SlideShare a Scribd company logo
Interatividade + Colaboração = construção A aula 4b nos fala sobre Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA). Nestes ambientes encontramos reunidas algumas ferramentas para a comunicação, colaboração e compartilhamento. Falaremos em especial dos fóruns, cuja ferramenta é uma forma de construção coletiva do conhecimento.
	Quando falamos em estudo em grupo não podemos deixar de citar Vigotsky, segundo ele, “o conhecimento é construído de forma coletiva, marcado pela história e pela cultura de cada pessoa ou grupo social.”  Os fóruns e sua composição com dados inseridos pelos usuários, dentro dos AVAs, mostram, com observações pontuais, como a WEB 2.0 nos dá inúmeras possibilidades de interação, colaboração, modificação e inclusão dos materiais até a construção, de forma coletiva, do conhecimento.
Considero nosso fórum como uma comunidade de prática, ou seja, aquela que adquire conhecimento, conforme a concepção de Werger (2002) “uma Comunidade de Prática é mais do que um agregado de pessoas definidas por algumas características, são pessoas que aprendem, constroem e fazem a gestão do conhecimento.”  Veremos como algumas colaborações são importantíssimas para a formação do conceito do assunto debatido, que é a WEB 2.0
Tentarei mostrar nesta apresentação, através das postagens no fórum, uma escala composta por estágios, na qual se apóia o autor par fundamentar uma comunidade de prática. Os estágios:  1. Fase Potencial 2. Fase de Coalizão 3. Fase Ativa 4. Fase de Dispersão 5. Fase de Memórias
Fase Potencial:  Pessoas encaram uma situação problema. “Boa semana a todos, agora vamos entrar na interatividade da Web 2.0Muito legal.”   (José)
“Olá José! Agora o curso começou... Vamos que vamos, G9! Abraços. “ (Gisele)
“Oi Gisele, Eu fazia parte do grupo “resistente a novas tecnologias”, procurei o curso para eliminar os preconceitos e aprender a lidar com tantas informações/transformações. Meu contato tanto com a educação na modalidade a distância quanto nas ferramentas tecnológicas, iniciou através do curso. Agora faço parte do grupo “mega empolgada pela tecnológica”, mas incrivelmente limitada com a linguagem. Essa introdução é para apresentar minha insegurança em relação ao trabalho da semana – ainda não entendi como produzir a tarefa.” (June)
	“Bom dia Gisele e colegas. Esclarecedora as orientações da tarefa. Vai dar trabalho... A questão da web 2.0 é um desafio. Tem a questão de conteúdos multimídia, mas podemos também criar objetos de transmissão ao vivo de conteúdo com vídeo, chat e textos, todo interagindo, ainda não exploramos todos as possibilidades da web 2.0 nos AVAs. Tem uma galera jovem no twiterque faz isso com maestria, inclusive um pessoal denominado Circuito Fora do Eixo, que reúne produtores culturais do Brasil todo, a maioria da periferia que faz cultura na web 2.0” (José)
Fase de Coalizão:  As pessoas se agrupam e reconhecem os seus potenciais. “Ola José e colegas.Tive algumas inspirações para concluir a tarefa. Dentre elas o artigo abaixo me ajudou a repensar, e pensar coisas novas para os meus alunos.COUTINHO, C. P. Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português Disponível emhttp://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/46/54” (Ádila)
“É mesmo José Otavio, a tarefa vai dar trabalho! Tb percebo que essa galera que domina as redes sociais está na mira dos empresários, não é mesmo?? Vi uma matéria recentemente que tratava disso, meninos que são "capturados" por empresas que traçam essa estratégia de marketing, especialmente via blogueiros, pois  eles agrupam pessoas de interesses semelhantes e a propaganda pode ser mais efetiva do que via tv, por ex... Abs!” (Rita)
Fase Ativa Engajamento de todos para desenvolver estratégias e a prática das atividades.  “Prezada Tutora e Colegas de Turma. Gostaria de solicitar a colaboração de vocês para que eu faça minha tarefa 4 (esta é a primeira parte da tarefa). Basta clicar no link abaixo e gastar 2 minutinhos para responder a algumas questões, por favor. Conto com a ajuda de todos! Obrigada.”https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGxqenNXTXN1LTlUeURVandUd0t5a0E6MQ (Solimar)
“Olá grupo,também respondi o questionário enviado pela Solimar. Espero a segunda etapa!Aproveito para enviar uma parte do meu trabalho também. Resolvi focar na apresentação das ferramentas da WEB 2.0,então, fiz um videozinho bem simples que fará parte do blog que ainda estou montando. Pessoal, é meu primeiro vídeo bem caseiro. RS... Mas descobri que é uma ferramenta relativamente fácil.” (Letícia)
“Solimar, tb já respondi. Achei mto legal e decidi copiar para um levantametno sobre saúde e trablaho. Vc não quer responder?? Aliás, vcs todos estão convidadíssimos! Abs a todos!” https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/gform?pli=1&key=t1WJbaRy-dHNISMZ1ydrMSQ&hl=en#  (Rita)
Fase de Dispersão Diminui o contato entre os membros, mas se comunicam quando necessário.  “Obrigada, Joel! [ ]s” (Solimar)
“Oi Letícia, adorei o seu vídeo! Parabéns!!!! Abraços.” (Mara) “Olá Gisele! Obrigada pelas dicas!!! Beijos!” (Viviane)
Fase de Memórias A comunidade faz parte da identidade individual de cada um, colecionam memórias e as repassam.
“Oi, Gisele Muita fofa a mensagem! Estou grávida de 5 meses e foi muito especial a emoção deste Dia das Mães. Mesmo com atraso, espero que todas as mamães da turma estejam felizes! Abraços a todos.” (Rosemary)
“Olá, Gisele! Olá pessoal! Consegui finalizar minha Tarefa desta semana, ufa!!!  Fiz algo bem simples no Google Docs: preparei uma apresentação em powerpoint sobre o texto da aula 4a, com alguns dos tópicos mais importantes. O link é:” https://docs.google.com/present/edit?id=0ATwDjREYnFWxZGdkanRqN3ZfMWhxd2QybmY1&hl=en “Espero que seja suficiente! Podem colaborar à vontade! Abraços.” (Rosemary)
“Olá colegas, Também fiz um vídeo me arriscando no Moviemaker. Escolhi fazer sobre AVAs e pensei em algo bem básico mesmo, para introduzir o tema em algum curso ou disciplina. Espero que esteja dentro da proposta da tarefa. Ah...o vídeo não tem som mesmo não hehe... Precisei compactar para ficar mais leve, então a qualidade não ficou como eu gostaria... Beijos.” (Viviane)
“Olá Gisele e colegas Segue o link da tarefa. Abraços”  http://joliveiracon.files.wordpress.com/2011/05/tarefa-4-visualizacao-de-informacoes3.pdf (Joel)
“Oi Gisele, Terminei a minha tarefa. Espero que esteja de acordo com o solicitado. Segue o link.http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=898&id_pagina=1Abraços.” (Mara)
CONCLUSÃO Espero ter atingido o objetivo e ter conseguido mostrar  como o fórum se apresenta como uma comunidade de Prática como cita Werger.

