Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação Gaita De Fole

3,326 views

Published on

Trabalho Realizao na Disciplina e TEC

Published in: Travel, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação Gaita De Fole

  1. 1. GAITA DE FOLE Disciplina de T.E.C. 12º Ano – Acção Social
  2. 2. A importância da Música A música está em todos os seres humanos, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma. Em todas as ocasiões da nossa vida ouvimos música, quando estamos tristes, contentes ou descontraídos. A música dá-nos animação em todas as ocasiões da nossa vida. .
  3. 3. Este trabalho é sobre a música na Península de Setúbal e sobre a GAITA DE FOLE.
  4. 5. Breve História Curiosamente, ao contrário do que se pensa habitualmente, a gaita de fole tem uma implantação e tradição muito forte a sul do Tejo e na Estremadura, a norte de Lisboa, contrariando o estereótipo comum de que o instrumento só existiria exclusivamente no norte do país. Ao analisar o mapa seguinte podemos ver as regiões de Portugal onde existe a tradição da gaita de fole
  5. 7. Este instrumento pode ter surgido em qualquer contexto, e em qualquer parte do Mundo e provavelmente, até em vários sítios ao mesmo tempo. Isto porque os odres (sacos flexíveis em pele de animal) usados para fazer os foles eram utilizadas não só pelos pastores mas também por muitas culturas urbanas que os utilizavam para transporte de água, vinho, óleos, cereais ou grão.
  6. 8. Instrumentos musicais na Península de Setúbal Como em todas as regiões do País, na Península de Setúbal existem vários instrumentos musicais tradicionais, por exemplo o adufe, a concertina, a caixa, o bombo e a guitarra são comuns a algumas regiões, assim como a gaita de foles também existente no nosso país em mais 4 regiões.
  7. 9. Instrumentos musicais na Península de Setúbal A formação mais usual, encontrada na Península de Setúbal é o grupo de gaiteiro individual, acompanhado de caixa e bombo, contudo já na década de sessenta, começou a aparecer o gaiteiro sozinho, sem acompanhamento das percussões.
  8. 10. Constituição da Gaita de Fole A Gaita de fole é constituída por: Fole - Reservatório flexível onde o ar é armazenado Buxas - Tubos de madeira que estão ligados ao fole Espigos - São as extremidades dos tubos sonoros que encaixam nas buxas e nas restantes peças.
  9. 11. Constituição da Gaita de fole Soprete - Tubo a partir do qual o fole é insuflado. Ponteiro - É o tubo sonoro onde se executa a melodia; Palheta - é a "alma" da Gaita e é através da vibração das suas lâminas que se produz o som, que é depois modulado nos buracos do ponteiro.
  10. 12. Constituição da Gaita de fole Bordão, Ronco ou Roncão - Tubo sonoro que emite um som constante ou nota pedal. Palhão - É uma palheta simples
  11. 13. Constituição da Gaita de fole Ronqueta - Mais pequeno do que o ronco, é um tubo sonoro composto apenas por duas peças (prima e copa), que encaixam uma na outra e assentam horizontalmente sobre o braço direito do executante.
  12. 14. Conclusão A Gaita de Fole é um instrumento musical tradicional Português que está a suscitar cada vez mais o interesse das pessoas. Já foi criada a Associação de Gaitas de Fole que tem a funcionar vários cursos onde os alunos aprendem a tocar e também a história do instrumento em Portugal como no mundo. Há cerca de dez anos começou o interesse pela construção deste instrumento, pelo que já existem neste momento 6 oficinas por todo o País.
  13. 15. Obrigada pela atenção! Filipa Marques Fim

×