Transporte de eletricidade 12 7

2,797 views

Published on

Trabalho de grupo sobre o transporte de eletricidade

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
2,797
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
36
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transporte de eletricidade 12 7

  1. 1. Mobilidade dePessoas e BensO Transporte da Energia Elétrica
  2. 2. REN• A RNT cobre a totalidade do território de Portugal Continental e tem interligações com a rede espanhola de transporte de electricidade (gerida REE - Red Eléctrica de España).• A REN tem como missão garantir o fornecimento ininterrupto de eletricidade e gás natural, ao menor custo, satisfazendo critérios de qualidade e de segurança mantendo o equilíbrio entre a oferta e a procura em tempo real, assegurando os interesses legítimos dos intervenientes no mercado e conjugando as missões de operador de sistema e de operador de rede que lhe estão cometidas.
  3. 3. Valores da REN Garantia de Eficiência Sustentabilidade Imparcialidade Abastecimento• A garantir o fornecimento ininterrupto de energia• Garantir a todos os intervenientes no mercado energético, acessos às redes e demais infra-estruturas de forma não discriminatória e em condições de igualdade de tratamento;• Desempenhar com rigor todas as tarefas que lhe são cometidas em termos de eficiência produtiva;• Gerir as suas actividades de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável, nas vertentes económicas, social e ambiental, com a aposta no apoio à investigação e desenvolvimento e, ainda, na formação, na ética e no desenvolvimento potencial dos seus recursos humanos.
  4. 4. Objetivos da REN• Tem por objectivo a manutenção e a melhoria da qualidade do serviço que presta através de um planeamento adequado da construção de novas infra- estruturas, de um investimento na renovação das linhas e subestações mais antigas e de políticas e estratégias de manutenção adequadas. A utilização eficiente de recursos técnicos e humanos na operação e manutenção da Rede permite também o alcance de objectivos como a segurança da RNT e a garantia do abastecimento contínuo.
  5. 5. Produção• A produção de electricidade é dividida em dois regimes: produção em regime ordinário e produção em regime especial. No atual enquadramento legal, a lógica do planeamento centralizado de produção de electricidade é substituída por uma lógica de mercado e de iniciativa privada, havendo apenas lugar à intervenção do operador do sistema para efeitos de segurança do abastecimento de energia eléctrica no SEN quando se perspectivem situações de escassez energética.
  6. 6. Transporte A actividade de transporte de eletricidade é efetuada através da Rede Nacional de Transporte (RNT), mediante uma concessão atribuída pelo Estado Português, em regime de serviço público e de exclusividade à REN SA.
  7. 7. DistribuiçãoA distribuição de electricidadeprocessa-se através da exploração darede nacional de distribuição (RND).Actualmente, a concessão exclusivapara a atividade de distribuição deelectricidade em alta e média tensãopertence à EDP Distribuição, bem comoas redes de distribuição de baixatensão que estão concentradas na EDPDistribuição.
  8. 8. Comercialização• A comercialização de energia elétrica tem sido uma atividade atribuída aos distribuidores.• Com a liberalização do sector procedeu-se à separação da atividade de comercialização da atividade de distribuição, permitindo assim a entrada de novos agentes, introduzindo a concorrência no sector suscetível de aumentar a eficiência das empresas e de gerar benefícios para os consumidores. O fornecimento de energia elétrica foi, assim, juridicamente separado da atividade de distribuição.
  9. 9. Mapa da destribuição de energia elétrica em Portugal continental

×