More Related Content

What's hot (15)

Introdução à informática 4. perído - 1 sem 2012
Introdução à informática 4. perído - 1 sem 2012Introdução à informática 4. perído - 1 sem 2012
Introdução à informática 4. perído - 1 sem 2012
 
Curso de Introdução à computação e web 2.0 - 2p 2012
Curso de Introdução à computação e web 2.0 - 2p 2012Curso de Introdução à computação e web 2.0 - 2p 2012
Curso de Introdução à computação e web 2.0 - 2p 2012
 
Slides sobre o blog na educação
Slides sobre o blog na educaçãoSlides sobre o blog na educação
Slides sobre o blog na educação
 
Blogs e wikis
Blogs e wikisBlogs e wikis
Blogs e wikis
 
Google Docs: Aprendizagem Colaborativa
Google Docs: Aprendizagem ColaborativaGoogle Docs: Aprendizagem Colaborativa
Google Docs: Aprendizagem Colaborativa
 
Blog como recurso pedagógico
Blog como recurso pedagógicoBlog como recurso pedagógico
Blog como recurso pedagógico
 
Reflexão final
Reflexão finalReflexão final
Reflexão final
 
Blog e Educação 1 Epeal2009
Blog e Educação 1 Epeal2009Blog e Educação 1 Epeal2009
Blog e Educação 1 Epeal2009
 
