Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Recursos Minerais e Energéticos

Gabriel Carvalho Caseiro

  • Login to see the comments

Recursos Minerais e Energéticos

  1. 1. Recursos Minerais eEnergéticos Gabriel C. Caseiro
  2. 2. Introdução Determinados períodos da formação da crosta terrestre são de grandeimportância econômica para as pessoas hoje, por causa do material que se formou, como os minérios, os tipos de rocha. Etc. Recursos naturais são elementos da natureza com utilidade para o Homem, com o objetivo do desenvolvimento da civilização, sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Recursos Naturais Recursos Recursos Recursos Recursos Minerais Biológicos Hídricos Energéticos
  3. 3. Recursos Minerais Os recursos minerais são recursos Recurso naturais que se encontram na crosta Mineralterrestre. Correspondem a concentraçõesde minerais e rochas, cujas características fazem com que a sua extracção seja técnica e economicamente viável. O aproveitamento desses recursos, inicialmente por meio do extrativismo mineral e, na atualidade, por meio da mineração ou indústria extrativista mineral, sempre foi uma das mais importantes atividades econômicas.
  4. 4. Principais Recursos Minerais Ferro O Ferro é um dos elementos mais abundantes do Universo; o núcleo da Terra é formado principalmente por ferro e níquel (NiFe). O ferro tem sido historicamente importante, e um período da história recebeu o nome de Idade do ferro. O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações. O ferro aparece de diversas formas na natureza como a hematita, a magnetita, a siderita e a limonita. Hematita CobreO Cobre é um mineral muito maleável, encontrado livre na natureza emvárias formas, porém a mais comum é a cuprita. Conhecido desde a pré-história, o cobre é utilizado atualmente, para a produção de materiaiscondutores de eletricidade (fios e cabos), e em ligas metálicas como latão ebronze (cobre+estanho). Alumínio Cuprita O alumínio é um metal leve, macio e resistente. Sua leveza, condutividade elétrica, resistência à corrosão e baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações, especialmente nas soluções de engenharia aeronáutica (cerca de 30%). Ele é encontrado na natureza principalmente na forma do minério bauxita. Bauxita
  5. 5. Principais Recursos Minerais Manganês O manganês é um dos mais importantes minerais ferrosos e aparece livre na natureza, na formação do minério pirolusita. É um metal duro e muito frágil, refratário e facilmente oxidável. Seu uso mais importante é na siderurgia, onde aparece como matéria-prima essencial na fabricação do aço, tornando-o mais resistente. Pirolusita EstanhoO Estanho, encontrado no minério de cassiterita, tem grande aplicação nasiderurgia para a fabricação da folha-de-flandres, utilizadas posteriormentena confecção de latas. O estanho pode aparecer em grandes depósitosrochosos ou em aluvião (Detritos ou Sedimentos), misturados às areias. Urânio Cassiterita O Urânio é um elemento natural e comum, muito mais abundante que a prata. Foi o primeiro elemento onde se descobriu a propriedade da radioatividade. O Urânio é utilizado em indústria bélica (bombas atômicas e no secundário para bombas de hidrogênio), e como combustível em usinas nucleares para geração de energia elétrica.
  6. 6. Mineração no MundoLegenda Bauxita Cromo Cobre Diamante Ouro Ferro Chumbo Manganês Níquel Platina Prata Estanho Titânio Zinco
  7. 7. Mineração no BrasilO Brasil é muito rico em recursos minerais. Os paísescom maior potencial mineral são, além do Brasil: Canadá,Austrália, Federação Russa, China e Estados Unidos.Além de uma grande diversidade de minerais exploradosno país (mais de 55 minerais diferentes, atualmente), oBrasil possui algumas das maiores reservas de mineraisdo mundo. Aproximadamente 8% das reservas de ferrodo mundo estão no Brasil, sendo esse o principal minérioextraído no país. Os principais minérios encontrados noBrasil são: ferro, bauxita, cobre, cromo, ouro, estanho,níquel, manganês, zinco, potássio, sal, entre outros.As reservas minerais brasileiras que estão entre asmaiores do mundo são:- Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) – dessa jazidasaem cerca de 60% do ferro e 40% do ouro extraídos no PrincipaisBrasil, além do manganês. Áreas de- Província Mineral de Carajás (Pará) – sãoencontrados, além de ferro, ouro, prata, níquel, cromo, Exploraçãomanganês, cobre, bauxita, zinco, estanho e tungstênio. Mineral
  8. 8. Recursos EnergéticosRecursos energéticos são todos aqueles recursosque direta ou indiretamente originam ou acumulamenergia.Como Recursos energéticos, atualmente e ao níveldos países industrializados, utiliza-se como principalfonte de energia os combustíveis fósseis, os quaistêm reservas limitadas e a sua utilização temcausado graves conseqüências para o ambiente,como o efeito de estufa, destruição da camada deozônio e chuvas ácidas. Agora também existe aobtenção de energia a partir do vento, das ondas domar, do Sol etc.Combustível fóssil ou, mais corretamente,combustível mineral, é um grupo de substânciasformadas de compostos de carbono, usados paraalimentar a combustão. São usados comocombustíveis, o carvão mineral, o petróleo e o gásnatural.
