Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A expansão do PHP no governo brasileiro

917 views

Published on

Onde e como o PHP é usado no governo federal

Published in: Technology

A expansão do PHP no governo brasileiro

  1. 1. A expansão do PHP no governo brasileiro Flávio Gomes da Silva Lisboa www.fgsl.eti.br @fgsl
  2. 2. Por que assistir a esta palestra? Para profissionais, Oportunidades de negócio
  3. 3. Por que assistir a esta palestra? Para estudantes, Assunto para trabalhos
  4. 4. Quem sou eu? ● Bacharel em Ciência da Computação com pós-graduação em Aplicações Corporativas usando Orientação a Objetos e Tecnologia Java pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Programador formado pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. ● Chefe do setor de adequação da solução e mobilidade do projeto Expresso 3 na Coordenação Estratégica de Ações Governamentais do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). ● Zend PHP Certified Engineer, Zend Framework Certified Engineer e Zend Framework 2 Certified Architect.
  5. 5. Autor de 20132012201020092008 http://www.novatec.com.br/autores/flaviogomes/
  6. 6. Saindo do forno...
  7. 7. E em breve... Zend Framework Componentes Poderosos para PHP 3ª edição Criando Aplicações PHP com Zend e ExtJS
  8. 8. Autor também de http://www.perse.com.br
  9. 9. Escreve no blog http://romocavaleirodoespaco.blogspot.com.br/
  10. 10. Objetivo da Palestra Apresentaremos o uso de PHP na disponibilização de dados para o cidadão e na comunicação e controle da administração pública.
  11. 11. Oportunidades O Estado não é uma entidade alienígena ou transcendente. É uma organização similar a uma empresa que presta serviços a clientes. Por isso produtos e serviços criados para governo podem ser aproveitados pela iniciativa privada.
  12. 12. Portal do Software Público https://softwarepublico.gov.br
  13. 13. Portal do Software Público O Software Público Brasileiro é um tipo específico de software que adota um modelo de licença livre para o código-fonte, a proteção da identidade original entre o seu nome, marca, código-fonte, documentação e outros artefatos relacionados por meio do modelo de Licença Pública de Marca – LPM e é disponibilizado na internet em ambiente virtual público denominado Portal do Software Público Brasileiro.
  14. 14. Coisa do Brasil?
  15. 15. Portal do Software Público https://portal.softwarepublico.gov.br/gitlab
  16. 16. Portal do Software Público http://antigo.softwarepublico.gov.br/mpv/
  17. 17. Portal do Software Público O software DIM nasceu da necessidade de uma ferramenta capaz de gerenciar a dispensação de medicamentos para municípios com mais de 1.000.000 de habitantes e uma média de mais de 20.000 dispensações por dia. Controlando em cada operação o lote e a validade dos medicamentos disponibilizados aos pacientes e identificando univocamente cada paciente, garantindo desta maneira a rastreabilidade.
  18. 18. Portal do Software Público O e-cidade destina-se a informatizar a gestão dos Municípios Brasileiros de forma integrada. Esta informatização contempla a integração entre os entes municipais: Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Autarquias, Fundações e outros. A economia de recursos é somente uma das vantagens na adoção do e-cidade, além da liberdade de escolha dos fornecedores e garantia de continuidade do sistema, uma vez apoiado pelo Ministério do Planejamento.
  19. 19. Portal do Software Público O e-ISS é um sistema informatizado que visa a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-ISS foi desenvolvido de maneira a auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização.
  20. 20. Portal do Software Público O e-Nota é um sistema informatizado para emissão de Notas Fiscais Eletrônicas de Serviços, visando a modernização da Gestão Tributária de ISS/ISSQN. O e-Nota foi desenvolvido para auxiliar o fiscal de ISS da Prefeitura, bem como interagir com o contribuinte de ISS e o tomador de serviços. Além de contar com ferramenta de fácil utilização para gestão das informações pertinentes a emissão de NFe de Serviços.
  21. 21. Portal do Software Público O e-SIC Livre é uma solução voltada para a gestão de atendimento ao público baseado em perguntas e respostas, e visa oferecer aos municípios um serviço de pleno acordo com a Lei de Acesso à Informação (LAI). Mais transparência e informação direta e clara do governo para com o cidadão. Desenvolvido em PHP/MySQL, é totalmente funcional na maioria dos servidores, e possui módulos como: cadastro de organizações e departamentos, requerimentos com protocolo automático, perguntas frequentes, etc..