Unidade 5
Unidade 5Unidade 5
Unidade 5
 
Reflexão formação be 2.0
Reflexão formação be  2.0Reflexão formação be  2.0
Reflexão formação be 2.0
 
Blog e seu uso na educação
Blog e seu uso na educaçãoBlog e seu uso na educação
Blog e seu uso na educação
 
Ferramentas da web 2.0 na prática educativa -educação e tecnologia- (1)
Ferramentas da web 2.0 na prática educativa  -educação e tecnologia- (1)Ferramentas da web 2.0 na prática educativa  -educação e tecnologia- (1)
Ferramentas da web 2.0 na prática educativa -educação e tecnologia- (1)
 
Material impresso mod_9
Material impresso mod_9Material impresso mod_9
Material impresso mod_9
 
Unidade5cooperaoouinterao 110506071137-phpapp01 (1)
Unidade5cooperaoouinterao 110506071137-phpapp01 (1)Unidade5cooperaoouinterao 110506071137-phpapp01 (1)
Unidade5cooperaoouinterao 110506071137-phpapp01 (1)
 
Blog Salade Aula
Blog Salade AulaBlog Salade Aula
Blog Salade Aula
 

Similar to Interatividade + colaboração = construção

Similar to Interatividade + colaboração = construção (20)

Apresentação unidade 5 cooperação
Apresentação unidade 5 cooperaçãoApresentação unidade 5 cooperação
Apresentação unidade 5 cooperação
 
Apresentacao ge rea
Apresentacao ge reaApresentacao ge rea
Apresentacao ge rea
 
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital
Grupo de Estudos Educar na Cultura DigitalGrupo de Estudos Educar na Cultura Digital
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital
 
Ii encontro ra
Ii encontro raIi encontro ra
Ii encontro ra
 
Ii encontro ra
Ii encontro raIi encontro ra
Ii encontro ra
 
Apresentação final oficinas tic 2
Apresentação final oficinas tic 2Apresentação final oficinas tic 2
Apresentação final oficinas tic 2
 
Diário de bordo - Curso
Diário de bordo - CursoDiário de bordo - Curso
Diário de bordo - Curso
 
Blogs
BlogsBlogs
Blogs
 
Quadrado Magico
Quadrado MagicoQuadrado Magico
Quadrado Magico
 
Reflexão final
Reflexão finalReflexão final
Reflexão final
 
Apresentação do módulo 5
Apresentação do módulo 5Apresentação do módulo 5
Apresentação do módulo 5
 
4º Encontro - Redes de Aprendizagem - e-Proinfo
4º Encontro - Redes de Aprendizagem - e-Proinfo4º Encontro - Redes de Aprendizagem - e-Proinfo
4º Encontro - Redes de Aprendizagem - e-Proinfo
 
Proinfo: Curso Redes de Aprendizagem
Proinfo: Curso Redes de AprendizagemProinfo: Curso Redes de Aprendizagem
Proinfo: Curso Redes de Aprendizagem
 
Educação e sociedade da informação
Educação e sociedade da informaçãoEducação e sociedade da informação
Educação e sociedade da informação
 
Ambientes virtuais
Ambientes virtuaisAmbientes virtuais
Ambientes virtuais
 
Ambientes virtuais
Ambientes virtuaisAmbientes virtuais
Ambientes virtuais
 
Ambientes virtuais
Ambientes virtuaisAmbientes virtuais
Ambientes virtuais
 
Ambientes Virtuais
Ambientes VirtuaisAmbientes Virtuais
Ambientes Virtuais
 
Ambientes virtuais
Ambientes virtuaisAmbientes virtuais
Ambientes virtuais
 
Apresentação p as salvador do sul
Apresentação p as salvador do sulApresentação p as salvador do sul
Apresentação p as salvador do sul
 

Recently uploaded

O que é uma Revolução Solar. tecnica preditiva
O que é uma Revolução Solar. tecnica preditivaO que é uma Revolução Solar. tecnica preditiva
O que é uma Revolução Solar. tecnica preditivaCludiaRodrigues693635
 
22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa
22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa
22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaaCarolineFrancielle
 
Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdf
Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdfHans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdf
Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdfrarakey779
 
