SlideShare a Scribd company logo
1 of 19
Metodologia do Trabalho Científico Capítulo III – Teoria e Prática Científica Elis Gabriela Copa dos Santos - RA405230
Introdução No início, a ciência surge com a pretensão de ser um saber único, a ser construído sob um único paradigma e conduzido sob um único método. Foi o que garantiu a unidade do sistema das Ciências Naturais. No entanto, quando se passou a estudar cientificamente o homem, com suas peculiaridades, através das Ciências Humanas, rompeu-se esse monolitismo metodológico...
Método como caminho do conhecimento científico A Ciência se faz quando o pesquisador aborda os fenômenos aplicando recursos técnicos, seguindo  um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos.
O Método Quando observamos a prática científica concreta, o que nos aparece de forma mais evidente é a aplicação de atividades de caráter operacional técnico. Mas todo esse sofisticado arsenal de técnicas não é usado aleatoriamente. Ao contrário, ele segue um cuidadoso plano de utilização, ou seja, ele cumpre um roteiro preciso, ele se dá em função de um método.
O Método Científico Elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do senso comum, mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte, a religião. Trata-se de um conjunto de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que permitem o acesso às relações causais constantes entre os fenômenos.
A Indagação Científica Ao trabalhar com seu método, a primeira atividade do cientista é a observação dos fatos, o que fará surgir a indagação. A percepção de uma situação problemática que envolve um objeto é o fator que desencadeia a indagação científica.
A Hipótese A criação de uma problemática induz a formação de uma hipótese. Hipótese:  Proposição explicativa provisória de relações entre fenômenos, a ser comprovada ou infirmada pela experimentação. E se confirmada, transforma-se na lei.
A Verificação Experimental Formulada a hipótese, o cientista volta ao campo experimental para verificá-la. É o momento da verificação experimental, do teste da hipótese. Isolam-se, em condições laboratoriais, as variáveis que se supõem em relação e observa-se o seu comportamento. Se confirmada a hipótese, tem-se então a lei.
A Lei Científica Enunciado de uma relação causal constante entre fenômenos ou elementos de um fenômeno. Relações necessárias, naturais e invariáveis. Fórmula geral que sintetiza um conjunto de fatos naturais, expressando uma relação funcional constante entre variáveis.
A Teoria Conjunto de concepções, sistematicamente organizadas; síntese geral que se propõe a explicar um conjunto de fatos cujos subconjuntos foram explicados pelas leis.
Indução x Dedução Indução e Dedução são  duas formas de raciocínio, isto é, procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese. A ciência trabalha, pois, com raciocínios indutivos e com raciocínios dedutivos. Quando passa dos fatos às leis, mediante hipóteses, está trabalhando com a indução; quando passa das leis às teorias ou destas aos fatos, está trabalhando com a dedução.
Indução e Dedução - Conceito Indução: Procedimento lógico pelo qual se passa de alguns fatos particulares a um princípio geral. Trata-se de um processo de generalização, fundado no pressuposto filosófico do determinismo universal. Dedução:  Procedimento lógico, raciocínio, pelo qual se pode tirar de uma ou de várias proposições (premissas) um conclusão que delas ocorre por força puramente lógica. A conclusão segue-se necessariamente das premissas.
Os fundamentos teórico-metodológicos da ciência. ,[object Object]
A Ciência é simultaneamente um saber teórico (que explica o real) e um poder prático (maneja o real pela prática).
Para que o conhecimento produzido pela ciência tenha consistência, é preciso admitir algumas verdades universais, ou seja, a ciência precisa apoiar-se em alguns pressupostos.
Cada modalidade de conhecimento pressupõe um tipo de relação entre sujeito e objeto e, dependentemente dessa relação, temos conclusões diferentes. Assim, está implicada no conhecimento científico uma afirmação prévia da parte que cabe a cada um desses polos. Por isso, o pesquisador, ao construir seu conhecimento, está “aplicando” esse pressuposto epistemológico  e, por coerência interna com ele, vai utilizar recursos metodológicos e técnicos pertinentes e compatíveis com o paradigma que catalisa esses pressupostos. Daí se falar de referencial teórico-metodológico.
A formação das ciências humanas e os novos paradigmas epistemológicos Depois de conhecer o mundo físico mediante a aplicação da metodologia experimental-matemática, a ciência se propôs a conhecer também o mundo humano, seguindo o mesmo caminho...
A Ciência Humana Na sua gênese, as Ciências Humanas procuraram praticar a metodologia experimental/matemática da ciência, assumindo os pressupostos ontológicos e epistemológicos do Positivismo. Mas as peculiaridades do modo de ser humano foram mostrando a complexidade do fenômeno humano e a insuficiência da metodologia positivista para sua apreensão e explicação. Por isso, mesmo sem abandonar a inspiração da tradição positivista, foram enriquecendo-a e aprimorando-a. Desse modo, as pesquisas em Ciências Humanas passaram a se realizar sob a referência teórico-metodológica do Funcionalismo.
O Funcionalismo O Funcionalismo apoia-se no pressuposto da analogia que aproxima as relações existentes entre os diversos órgãos de um organismo biológico e aquelas existentes entre as formas de organização social e cultural. Para esse paradigma, a sociedade humana e a cultura são como um organismo, cujas partes funcionam para atender às necessidades do conjunto. Toda atividade social e cultural é funcional, ou seja, desempenha uma função determinada.