  22. 22. Portal do Software Público O FormDin compõe-se por um conjunto de componentes de software, que proveem uma arquitetura básica para o desenvolvimento de aplicações web baseadas em um menu principal, formulários de entrada de dados e relatórios. A estrutura da aplicação utilizada pelo FormDin é composta por três classes a saber: TApplication, TForm e TPDOConnection. Elas são responsáveis pela implementação do padrão MVC ( Model, View e Controller). A classe TApplication (controller) é a responsável por receber as requisições e executar as ações pertinentes. A classe TForm ( view ) é a responsável pela criação dos formulários de entrada de dados. A classe TPDOConnection (model) é a responsável em recuperar e gravar as informações no banco de dados.
  23. 23. Portal do Software Público Demo: http://gpweb.sistemagpweb.org O software gpweb entrega gestão estratégica e gerenciamento de projetos orientados a processos de padrão mundial, adaptados às necessidades da sua organização. Projetado para gerenciar o planejamento estratégico e todo o ciclo de vida de seus projetos, o gpweb fornece soluções construídas sobre poderosa capacidade de colaboração e de fluxos de trabalho.
  24. 24. Portal do Software Público O i-Educar é um software de gestão escolar que centraliza as informações de um sistema educacional municipal, diminuindo a necessidade de uso de papel, a duplicidade de documentos, o tempo de atendimento ao cidadão e racionalizando o trabalho do servidor público. O software auxilia na gestão das informações educacionais, disponibilizando aos Diretores, Secretários de Educação e Prefeito informações da rede de ensino em tempo real, por meio de um sistema com banco de dados centralizado e totalmente web. Principais módulos: Escola, Biblioteca, Servidores e Transporte Escolar.
  25. 25. Portal do Software Público O i3Geo é um software para internet baseado em um conjunto de outros softwares livres, principalmente o Mapserver. O foco principal é a disponibilização de dados geográficos e ferramentas de navegação, geração de análises, compartilhamento e geração de mapas sob demanda. Desenvolvido inicialmente pelo Ministério do Meio Ambiente, atualmente é mantido principalmente pelo Ministério da Saúde.
  26. 26. Portal do Software Público O KyaPanel é um painel para facilitar a administração de servidores Gnu/Linux melhorando a administração de rede. Atualmente são módulos: Gestão de E-mail e Gestão do Samba. O módulo de Gestão de E-mail gerencia servidores com Postfix + Courier e duas opções de base de dados: OpenLDAP e SQL. Se você optar por usar SQL poderá escolher entre PostgreSQL ou MySQL. A mais inovadora característica do KyaPanel é sua perfeita integração com o Active Directory que permite a sincronização de usuários e senhas do seu servidor Windows e os usuários de e-mail que ficam armazenados no OpenLDAP. O módulo de Gestão do Samba possui uma interface realmente amigável para gerenciar compartilhamentos e permissionamentos de acessos dos usuários. Além disso pode-se ver, em tempo real, todos os usuários validados e o que cada um deles está acessando no servidor, inclusive com a opção de bloqueá-los se necessário.
  27. 27. Portal do Software Público O OASIS permite o acompanhamento das ações da área de TI como Rede de Computadores, Banco de Dados, Modernização, Desenvolvimento de Sistemas e Sítios, entre outros. O objetivo é acompanhar os projetos desenvolvidos pelas áreas de TI, no que diz respeito ao seu ciclo de vida (solicitação de proposta, execução de proposta, solicitação de manutenção, execução de evolução, histórico, pessoal envolvido, gerenciamento e documentação, demanda e execução de serviços). Com a ferramenta também é possível realizar o acompanhamento gerencial dos tempos e custos, através de métricas, favorecendo a criação de indicadores de desempenho e a consequente melhoria na qualidade das atividades desenvolvidas pelas áreas de TI. Também é possível controlar e acompanhar os contratos com as empresas terceirizadas, incluindo informações do contrato, dos serviços, dos projetos previstos, das infrações e penalidades.
  28. 28. Portal do Software Público O PREFEITURA LIVRE é a única solução de gestão municipal que implementa os principais conceitos associados ao Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM) e ao Geoprocessamento Corporativo. Sendo um SOFTWARE LIVRE desenvolvido sob um framework estruturado em 3 camadas (MVC), ele pode ser adaptado rapidamente a qualquer nova demanda.
  29. 29. Portal do Software Público A Provinha Brasil, criada em consonância com o objetivo do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do MEC, é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental. Ela auxilia professores e gestores escolares, pois atua como um instrumento diagnóstico do nível de alfabetização dos alunos, permitindo a correção e reorientação da aprendizagem em leitura e escrita, melhorando a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecido às crianças. Essa avaliação diferencia-se das demais que vêm sendo realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pois se trata de um instrumento pedagógico sem finalidades classificatórias.