Junho Violeta - Sugestão de Ações na Igreja
Junho Violeta - Sugestão de Ações na IgrejaJunho Violeta - Sugestão de Ações na Igreja
Junho Violeta - Sugestão de Ações na IgrejaComando Resgatai
 
Apresentação Formação em Prevenção ao Assédio
Apresentação Formação em Prevenção ao AssédioApresentação Formação em Prevenção ao Assédio
Apresentação Formação em Prevenção ao Assédioifbauab
 
América Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados Nacionais
América Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados NacionaisAmérica Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados Nacionais
América Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados NacionaisValéria Shoujofan
 
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfManuais Formação
 
Os Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco Leite
Os Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco LeiteOs Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco Leite
Os Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco Leiteprofesfrancleite
 
ATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptx
ATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptxATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptx
ATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptxmairaviani
 
5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf
5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf
5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdfedjailmax
 
AS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdf
AS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdfAS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdf
AS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdfssuserbb4ac2
 
Slides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptx
Slides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptxSlides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptx
Slides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Memórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_Assis
Memórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_AssisMemórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_Assis
Memórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_Assisbrunocali007
 
00Certificado - MBA - Gestão de projetos
00Certificado - MBA - Gestão de projetos00Certificado - MBA - Gestão de projetos
00Certificado - MBA - Gestão de projetosLeonardoHenrique931183
 
Exercícios de Clima no brasil e no mundo.pdf
Exercícios de Clima no brasil e no mundo.pdfExercícios de Clima no brasil e no mundo.pdf
Exercícios de Clima no brasil e no mundo.pdfRILTONNOGUEIRADOSSAN
 
04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf
04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf
04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdfARIANAMENDES11
 
Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-
Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-
Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-carloseduardogonalve36
 
manual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdf
manual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdfmanual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdf
manual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdfLeandroTelesRocha2
 
Evangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdf
Evangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdfEvangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdf
Evangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdfPastor Robson Colaço
 
Produção de poemas - Reciclar é preciso
Produção  de  poemas  -  Reciclar é precisoProdução  de  poemas  -  Reciclar é preciso
Produção de poemas - Reciclar é precisoMary Alvarenga
 

Recently uploaded (20)

O que é uma Revolução Solar. tecnica preditiva
O que é uma Revolução Solar. tecnica preditivaO que é uma Revolução Solar. tecnica preditiva
O que é uma Revolução Solar. tecnica preditiva
 
22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa
22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa
22-modernismo-5-prosa-de-45.pptxrpnsaaaa
 
Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdf
Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdfHans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdf
Hans Kelsen - Teoria Pura do Direito - Obra completa.pdf
 
Junho Violeta - Sugestão de Ações na Igreja
Junho Violeta - Sugestão de Ações na IgrejaJunho Violeta - Sugestão de Ações na Igreja
Junho Violeta - Sugestão de Ações na Igreja
 
Apresentação Formação em Prevenção ao Assédio
Apresentação Formação em Prevenção ao AssédioApresentação Formação em Prevenção ao Assédio
Apresentação Formação em Prevenção ao Assédio
 
América Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados Nacionais
América Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados NacionaisAmérica Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados Nacionais
América Latina: Da Independência à Consolidação dos Estados Nacionais
 
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
 
Os Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco Leite
Os Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco LeiteOs Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco Leite
Os Padres de Assaré - CE. Prof. Francisco Leite
 
ATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptx
ATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptxATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptx
ATPCG 27.05 - Recomposição de aprendizagem.pptx
 
5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf
5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf
5ca0e9_ea0307e5baa1478490e87a15cb4ee530.pdf
 
AS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdf
AS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdfAS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdf
AS COLUNAS B E J E SUAS POSICOES CONFORME O RITO.pdf
 
Slides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptx
Slides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptxSlides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptx
Slides Lição 9, CPAD, Resistindo à Tentação no Caminho, 2Tr24.pptx
 
Memórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_Assis
Memórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_AssisMemórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_Assis
Memórias_póstumas_de_Brás_Cubas_ Machado_de_Assis
 
00Certificado - MBA - Gestão de projetos
00Certificado - MBA - Gestão de projetos00Certificado - MBA - Gestão de projetos
00Certificado - MBA - Gestão de projetos
 