More Related Content

What's hot

0000919 aula 4 pesquisa científica tipos e modalidades
0000919 aula 4 pesquisa científica   tipos e modalidades0000919 aula 4 pesquisa científica   tipos e modalidades
0000919 aula 4 pesquisa científica tipos e modalidadesDaliane Nascimento
 
Aula Sobre MéTodos E TéCnicas De Pesquisa
Aula Sobre MéTodos E TéCnicas De PesquisaAula Sobre MéTodos E TéCnicas De Pesquisa
Aula Sobre MéTodos E TéCnicas De PesquisaJonathas Carvalho
 
Tendências atuais para o ensino de ciências
Tendências atuais para o ensino de ciênciasTendências atuais para o ensino de ciências
Tendências atuais para o ensino de ciênciasBinatto
 
Teoria e Prática Científica ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III elidmar d...
Teoria e Prática Científica  ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III  elidmar d...Teoria e Prática Científica  ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III  elidmar d...
Teoria e Prática Científica ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III elidmar d...ElidmarDuarte
 
Aula1 metodologia de pesquisa aplicada
Aula1  metodologia de pesquisa aplicadaAula1  metodologia de pesquisa aplicada
Aula1 metodologia de pesquisa aplicadaMarcos Sérgio
 
Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)
Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)
Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)Anna Keyla Polle
 
Aula metodologia trabalho acadêmico
Aula metodologia trabalho acadêmicoAula metodologia trabalho acadêmico
Aula metodologia trabalho acadêmicoAlelis Gomes
 
O conhecimento filosófico
O conhecimento filosóficoO conhecimento filosófico
O conhecimento filosóficoAlan
 
Filosofia do cotidiano escolar
Filosofia do cotidiano escolarFilosofia do cotidiano escolar
Filosofia do cotidiano escolarMarcela Lopes
 
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICATEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICAjlpaesjr
 
FAEME METODOLOGIA CIENTÍFICA
FAEME METODOLOGIA CIENTÍFICAFAEME METODOLOGIA CIENTÍFICA
FAEME METODOLOGIA CIENTÍFICAUFMA e UEMA
 
História das Ciências e Educação em Ciências
História das Ciências e Educação em CiênciasHistória das Ciências e Educação em Ciências
História das Ciências e Educação em CiênciasCatir
 
Orientações didáticas - terceiro e quarto ciclo de Ciência Naturais
Orientações didáticas -  terceiro e quarto ciclo de Ciência NaturaisOrientações didáticas -  terceiro e quarto ciclo de Ciência Naturais
Orientações didáticas - terceiro e quarto ciclo de Ciência Naturaispibidbio
 
MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...
MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...
MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...profamiriamnavarro
 
Pesquisa e Método Cientifico
Pesquisa e Método CientificoPesquisa e Método Cientifico
Pesquisa e Método CientificoCarson Souza
 
METODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptx
METODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptxMETODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptx
METODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptxCarla Dimarães
 
Ciencia - conocimiento cientifico - investigacion cientifica
Ciencia - conocimiento cientifico - investigacion cientificaCiencia - conocimiento cientifico - investigacion cientifica
Ciencia - conocimiento cientifico - investigacion cientificaClaudiia Plazas
 

