Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Folheto como fazer uma pesquisa 1

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Folheto como fazer uma pesquisa 1

  1. 1. 4.3. Como fazer esquemas? 4.4. O que anotar? 1º - Definir as ideias principais. 2º - Definir as ideias secundárias. - Títulos (dos livros, dos capítulos dos livros, 3º - Escrever essas ideias em frases das revistas, dos jornais), autores, editores,curtas. datas e locais de edição e páginas. 4º - Escolher a forma gráfica de elaboraro esquema (o texto e os elementos gráfi- - Nome dos sites e das instituições que oscos devem ser distribuídos deixando espa- publicam, assim como o dia e a hora emços em branco, de modo a facilitar a leitu- que a pesquisa foi feita.ra) - Apontar, sem copiar, as ideias, as frases e as palavras destacadas (por vezes, pode-se copiar uma ou outra frase que se considere mais relevante, tomando nota do livro onde Como aparece e do número da página ou do nome do site). fazer - No caso de encontrar uma definição uma técnica de um certo conceito ou ideia, deve anotar-se essa mesma definição. pesquisa? 4.5. Finalmente, compilar numa pasta todos os dados da pesquisa recolhidos.Num esquema, os elementos de informa-ção que importa fixar são agrupados atra-vés de chavetas, de setas ou de quadra-dos.Consoante o tópico é mais ou menos im-portante, utilizamos a cor, aforma ou a dimensão. Rua da Esperança, 2735-473 Agualva-CacémAs setas são muito importantes. Elas po- tel.: 219 129 170dem significar “levou a” “provocou”, “teve Blog: kasimporquesim.blogspot.com http://www.esgamabarros.ptcomo resultado”, etc.
  2. 2. 1. Definir o objeto/tema da pesquisa. 3. Depois de elaborar a lista das fontes, Como anotar?Por exemplo, definir como tema depesquisa o tema da sexualidade. localizar as melhores. Podes pedir a - Seguir o texto sem saltar colaboração do professor . parágrafos para não deixar passarATENÇÃO: Se possível, e se o tema nada que possa ser importante;for demasiado vasto, pedir ao 4. Recolher a informação das fontesprofessor que, dentro deste tema, selecionadas. - Sublinhar as ideias principais ouaponte sub-temas. mesmo palavras ou frases-chave. Copiar frases não interessa: emExemplo: 4.1. Onde registar a informação? vez disso interessa perceber as- tema → sexualidade ideias principais e registá-las;- sub-tema → doenças sexualmente - Registar a informação que encontro numtransmissíveis; uso de meios - Destacar a cor; caderno, em fichas, num bloco deanticoncecionais... apontamentos, no computador, etc. - Fazer pequenas notas à margem.* Mais vale um trabalho bem feitosobre um tema limitado do que um No caso de não se poder riscar astrabalho mal feito sobre um tema fontes que se estão a utilizar,demasiado amplo. escrever diretamente no bloco de apontamentos aquilo que2. Fazer uma lista de todas as fontes sublinharíamos e anotaríamos àde informação que possam ser margem;utilizadas e selecionar as melhores: - Registar no local selecionado em- enciclopédias/dicionários; 4.1. tudo o que se sublinhou,- revistas, jornais, dossiês temáticos; destacou a cor e anotou à- livros; margem; 4.2. Como registar a informação?- sites; - Tirando notas. - Fazer esquemas.

    Be the first to comment

    Login to see the comments

Views

Total views

751

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

57

Actions

Downloads

5

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×