Exercícios de Clima no brasil e no mundo.pdf
Exercícios de Clima no brasil e no mundo.pdfExercícios de Clima no brasil e no mundo.pdf
Exercícios de Clima no brasil e no mundo.pdf
 
04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf
04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf
04_GuiaDoCurso_Neurociência, Psicologia Positiva e Mindfulness.pdf
 
Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-
Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-
Os Tempos Verbais em Inglês-tempos -dos-
 
manual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdf
manual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdfmanual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdf
manual-de-direito-civil-flacc81vio-tartuce-2015-11.pdf
 
Evangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdf
Evangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdfEvangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdf
Evangelismo e Missões Contemporânea Cristã.pdf
 
Produção de poemas - Reciclar é preciso
Produção  de  poemas  -  Reciclar é precisoProdução  de  poemas  -  Reciclar é preciso
Produção de poemas - Reciclar é preciso
 

Interatividade + colaboração = construção

  • 1. Interatividade + Colaboração = construção A aula 4b nos fala sobre Ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA). Nestes ambientes encontramos reunidas algumas ferramentas para a comunicação, colaboração e compartilhamento. Falaremos em especial dos fóruns, cuja ferramenta é uma forma de construção coletiva do conhecimento.
  • 2. Quando falamos em estudo em grupo não podemos deixar de citar Vigotsky, segundo ele, “o conhecimento é construído de forma coletiva, marcado pela história e pela cultura de cada pessoa ou grupo social.” Os fóruns e sua composição com dados inseridos pelos usuários, dentro dos AVAs, mostram, com observações pontuais, como a WEB 2.0 nos dá inúmeras possibilidades de interação, colaboração, modificação e inclusão dos materiais até a construção, de forma coletiva, do conhecimento.
  • 3. Considero nosso fórum como uma comunidade de prática, ou seja, aquela que adquire conhecimento, conforme a concepção de Werger (2002) “uma Comunidade de Prática é mais do que um agregado de pessoas definidas por algumas características, são pessoas que aprendem, constroem e fazem a gestão do conhecimento.” Veremos como algumas colaborações são importantíssimas para a formação do conceito do assunto debatido, que é a WEB 2.0
  • 4. Tentarei mostrar nesta apresentação, através das postagens no fórum, uma escala composta por estágios, na qual se apóia o autor par fundamentar uma comunidade de prática. Os estágios: 1. Fase Potencial 2. Fase de Coalizão 3. Fase Ativa 4. Fase de Dispersão 5. Fase de Memórias
  • 5. Fase Potencial: Pessoas encaram uma situação problema. “Boa semana a todos, agora vamos entrar na interatividade da Web 2.0Muito legal.” (José)
  • 6. “Olá José! Agora o curso começou... Vamos que vamos, G9! Abraços. “ (Gisele)
  • 7. “Oi Gisele, Eu fazia parte do grupo “resistente a novas tecnologias”, procurei o curso para eliminar os preconceitos e aprender a lidar com tantas informações/transformações. Meu contato tanto com a educação na modalidade a distância quanto nas ferramentas tecnológicas, iniciou através do curso. Agora faço parte do grupo “mega empolgada pela tecnológica”, mas incrivelmente limitada com a linguagem. Essa introdução é para apresentar minha insegurança em relação ao trabalho da semana – ainda não entendi como produzir a tarefa.” (June)
  • 8. “Bom dia Gisele e colegas. Esclarecedora as orientações da tarefa. Vai dar trabalho... A questão da web 2.0 é um desafio. Tem a questão de conteúdos multimídia, mas podemos também criar objetos de transmissão ao vivo de conteúdo com vídeo, chat e textos, todo interagindo, ainda não exploramos todos as possibilidades da web 2.0 nos AVAs. Tem uma galera jovem no twiterque faz isso com maestria, inclusive um pessoal denominado Circuito Fora do Eixo, que reúne produtores culturais do Brasil todo, a maioria da periferia que faz cultura na web 2.0” (José)
