Introdução a game api do java me

2,353 views

Published on

Published in: Technology
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,353
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
410
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Introdução a game api do java me

  1. 1. Erisvaldo Gadelha Saraiva JúniorIntrodução a Game APIJavaME Contato: erisvaldojunior@gmail.com
  2. 2. Objetivo Desenvolver jogos 2D para dispositivos móveis através do uso da Game API do JavaME (MIDP 2.0).Organize with Sections Imagens do SilvesterMob, RPG educacional para o aprendizado de Geografia desenvolvido no LabTEVE (Laboratório de Tecnologias para o Ensino Virtual e Estatística), UFPB.
  3. 3. Roteiro de Aula O Game A Game API Indo para a Builder e Prática Exemplos Adicionais Introdução a Game API do JavaME
  4. 4. A Game API Descrição das Classes e como usá-las
  5. 5. Estrutura EXPANDIDA de classes do MIDP
  6. 6. O que é a classe GameCanvas? Trata-se de uma especialização da classe Canvas que possui uma série de melhorias para o desenvolvimento de jogos.Classe GameCanvas Primeiro benefício em relação a Canvas: GameCanvas possui a técnica de Double Buffering implementada.
  7. 7. Que outros benefícios possui GameCanvas? Com GameCanvas, é possível verificar as teclas pressionadas e atualizar a tela a qualquer momento.Classe GameCanvas GameCanvas, ao contrário de Canvas, não força o programador a utilizar os métodos paint() e keyPressed() para desenhar na tela e verificar as teclas pressionadas, respectivamente. Com GameCanvas, o programador tem liberdade para atualizar a tela e/ou verificar teclas pressionadas a qualquer momento do LOOP do jogo. Além disso, com GameCanvas é possível detectar várias teclas pressionadas ao mesmo tempo, ao contrário de Canvas.
  8. 8. E como isso funciona na prática? GameCanvas implementa a interface Runnable e o LOOP do jogo fica no método run().Classe GameCanvas
  9. 9. A classe Layer é abstrata e representa qualquer elemento visual da Game API (incluindo os Sprites citados anteriormente). Layer possui algunsClasse Layer métodos comuns a todos os elementos visuais da Game API, conforme mostrado no lado esquerdo.
  10. 10. Classe Sprite Classe que representa uma imagem (geralmente animada) no jogo, como por exemplo os personagens, arbustos, itens, etc; A sua principal característica é o suporte a frames e animação; Possui detecção de colisão já implementada, tanto por caixa quanto pixel-a-pixel. Suporta algumas transformações sobre a imagem (Espelhamento, giro 90°, 180°, 270°, etc).
  11. 11. Como funciona a questão dos Frames e a Animação? A imagem pode ser dividida em N partes, sendo cada uma dessas partes um frame. Todos os frames precisam ter o mesmo tamanho. A navegação entre os frames pode ser feitaClasse Sprite através dos métodos nextFrame(), prevFrame() e setFrame(). Esse último recebe como parâmetro o número do frame que deve ser utilizado no momento.
  12. 12. E quanto às transformações? As transformações são realizadas pelo método setTransform() e se baseiam em um ponto de referência definido por setRefPixelPosition().Classe Sprite
  13. 13. Classe TiledLayer Usada geralmente para representar mapas, utilizando um array bidimensional com índices de imagens. Suporta tiles animadas (efeito de água se movimentando, arbusto sob efeito de evento, etc).
  14. 14. Classe LayerManager Responsável por gerenciar todos os Layers (camadas) do jogo. Pode- se definir a posição de cada camada, adicionar ou remover camadas, etc.
  15. 15. Indo para a Prática Construindo um LOOP de jogo simples com a Game API
  16. 16. Como funciona um GAME LOOP?
  17. 17. Código Game Loop
  18. 18. O Game Builder e Exemplos AdicionaisA ferramenta de criação de jogos Game Builder do NetBeans e Exemplos Adicionais
  19. 19. What’s Your Message?OBRIGADO!

×