição que contribuem para; facilitar e baratear o custo de edição de imagens; aumentar a velocidade da edição; aumentar a quantidade de recursos para edição; A soma das antigas e das novas mídias ampliam a atuação do fotógrafo; Impressos, Outdoor, Jornais, Revistas, Embalagens etc. Sites, Blogs, Banner’s, Anúncios Virtuais, Mídias extensivas( metro, padarias) etc.
  • 46. AULA 4 Introdução a criatividade
  • 47. A criatividade e na arte e na ciência “Pasteur formou-se com nota "medíocre" em Química” “Einstein foi reprovado na Academia Politécnica” “Darwin não conseguiu entrar na Faculdade de Medicina de Cambridge” "Beethoven -dizia seu professor de composição, Albrechtsberger - nunca aprendeu nem aprenderá coisa alguma. Como compositor é um caso perdido." “Você também pode ser como eles. Mande seus examinadores e críticos para o inferno - e comece a viver”
  • 48. Cuidado com especialistas O ser criativo não é necessariamente um especialista na área; Muitas vezes o fato de não seguir parâmetros lineares de raciocínio propicia-lhe a descobertas surpreendentes; Suas relações são oriundas de um pensamento particular e desconectado com procedimentos formais;
  • 49. A questão da Inspiração a inspiração não é condição para o processo criativo; A maioria das peças publicitárias, não tem relação nenhuma com o estado de espírito do publicitário, mas sim com o estado de espírito do consumidor; Algumas delas, são concebidas brilhantemente, recebendo prêmios internacionais, mas seu objetivo inicial não foi esse, e sim satisfazer as necessidades mercadológicas do cliente da agência; O insight, a inspiração, nada mais é do que resultado de um esforço para encontrar a solução para um problema momentâneo de comunicação
  • 50. Etapas que auxiliam o processo de comunicação Qual é o problema de comunicação?; Qual o produto será o objeto da mensagem?; Qual é o público-alvo?; Qual é a verba de produção disponível?; Elaborar uma estratégia de comunicação; Revisar e avaliar a criação;
  • 51. Qual é o problema de comunicação? O lançamento de um novo produto; O envelhecimento da mensagem de um produto; Realinhamento do produto no mercado; Simplesmente o aumento de vendas; Ganhar credibilidade junto ao consumidor; Fidelização;
  • 52. Qual é o produto que será objeto da mensagem Nome; Funções; Preço; Características; Concorrentes; Diferenciais; Posicionamento no mercado; Histórico publicitário( peças antigas desenvolvidas por outras agências); Valores da empresa que o produz( missão, cultura, se é ecológico etc);
  • 53. Qual é o público-alvo da mensagem Idade; Sexo; Poder aquisitivo; Grau de instrução; Qual ou quais são seus principais canais de comunicação e entretenimento; O máximo de informação disponível sobre o público-alvo da mensagem
  • 54. Qual é o veículo e a produção necessária? Essa informação orienta, por exemplo: Jornais, sites, outdoor, celulares etc; Se terá atores ou não envolvidos no processo de produção; O local onde será realizada a captação de imagens; Os equipamentos necessários para realização das fotos; Quanto tempo tenho para o desenvolvimento do projeto.
  • 55. Elaborar uma estratégia de comunicação Utilizarei apenas palavras? Utilizarei somente imagens? Utilizarei imagens e palavras? Utilizarei de metáforas? Utilizarei de linguagem informal? Utilizarei animações?
  • 56. A importância do repertório e de técnicas de edição Ler jornais, livros, filmes, cinema, tudo que estiver ao alcance do publicitário; Gostar de publicidade, das propagandas, acompanhar os festivais e cursos que ocorrem durante o ano; Participar de cursos e aprimorar suas técnicas e domínios dos programas de edição de imagens; Viajar, conhecer outros lugares, outras culturas com o objetivo de aprofundar seu conhecimento cultural.
  • 57. Esboço do processo criativo Dados Insight Repertório e técnicas A soma das variáveis mais o repertório do publicitário é a condição para uma criação publicitária
  • 58. Analisar a criação ceticamente A mensagem flui com facilidade?; A linguagem utilizada é a mesma do público-alvo?; Como está a relação das cores com as provas?; Resolve o problema de comunicação proposto?; Está de acordo com os valores do cliente?;