  30. 30. Portal do Software Público REDECA é um software voltado para o auxílio na formação de redes sociais de proteção à criança e ao adolescente. Tem como premissa o compartilhamento e a troca de informações em um ambiente, a segurança das informações e a agilidade de comunicação entre os atores de uma rede. Seu nome deriva das palavras REDE e ECA (Estatuto da Criança e Adolescente).
  31. 31. Portal do Software Público O SAELE - Sistema Aberto de Eleições Eletrônicas foi desenvolvido pela UFRGS com o objetivo de disponibilizar esse importante serviço à comunidade universitária. O software foi desenvolvido em linguagem PHP utilizando o PostGresSQL como base de dados para manter seu repositório. Foi concebido sob a plataforma GPL – General Public License, disponível para ser compartilhado, reservado os seus direitos autorais.
  32. 32. Portal do Software Público O SAGUI gerencia todas as estações GNU/Linux. Com ele é possível executar scripts (seqüência de comandos em linguagem de computador) de correção, customização ou coleta de informações de forma centralizada. Através de patches, é possível ainda definir o escopo de aplicação: se em toda a rede ou parte dela. Sua implementação aumentou a produtividade dos Centros de Especialização do Serpro (estruturas ligadas à Superintendência de Tecnologia da Informação, com capacidade para atender tecnicamente qualquer demanda em TIC e suporte às áreas de infra-estrutura)
  33. 33. Portal do Software Público SGA LIVRE significa Sistema de Gerenciamento do Atendimento, versão Livre. É desenvolvido pela DATAPREV, totalmente baseado em tecnologias de software livre e de código aberto. Através do SGA é possível gerenciar filas e fluxo de atendimento em quaisquer tipos de empresas ou organizações que prestam serviço de atendimento presencial à pessoas. O SGA oferece o controle de filas de atendimento através de emissão de senhas e chamada das mesmas através de painéis. As filas de atendimento podem conter um único serviço ou um grupo de serviços. Os painéis podem chamar um, vários ou todos os serviços. Uma unidade de atendimento pode ter vários painéis. O SGA é mais do que um sistema de controle de filas. Ao gerenciar o fluxo de atendimento, o sistema apresenta uma série de recursos que auxiliam na gerência e administração das unidades de atendimento.
  34. 34. Portal do Software Público O SGD foi desenvolvido dentro da filosofia de software livre para atender as necessidades da TI, transformando as demandas internas em projetos que são controlados pelo escritório de projetos, melhorando conseqüentemente a qualidade do atendimento do serviço público. Contudo, por sua flexibilidade, a ferramenta pode ser utilizada por qualquer área, órgão público ou empresa que deseje o efetivo controle de suas demandas. O sistema apesar de empregar técnicas voltadas a orientação de objetos, adoção de linguagem de programação livre e a arquitetura do sistema estruturada em três camadas, tem a preocupação da adoção de padrões abertos, bem como a aderência com a política de software livre do governo federal.
  35. 35. Portal do Software Público O SGDOC é o Sistema GED (Gerenciador Eletrônico de Documentos) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, que coloca à disposição do usuário a imagens digitalizadas de documento, permite trâmite virtual, inserção de comentários e despachos, e controle dos prazos dos mesmos. O SGDoc permite aos usuários obter informações de forma ágil e segura por meio da internet, permitindo o acesso ao patrimônio documental da instituição de forma a assegurar a informação necessária em tempo real às pessoas permitidas. A expectativa, dentro do cenário atual, é que este manual seja um instrumento importante no desenvolvimento da atividade de gestão documental, contribuindo para o controle e padronização da informação no ICMBio.
  36. 36. Portal do Software Público O Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle-SIMEC, desenvolvido pelo Ministério da Educação e exemplo de gestão integrada de funções administrativas, será disponibilizado para toda sociedade durante a abertura do Fórum Sulamericano de Líderes de TI de Governo, que ocorre nesta terça-feira na cidade de Brasília. A solução poderá ser usada por qualquer órgão do setor público, a exemplo do Ministério do Turismo que hoje é um dos usuários do SIMEC. São mais de dez órgãos do governo federal que utilizam a solução. A Telebras e o SENAI utilizam a ferramenta para realizar o monitoramento de obras, como pode ser observado, respectivamente, nos endereços telebras.mesotec.com.br/ e www.obras.senai.br/. O SIMEC tem diversos módulos que atendem funções administrativas básicas, com destaque para programação orçamentária, gestão de projetos e planejamento de metas. São também usuários da ferramenta a Força Aérea Brasileira no SISOBRAS; o Ministério da Justiça no PRONASCI; e as Secretarias Especiais de Políticas para as Mulheres na Central180(central180.call.inf.br/) e de Direitos Humanos no Disque100 (disque100.call.inf.br/).
