Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Sandro Botticelli:
    - vida e obra


        “ A Primavera”
Influência da mitologia romana
Sandro Botticelli - vida e obra


►   1444/1445 – Alessandro di
    Mariano di Vanni Filipipepi nasce
    em Florença.

► ...
Sandro Botticelli - vida e obra


►   A partir de 1470, Botticelli fixa-se em Florença, montando na
    sua cidade natal, ...
A Primavera, 1482
Sandro Botticelli – vida e obra

►O  quadro A Primavera, corresponde a uma pintura que representa e festeja
a chegada da p...
Sandro botticelli – vida e obra

►   No meio do bosque das
    laranjeiras surge sobre um
    prado Vénus, a deusa do
    ...
Sandro Botticelli – vida e obra

                        Disposição das imagens:
►   Soberana do bosque, Vénus encontra-se...
Sandro Botticelli - vida e obra


►   O lirismo também terá
    servido de inspiração a
    Botticelli e assim, surge a
  ...
Sandro Botticelli – vida e obra


►   Nesta composição as intenções do deus do vento não se
    circunscrevem a brindar a ...
Sandro Botticelli - vida e obra


                  ►Esta   personagem é
                  proveniente um texto da
       ...
Sandro Botticelli - vida e obra


►   É assim que a ninfa começa a sua narrativa, enquanto da
    boca lhe escapam algumas...
Sandro Botticelli – vida e obra


►   Do lado esquerdo, vemos as
    três Graças, dançando numa
    roda cheia de encanto....
FIM
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Sandro Botticelli

38,700 views

Published on

  • Essa e a obra mais liinda que ele ja feez , Isos sim que é uma obra de verdade
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Sandro Botticelli

  1. 1. Sandro Botticelli: - vida e obra “ A Primavera” Influência da mitologia romana
  2. 2. Sandro Botticelli - vida e obra ► 1444/1445 – Alessandro di Mariano di Vanni Filipipepi nasce em Florença. ► Depois de ter tido uma breve passagem na arte da ourivesaria (1459/60), ingressa uma aprendizagem como pintor, junto de Fra Filippo Lippi, em Prato. É em 1465 que o jovem pintor executa as suas primeiras obras: a Adoração dos Magos e A Virgem e o Menino com um Anjo.
  3. 3. Sandro Botticelli - vida e obra ► A partir de 1470, Botticelli fixa-se em Florença, montando na sua cidade natal, o seu atelier. ► O ano de 1475 marca o início da longa relação entre Botticelli e a família Médicis. Acreditou-se durante muito tempo que o quadro mitológico A Primavera, teria sido realizado para Lourenço, o Magnífico. Mas é muito provável que este quadro tenha sido pintado para Lorenzo di Pierfrancesco, primo em segundo grau do governador de Florença.
  4. 4. A Primavera, 1482
  5. 5. Sandro Botticelli – vida e obra ►O quadro A Primavera, corresponde a uma pintura que representa e festeja a chegada da primavera. ► A composição representa o império ►Existem representadas neste de Vénus (no centro da imagem), quadro, perto de quinhentas no qual penetram o amor e a espécies de plantas, das quais, primavera com a sua abundância de cento e noventa são flores. flores.
  6. 6. Sandro botticelli – vida e obra ► No meio do bosque das laranjeiras surge sobre um prado Vénus, a deusa do amor, por cima da qual o seu filho Eros atira as suas flechas de amor, com os olhos vendados.
  7. 7. Sandro Botticelli – vida e obra Disposição das imagens: ► Soberana do bosque, Vénus encontra-se um pouco atrás. A atitude e o movimento das personagens demonstram uma harmoniosa unidade entre o homem e a natureza. ►As laranjeiras crescem erectas, as personagens estão de pé numa atitude elegante. Por cima de Vénus, as laranjeiras fecham-se em semicírculo, como uma auréola que circunda a deusa, principal personagem do quadro.
  8. 8. Sandro Botticelli - vida e obra ► O lirismo também terá servido de inspiração a Botticelli e assim, surge a divindade de Zéfiro, brisa que banha as planícies de orvalho, as cobre de doces perfumes e veste a terra de inúmeras flores. Esta personagem está representada à direita do quadro sob a forma de um ser alado, azul esverdeado.
  9. 9. Sandro Botticelli – vida e obra ► Nesta composição as intenções do deus do vento não se circunscrevem a brindar a natureza, mas revelam alguma agressividade que se apercebe pelo movimento das árvores e folhagem. É que Zéfiro persegue uma ninfa com vestes transparentes e que olha para o deus com horror. Da sua boca caem flores e misturam-se com as que decoram o vestido de uma outra personagem que avança ao lado dela. Esta nova personagem tira do regaço uma mão cheia de rosas que deita no jardim.
  10. 10. Sandro Botticelli - vida e obra ►Esta personagem é proveniente um texto da Antiguidade atribuído a Ovídio. O poeta descreve aí o princípio da Primavera como o momento em que a ninfa Clóris se transforma em Flora, a deusa das flores “Eu era Clóris a quem hoje chamam Flora”.
  11. 11. Sandro Botticelli - vida e obra ► É assim que a ninfa começa a sua narrativa, enquanto da boca lhe escapam algumas flores. Zéfiro terá sido arrebatado pela paixão e tomado a ninfa à força para sua mulher. Mas depois de se arrepender, transformou-a em deusa das flores, rainha da Primavera.
  12. 12. Sandro Botticelli – vida e obra ► Do lado esquerdo, vemos as três Graças, dançando numa roda cheia de encanto. ► A seguir a elas está Mercúrio, o mensageiro dos deuses, que fecha o quadro à esquerda. ► Reconhecemo-lo pelas suas sandálias aladas e o caduceu que tem na mão direita. ► A presença do sabre que Mercúrio transporta, demonstra a sua função de guardião do bosque.
  13. 13. FIM

×