Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Aula 01 edição de revistas

805 views

Published on

Qualquer publicação precisa ter bem definida a resposta para uma pergunta crucial: qual a sua razão de existir?
A definição de uma MISSÃO concisa e clara é fundamental para que se mantenha em vista o foco. Perdê-lo, resulta em publicações confusas, sem direção, descoladas dos interesses dos leitores = e esta é uma receita infalível para o fracasso.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Aula 01 edição de revistas

  1. 1. EDIÇÃO DE REVISTAS Missão Editorial Prof. Ms. Elizeu Silva
  2. 2. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Qualquer publicação precisa ter bem definida a resposta para uma pergunta crucial: qual a sua razão de existir? A definição de uma MISSÃO concisa e clara é fundamental para que se mantenha em vista o foco. Perdê-lo, resulta em publicações confusas, sem direção, descoladas dos interesses dos leitores = e esta é uma receita infalível para o fracasso. Missão clara dá à publicação maior chance de sucesso e vida longa
  3. 3. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO MISSÃO editorial é o fio condutor da publicação, um guia que orienta a própria existência da publicação ao longo do tempo. A missão define o objetivo da publicação, seu público leitor, o tipo e a forma do conteúdo que vai concretizar sua razão de ser. Deve ser construída com frases objetivas, claras, sem adjetivos e/ou generalidades.
  4. 4. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Definida a missão, tudo que disser respeito à publicação – logotipo, capa, projeto gráfico, títulos, textos, fotos, chamadas, material de divulgação, websites – deverá estar alinhado à missão.
  5. 5. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO A MISSÃO deve conter: a) Objetivo/finalidade: informar, interpretar, entreter, defender (causa, ideia) prestar serviço. A missão da maioria das publicações resulta da combinação de algumas ou todas estas funções.
  6. 6. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO A MISSÃO deve conter: b) Público leitor: Quem são os leitores, o que fazem, quais suas atitudes-padrão? São esportistas, donas de casa, jovens profissionais, adolescentes sonhadores? É necessário ter claro quem é o público para comunicar-se adequadamente com ele. Utilizando a linguagem correta, cria-se identificação do público com a revista – e os anunciantes adoram leitores fiéis à publicação.
  7. 7. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO A MISSÃO deve conter: c) Conteúdo: define o sucesso ou fracasso da publicação. Se já existem outras publicações que tratam do mesmo tema, é necessário identificar uma abordagem única para o tema, algo que torne a publicação diferente de todas as outras.
  8. 8. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Reader’s Digest MISSÃO: Publicar em cada edição 31 artigos (um para cada dia do mês) resumidos e curtos, selecionados das principais revistas e jornais em um formato pequeno, que cabe no bolso do paletó ou da bolsa. (Cont.)
  9. 9. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Reader’s Digest MISSÃO: Os artigos devem ter: a) Relevância e valor: têm de ser úteis para o leitor. b) Permanência: podem ser lidos até um ano depois. c) Otimismo construtivo: esperança de solução de problemas.
  10. 10. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Better Homes and Gardens MISSÃO: Um guia para quem gosta da própria casa, do jardim e de tudo que eles contêm. Oferece aos leitores ideias novas e instruções claras, que os encorajam a sonhar e os incentivam a criar, embelezar e transformar o ambiente à volta deles.
  11. 11. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO The National Geographic Magazine MISSÃO: Divulgar o conhecimento geográfico de maneira interessante, neutra e com fotografias sem igual. Padrões editoriais: a) Exatidão absoluta
  12. 12. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO The National Geographic Magazine b) Fotos atraentes em grande quantidade, instrutivas e artísticas. c) Conteúdo deve ter valor permanente. d) Evitar assuntos e personagens comuns. e) Não publicar nada de caráter partidário ou polêmico. f) Atualidade do conteúdo em cada edição.
  13. 13. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Time MISSÃO: Facilitar a vida dos leitores com pouco tempo para se informar e com dificuldade para entender o que os jornais publicam.
  14. 14. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Time Norteadores do conteúdo editorial: a) Notícias da semana organizadas de forma lógica, em seções. b) Apresentar os dois lados das questões, mas avaliar, interpretar e dar o significado. c) Texto objetivo, curto e completo. d) O ponto de partida dos textos será a pessoa ou personalidade da notícia.
  15. 15. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO People MISSÃO: Ser a vitrine favorita da América para saber quem está na moda e o que acontece de novo. Histórias intrigantes, interessantes e surpreendentes sobre as pessoas que o leitor quer conhecer no momento, todas as semanas.
  16. 16. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Life MISSÃO: Ver a vida, ver o mundo. Testemunhar os grandes acontecimentos. Observar o rosto dos pobres e o gesto dos orgulhosos. Ver coisas estranhas – máquinas, exércitos, multidões, sombras na selva e na Lua. Ver a obra dos homens – seus quadros, torres e descobertas. (Cont.)
  17. 17. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO Life MISSÃO (Cont.): Ver coisas distantes milhares de milhas, coisas escondidas atrás de muros e dentro de salas, coisas de perigosa aproximação. As mulheres que os homens amam e muitas crianças. Ver e ter prazer em ver. Ver e se maravilhar. Ver e aprender.
  18. 18. A RAZÃO DE SER DA PUBLICAÇÃO ALI, Fátima. A arte de editar revistas. São Paulo : Cia Editora Nacional, 2009

×