  9. 9. O PetróleoO petróleo foiformado a partir deplantas e animaisque viveram naságuas dos mareshá milhões deanos antes aexistência dosdinossauros. Aolongo de muitosmilhões de anosos restos destesanimais e plantasforam sendocobertos porcamadas de lama.A pressão e o calor produzidos por essas camadas ajudaram a transformaresses materiais orgânicos em petróleo. A palavra petróleo significa "óleo dapedra".
  10. 10. Derivados do PetróleoEsquema básico dos processos industriais para obtenção dos derivados dopetróleo:
  11. 11. Exploração de petróleo no BrasilA maior parte do petróleo brasileiro(85%) encontra-se na plataformacontinental em águas profundas.A Petrobrás utiliza plataformas fixas,plataformas semi-submersíveis,FPSOs (plataformas fluentes queretiram e armazenam o produto) eplataformas auto-elevatórias.De acordo com a Lei , o petróleopertence ao Estado brasileiroenquanto estiver sob o solo. Uma vezexplorado, o petróleo é de quem tenhalicença para extraí-lo, com opagamento de royalties e impostos.Hoje, os blocos de exploração depetróleo brasileiro são leiloados pelaAgência Nacional do Petróleo (ANP),podendo ser arrematados porempresas privadas, estatais de outrospaíses, ou pela Petrobras. A bacia de campos é responsável, hoje, por cerca de 83% da produção nacional.
  12. 12. O Petróleo no Mundo
  13. 13. As reservas do Pré-salCom a recente confirmação pela ANP dos poços de Tupi, Iara,júpiter e Bem-Te-Vi , as reservas brasileiras de petróleo passam de13,9 para 23,9 bilhões de barris o que deverá colocar o país entreos 8 maiores do mundo.
  14. 14. O Gás NaturalO gás natural é um combustível fóssil e umaenergia não-renovável.O gás natural é encontrado no subsoloatravés de jazidas de petróleo, poracumulações em rochas porosas, isoladasdo exterior por rochas impermeáveis,associadas ou não a depósitos petrolíferos.Sua formação é semelhante à do petróleo.O gás natural é empregue diretamente como Produção Mundialcombustível, tanto em indústrias, casas eautomóveis. É considerado uma fonte deenergia mais limpa que os derivados dopetróleo e o carvão.
  15. 15. Exploração do Gás Natural no BrasilA utilização do Gás Natural no Brasilcomeçou modestamente por volta de1940, com as descobertas de óleo e gásna Bahia, atendendo a indústriaslocalizadas no Recôncavo Baiano.Depois de alguns anos, as bacias doRecôncavo, Sergipe e Alagoas eramdestinadas quase em sua totalidadepara a fabricação de insumosindustriais e combustíveis para arefinaria Landulfo Alves e o PóloPetroquímico de Camaçari.O grande marco do GN ocorreu com aexploração da Bacia de Campos, noEstado do Rio de Janeiro, na décadade 80.O desenvolvimento da baciaproporcionou um aumento no uso damatéria-prima, elevando em 2,7% aparticipação do GN na matrizenergética nacional.O término do gasoduto Bolívia-Brasil representa um grande avanço no fornecimento de gás natural no país, com capacidade máximade transportar até 30 milhões m³ diariamente. A implantação de 56 usinas do ProgramaPrioritário de Termeletricidade 2000-2003, do Ministério de Minas e Energia, também contribuirá para o crescimentoda oferta de energia, assegurando o fornecimento aproximado de 20 mil MW a várias regiões do território nacional.Além disso, alguns projetos já estão em estudo para a exploração da Bacia do Solimões, na região Norte do país.
  16. 16. Carvão MineralÉ um combustível fóssil,encontrado em Teor de carbonorochas sedimentares de idade paleozóica . 54 a 60%O minério se formou há milhões de anos,quando extensas florestas foram 65 a 75%submersas, fazendo com que os restos devegetais, que são ricos em carbono, se 75 a 85%transformassem em um elemento rochoso. 95% Formação do Carvão Mineral
  17. 17. Exploração do Carvão Mineral no Brasil As maiores reservas nacionais de carvão encontram-se no sul do país, em formações sedimentares da era Paleozóica que vai do Paraná ao Rio Grande do Sul. Entre os estados, Santa Catarina apresenta as jazidas de melhor qualidade. O Carvão mineral no Brasil apresenta limitações de uso pois não apresenta, na média, boa qualidade com apenas 59,87% de teor de carbono e um percentual muito elevado de cinzas em sua composição (26,83%)Este combustível fóssil é utilizado, no aquecimento de fornos de siderúrgicas, indústria química(produção de corantes), na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, medicamentos,fertilizantes e na produção de energia nas termoelétricas . Atualmente vem encontrando forteoposição ao seu uso pois quando é queimado para ser transformado em energia a libertação dedióxido de carbono causa poluição na atmosfera, agravando o aquecimento global .

×