Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Acordo Ortográfico
A partir de 1º de janeiro de 2009 passou a
vigorar no Brasil e em todos os países da
CLP (Comunidade de...
Dúvidas sobre o novo Acordo
Ortográfico
A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe
de um link para quem tiver dúvidas so...
O Alfabeto Brasileiro e as 26 Letras!
As letras K, W e Y foram incluídas no nosso
alfabeto.
Quanto às palavras estrangeira...
O “h”
O h mantém-se por etimologia nos casos que
conhecemos: hoje, homem, humor, hora, haver,
hélice, bem como nas adoções...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×
Upcoming SlideShare
Iteci..la trayectoria de los doors!!
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

0

Share

Download to read offline

Novo Acordo Ortografico 3

Download to read offline

  • Be the first to like this

Novo Acordo Ortografico 3

  1. 1. Acordo Ortográfico A partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos os países da CLP (Comunidade de países de Língua Portuguesa) o período de transição para as novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2015. Algumas modificações foram feitas no sentido de promover a união e proximidade dos países que têm o português como língua oficial: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal.
  2. 2. Dúvidas sobre o novo Acordo Ortográfico A ABL (Academia Brasileira de Letras) dispõe de um link para quem tiver dúvidas sobre o acordo, é só acessar www.academia.org.br e procurar o serviço “ABL Responde” à direita na página.
  3. 3. O Alfabeto Brasileiro e as 26 Letras! As letras K, W e Y foram incluídas no nosso alfabeto. Quanto às palavras estrangeiras já incorporadas no nosso idioma, como: show, download, sexy, shampoo, lan house, etc., o novo acordo não deixa nada especificado, contudo, é bom verificar no dicionário se tais termos foram normatizados na língua. Por exemplo: a palavra “shampoo” já possui correspondente brasileira “xampu”, agora, o vocábulo “show” encontra-se nessa mesma grafia e significa espetáculo de teatro, música.
  4. 4. O “h” O h mantém-se por etimologia nos casos que conhecemos: hoje, homem, humor, hora, haver, hélice, bem como nas adoções convencionais: hã?, hem?, hum!. Da mesma forma acontece com a supressão já consagrada: erva, ao invés de herva e também das interjeições:ah!,oh!. Nos casos de aglutinação, o “h” é englobado no seu precedente e desaparece: desumano, inábil, lobisomem, reabilitar, reaver. Vale lembrar que nos casos de palavra composta o hífen é empregado quando o segundo termo começa com “h”: pré-história, anti-higiênico, contra-haste, etc.

Views

Total views

354

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

41

Actions

Downloads

3

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×