  • 9. Fase de Coalizão: As pessoas se agrupam e reconhecem os seus potenciais. “Ola José e colegas.Tive algumas inspirações para concluir a tarefa. Dentre elas o artigo abaixo me ajudou a repensar, e pensar coisas novas para os meus alunos.COUTINHO, C. P. Tecnologias Web 2.0 na sala de aula: três propostas de futuros professores de Português Disponível emhttp://eft.educom.pt/index.php/eft/article/viewFile/46/54” (Ádila)
  • 10. “É mesmo José Otavio, a tarefa vai dar trabalho! Tb percebo que essa galera que domina as redes sociais está na mira dos empresários, não é mesmo?? Vi uma matéria recentemente que tratava disso, meninos que são "capturados" por empresas que traçam essa estratégia de marketing, especialmente via blogueiros, pois  eles agrupam pessoas de interesses semelhantes e a propaganda pode ser mais efetiva do que via tv, por ex... Abs!” (Rita)
  • 11. Fase Ativa Engajamento de todos para desenvolver estratégias e a prática das atividades. “Prezada Tutora e Colegas de Turma. Gostaria de solicitar a colaboração de vocês para que eu faça minha tarefa 4 (esta é a primeira parte da tarefa). Basta clicar no link abaixo e gastar 2 minutinhos para responder a algumas questões, por favor. Conto com a ajuda de todos! Obrigada.”https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dGxqenNXTXN1LTlUeURVandUd0t5a0E6MQ (Solimar)
  • 12. “Olá grupo,também respondi o questionário enviado pela Solimar. Espero a segunda etapa!Aproveito para enviar uma parte do meu trabalho também. Resolvi focar na apresentação das ferramentas da WEB 2.0,então, fiz um videozinho bem simples que fará parte do blog que ainda estou montando. Pessoal, é meu primeiro vídeo bem caseiro. RS... Mas descobri que é uma ferramenta relativamente fácil.” (Letícia)
  • 13. “Solimar, tb já respondi. Achei mto legal e decidi copiar para um levantametno sobre saúde e trablaho. Vc não quer responder?? Aliás, vcs todos estão convidadíssimos! Abs a todos!” https://spreadsheets.google.com/spreadsheet/gform?pli=1&key=t1WJbaRy-dHNISMZ1ydrMSQ&hl=en# (Rita)
  • 14. Fase de Dispersão Diminui o contato entre os membros, mas se comunicam quando necessário. “Obrigada, Joel! [ ]s” (Solimar)
  • 15. “Oi Letícia, adorei o seu vídeo! Parabéns!!!! Abraços.” (Mara) “Olá Gisele! Obrigada pelas dicas!!! Beijos!” (Viviane)
  • 16. Fase de Memórias A comunidade faz parte da identidade individual de cada um, colecionam memórias e as repassam.
  • 17. “Oi, Gisele Muita fofa a mensagem! Estou grávida de 5 meses e foi muito especial a emoção deste Dia das Mães. Mesmo com atraso, espero que todas as mamães da turma estejam felizes! Abraços a todos.” (Rosemary)
  • 18. “Olá, Gisele! Olá pessoal! Consegui finalizar minha Tarefa desta semana, ufa!!! Fiz algo bem simples no Google Docs: preparei uma apresentação em powerpoint sobre o texto da aula 4a, com alguns dos tópicos mais importantes. O link é:” https://docs.google.com/present/edit?id=0ATwDjREYnFWxZGdkanRqN3ZfMWhxd2QybmY1&hl=en “Espero que seja suficiente! Podem colaborar à vontade! Abraços.” (Rosemary)
  • 19. “Olá colegas, Também fiz um vídeo me arriscando no Moviemaker. Escolhi fazer sobre AVAs e pensei em algo bem básico mesmo, para introduzir o tema em algum curso ou disciplina. Espero que esteja dentro da proposta da tarefa. Ah...o vídeo não tem som mesmo não hehe... Precisei compactar para ficar mais leve, então a qualidade não ficou como eu gostaria... Beijos.” (Viviane)
  • 20. “Olá Gisele e colegas Segue o link da tarefa. Abraços” http://joliveiracon.files.wordpress.com/2011/05/tarefa-4-visualizacao-de-informacoes3.pdf (Joel)
  • 21. “Oi Gisele, Terminei a minha tarefa. Espero que esteja de acordo com o solicitado. Segue o link.http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_derecha_w.php?id_actividad=898&id_pagina=1Abraços.” (Mara)
  • 22. CONCLUSÃO Espero ter atingido o objetivo e ter conseguido mostrar como o fórum se apresenta como uma comunidade de Prática como cita Werger.