  37. 37. Portal do Software Público O SIVAC é um sistema on-line de vacinação para registrar e monitorar a aplicação de vacinas no país. A partir das aplicações lançadas individualmente, o SIVAC gera dados estatísticos precisos, identifica os indivíduos faltosos e gerencia as campanhas e rotinas de vacinação por imunobiológico. O sistema permite também controlar os estoques de vacinas, analisar as informações das diversas unidades de saúde responsáveis pela aplicação e disponibilizar uma caderneta de vacinação eletrônica.
  38. 38. Portal do Software Público Software de Telecomunicação para Configuração de Centrais Telefônicas PBX IP. Baseado em Asterisk e GNU/Linux o SNEP é capaz de rodar em pequenos hardwares com uma boa performance. Possui diversos recursos de administração que darão flexibilidade, agilidade e produtividade na comunicação de voz das empresas. Pode ser customizado de acordo com a necessidade de cada negócio. Possui todas as funcionalidades de uma central telefônica de grande porte: Voice mail, gravação, roteamento avançado de ligações, cadeado, ilimitados ramais e muitas outras.
  39. 39. Portal do Software Público O Sistema de Protocolo Eletrônico de Documentos (SPED) é um sistema WEB que surgiu da necessidade de integrar o controle na troca de documentos internos e externos das Organizações Militares do Exército. A partir desta necessidade o sistema foi desenvolvido pelo Exército para controlar o protocolo de documentos. Em julho de 2007 a Força Aérea Brasileira se interessou em participar do projeto e passou a chamá-lo dentro da aeronáutica de SIGADAER - Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos da Aeronáutica. Este nome tem origem nas normas que o CONARQ (Conselho Nacional de Arquivologia) elaborou chamada SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos). A intenção do projeto é implementar as normas do CONARQ para que o sistema se torne um SIGAD.
  40. 40. Portal do Software Público O URBEM CNM - Soluções em Gestão Pública - é um software livre desenvolvido de acordo com a demanda dos municípios, tendo por objetivo o aperfeiçoamento da gestão pública, através de uma visão moderna que contemple a eficiência, a economicidade, a agilidade e transparência da gestão municipal. Totalmente orientado à WEB, foi desenvolvido em plataforma de software livre, desde o sistema operacional, o sistema gerenciador de banco de dados e as ferramentas de programação.
  41. 41. Portal do Software Público Este grupo busca compartilhar soluções para fomento da comunicação interativa e dos processos colaborativos utilizando a plataforma Internet. Estamos falando de ferramentas para gerenciamento de sites, blogs, chats, wikis, e também de ambientes para integração de serviços de e-mail, agenda, workflow, etc. Para o código (até o momento) utilizamos HTML, PHP, JavaScript, Jquery, e banco de dados MySql. Entretanto é importante destacar que a comunidade Xemelê busca atender ao público que não domina código, mas ainda assim deseja explorar o potencial de comunicação interativa e colaboração da Internet.
  42. 42. Pesquisa utilizando
  43. 43. Ministério da Educação Através do SIGETEC o Governo Federal mantém uma Base de Dados da Gestão Tecnológica, que abrange todos os Programas Governamentais em desenvolvimento no país. Uma Web Aplicação permite que usuários distribuídos por todo o território nacional tenham seus logins e senhas validados e possam carregar as informações solicitadas pelo Governo. No Estado do Rio de Janeiro a Coordenação do SIGETEC é de responsabilidade da SEE/RJ através da SUCIR/CTED. A Coordenação Estadual de Tecnologia Educacional orienta o trabalho dos NTEs e das Escolas participantes de nossos programas para que mantenham atualizadas as informações da Gestão Tecnológica em nosso estado.
  44. 44. Ministério da Educação Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle
  45. 45. Ministério da Saúde
  46. 46. Ministério da Saúde O Sistema de Monitoramento de Obras foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde , com o intuito de monitorar todas as obras de engenharia e infra- estrutura de Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e Academias da Saúde financiadas com recurso Federal, tornando- se uma ferramenta para o gerenciamento de todas as fases da obra. O Sistema possibilita comparativos do planejado e do executado de cada obra, assim como suas fases e etapas, podendo o gestor comparar o cronograma pré- definido da obra, realizado por profissional especializado, com o andamento real, oferecendo uma visão financeira e executiva de toda a obra. Todo o histórico da obra juntamente com as imagens fotográficas poderá ser visualizado na série histórica que estará disponível no sistema. O Sistema de Monitoramento de Obras permite que o gestor seja sinalizado através de alertas quando alguma etapa da obra estiver em caminho crítico ou em atraso, facilitando assim a alimentação do sistema e melhorando a qualidade da informação. O Ministério da Saúde através do Sistema de Monitoramento de Obras visa contribuir para estruturação e o fortalecimento do SUS e para a continuidade da mudança do modelo de atenção à saúde no País, propondo que a melhoria da estrutura física dos estabelecimentos de saúde seja facilitador para a mudança das práticas.
