As plantas 1

19,685 views

Published on

Published in: Travel, Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
19,685
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
19
Actions
Shares
0
Downloads
122
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

As plantas 1

  1. 1. As plantas O ambiente onde vivem as plantas
  2. 2. As plantas podem viver na terra - plantas terrestres
  3. 3. e na água - plantas aquáticas.
  4. 4. PLANTAS CULTIVADAS E ESPONTÂNEAS
  5. 5. Há duas diferenças entre as plantas, algumas podem ser espontâneas, e outras podem ser cultivadas. As plantas espontâneas são: as malvas,os cardos, as urtigas, os fetos, os carvalhos, a urze, a hortelã, os pinheiros, as giestas e muitas mais. As plantas cultivadas são: as couves, os nabos, as cenouras, as alfaces, as ervilhas, as favas, as beterrabas, as laranjeiras, os limoeiros e mais.
  6. 6. PLANTAS CULTIVADAS
  7. 7. PLANTAS ESPONTÂNEAS
  8. 8. Constituição de uma planta
  9. 10. Raiz: Serve para fixar a planta à terra e extrair do solo substâncias necessárias à produção dos seus alimentos. As raízes, de acordo com o meio em que se desenvolvem, são:   o       Subterrâneas (se estão debaixo da terra); o       Aquáticas (se estão na água); o       Aéreas (se estão no ar, como a da hera).
  10. 11. Caule: É a coluna principal do vegetal, geralmente aéreo, com ou sem clorofila. A sua função é sustentar as folhas, flores, ramos, e frutos, ligá-los às raízes e conduzir a seiva (água e sais minerais).
  11. 12. Folha: As folhas permitem à planta respirar, transpirar e produzir os alimentos. .
  12. 13. A importância das plantas As plantas são muito importantes para a vida de todos nós. As plantas podem viver na água, na terra e no ar. Há muitas espécies de plantas. Algumas servem para curar certas doenças e até para fazer medicamentos. Outras são utilizadas para fazer chá, para a nossa alimentação e para a alimentação de muitos animais. Muitas dão saborosos frutos. Algumas produzem umas fibras com que se fabricam tecidos como o algodão ou o linho. Com a madeira das plantas podemos fazer lume para nos aquecermos, mobílias, casas, etc. As plantas também são muito importantes porque purificam o ar quando libertam oxigénio. Devemos tratar as plantas com muito carinho.
  13. 14. Para que servem as Plantas
  14. 15. As Plantas têm v á rias utilidades: Co m as á rvores podem-se construir m ó veis, janelas e portas.
  15. 16. T amb é m o papel é feito a partir da fibra da madeira das á rvores
  16. 17. A lguns dos teus brinquedos são feitos de madeira.
  17. 18. P ara construir este barco utilizaram-se t á buas de madeira.
  18. 19. Além disto, as plantas comestíveis (como por exemplo o milho, o trigo, a fruta, os legumes...) são um alimento indispensável ao bom funcionamento do nosso corpo. Com algumas plantas fabrica-se tinta, perfumes, tecidos e medicamentos. Mas a maior utilidade das plantas é a purificação do ar: as suas folhas largam oxigénio que o ser humano, os animais e mesmo as plantas precisam para respirar. Sem as plantas não seria possível viver na Terra.
  19. 20. A importância das árvores   As árvores dão frutos, madeira, oxigénio. Da madeira fazemos lenha para nos aquecermos, papel, barcos, casas móveis, postes para a iluminação, carroças... Os frutos servem para a nossa alimentação e fazem muito bem porque têm muitas vitaminas. O oxigénio é muito importante porque sem ele ninguém pode viver.   Algumas plantas são utilizadas para fazer chá e remédios. Dão a sombra onde nos abrigamos nos dias quentes. É nas árvores que a maioria das aves fazem o ninho. A madeira também é utilizada na construção de pontes e na construção de vias-férreas e até dos quadros em que escrevemos e das cercas em que metemos o gado. Devemos tratar bem as árvores e só as devemos arrancar quando for mesmo necessário.

×