  47. 47. Controladoria Geral da União A pesquisa de relatórios de fiscalização, auditoria e avaliação tem o objetivo de aumentar a transparência e facilitar o acesso às informações, reunindo, em um único espaço, todos os relatórios de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) relativos ao Programa de Fiscalização a partir de Sorteios Públicos, à Avaliação da Execução dos Programas de Governo, às Avaliações de Gestão dos Administradores e às Ações Investigativas.
  48. 48. Ministério das Cidades http://www.capacidades.gov.br/
  49. 49. Ministério do Trabalho http://www.mte.gov.br/
  50. 50. Ministério do Meio Ambiente http://www.ministeriodomeioambiente.gov.br/
  51. 51. Ministério das Relações Exteriores http://www.itamaraty.gov.br
  52. 52. Ministério da Cultura http://www.cultura.gov.br/
  53. 53. Ministério da Defesa
  54. 54. Ministério da Defesa
  55. 55. O que é o Expressov3? É uma suíte de comunicação e colaboração inteiramente desenvolvida em software livre. Seu objetivo maior é fornecer uma ferramenta economicamente viável, com grande domínio e autossuficiência do conhecimento e difusão para corporações, dentro e fora do Brasil.
  56. 56. Suporte a múltiplos domínios domínio
  57. 57. Suporte a certificado digital com token
  58. 58. Suporte a certificado digital com token
  59. 59. Suporte a certificado digital com token
  60. 60. Interface padronizada
  61. 61. Interface padronizada
  62. 62. Interface padronizada
  63. 63. Interface padronizada
  64. 64. Interface padronizada
  65. 65. Vários Módulos Configuráveis
  66. 66. Vários Módulos Configuráveis
  67. 67. E-mail
  68. 68. E-mail
  69. 69. E-mail
  70. 70. E-mail
  71. 71. E-mail
  72. 72. Calendário
  73. 73. Calendário
  74. 74. Calendário
  75. 75. Calendário
  76. 76. Calendário
  77. 77. Catálogo de Endereços
  78. 78. Expressodriver
  79. 79. Tarefas
  80. 80. Webconferência
  81. 81. Webconferência
  82. 82. Mensageria Instantânea
  83. 83. Mensageria Instantânea
  84. 84. Baseado no Tine 2.0 http://tine20.org/
  85. 85. Orientado a serviço
  86. 86. Extensível
  87. 87. Comunidade Expresso http://comunidadeexpresso.serpro.gov.br
  88. 88. Comunidade Expresso
  89. 89. Quem usa Expressov3? 10628 usuários * * Fonte: https://serpro.gov.br/sobre/lei-de-acesso-a-informacao-1/copy_of_servidores/arquivos/infogp38201501.ods
  90. 90. Quem usa Expressov3? O Serpro provê o serviço do Expresso a várias instituições públicas ABGF: Agência Brasileiro Gestora de Fundos Garantidores DNIT: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes ICMBIO: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade Ministério das Cidades MC: Ministério das Comunicações MF: Ministério da Fazenda MP: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão PR: Presidência da República UFSB: Universidade Federal do Sul da Bahia Valparaíso: Prefeitura do Município de Valparaíso de Goiás
  91. 91. Fontes: ● http://dab2.saude.gov.br/sistemas/sismob ● http://portalsaude.saude.gov.br ● https://portal.softwarepublico.gov.br ● http://sistemas.cgu.gov.br/relats ● https://www.fnde.gov.br/sigetec
  92. 92. Créditos ● Capitão 7, criado por Rubem Biáfora. ● Cometa, criado por Samicler Haziel Gonçalves. ● Crânio, criado por Francinildo Sena. ● O Gralha, criado por Alessandro Dutra, José Aguiar, Antonio Eder, Gian Danton, Luciano Lagares, Nilson Muller, Augusto Freitas, Edson Kohatsu e Tako X. ● Meteoro, criado por Roberto Guedes. ● Mafalda, criada por Quino.

×