What's hot (20)

0000919 aula 4 pesquisa científica tipos e modalidades
0000919 aula 4 pesquisa científica   tipos e modalidades0000919 aula 4 pesquisa científica   tipos e modalidades
0000919 aula 4 pesquisa científica tipos e modalidades
 
Aula Sobre MéTodos E TéCnicas De Pesquisa
Aula Sobre MéTodos E TéCnicas De PesquisaAula Sobre MéTodos E TéCnicas De Pesquisa
Aula Sobre MéTodos E TéCnicas De Pesquisa
 
Tendências atuais para o ensino de ciências
Tendências atuais para o ensino de ciênciasTendências atuais para o ensino de ciências
Tendências atuais para o ensino de ciências
 
Teoria e Prática Científica ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III elidmar d...
Teoria e Prática Científica  ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III  elidmar d...Teoria e Prática Científica  ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III  elidmar d...
Teoria e Prática Científica ANTÔNIO JOAQUIM SEVERINO_Capítulo III elidmar d...
 
Aula1 metodologia de pesquisa aplicada
Aula1  metodologia de pesquisa aplicadaAula1  metodologia de pesquisa aplicada
Aula1 metodologia de pesquisa aplicada
 
Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)
Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)
Teoria e Prática Científica SEVERINO (2007)
 
Aula metodologia trabalho acadêmico
Aula metodologia trabalho acadêmicoAula metodologia trabalho acadêmico
Aula metodologia trabalho acadêmico
 
O conhecimento filosófico
O conhecimento filosóficoO conhecimento filosófico
O conhecimento filosófico
 
Filosofia do cotidiano escolar
Filosofia do cotidiano escolarFilosofia do cotidiano escolar
Filosofia do cotidiano escolar
 
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICATEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA
TEORIA E PRÁTICA CIENTÍFICA
 
FAEME METODOLOGIA CIENTÍFICA
FAEME METODOLOGIA CIENTÍFICAFAEME METODOLOGIA CIENTÍFICA
FAEME METODOLOGIA CIENTÍFICA
 
Dialética
DialéticaDialética
Dialética
 
História das Ciências e Educação em Ciências
História das Ciências e Educação em CiênciasHistória das Ciências e Educação em Ciências
História das Ciências e Educação em Ciências
 
Orientações didáticas - terceiro e quarto ciclo de Ciência Naturais
Orientações didáticas -  terceiro e quarto ciclo de Ciência NaturaisOrientações didáticas -  terceiro e quarto ciclo de Ciência Naturais
Orientações didáticas - terceiro e quarto ciclo de Ciência Naturais
 
MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...
MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...
MPEMC AULA 11 e 12: Ensino de Ciências na sala de aula / Práticas científicas...
 
Filosofia e educação
Filosofia e educaçãoFilosofia e educação
Filosofia e educação
 
Pesquisa e Método Cientifico
Pesquisa e Método CientificoPesquisa e Método Cientifico
Pesquisa e Método Cientifico
 
METODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptx
METODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptxMETODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptx
METODOS E TECNICA DE PESQUISA.pptx
 
Método científico
Método científicoMétodo científico
Método científico
 
Ciencia - conocimiento cientifico - investigacion cientifica
Ciencia - conocimiento cientifico - investigacion cientificaCiencia - conocimiento cientifico - investigacion cientifica
Ciencia - conocimiento cientifico - investigacion cientifica
 

Viewers also liked

Contibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis Monteiro
Contibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis MonteiroContibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis Monteiro
Contibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis MonteiroRenata Aquino
 
Métodos de pesquisa - Unidade I
Métodos de pesquisa - Unidade IMétodos de pesquisa - Unidade I
Métodos de pesquisa - Unidade IFernando Souza
 
Metodologia do Trabalho cientifico
Metodologia do Trabalho cientificoMetodologia do Trabalho cientifico
Metodologia do Trabalho cientificorenatacopi
 
Conhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento CientificoConhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento CientificoJulio Siqueira
 
Aula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologiaAula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologiabioalvarenga
 

Viewers also liked (6)

Contibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis Monteiro
Contibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis MonteiroContibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis Monteiro
Contibuicoes e Reflexoes De Um Pesquisador por Aneridis Monteiro
 
Métodos de pesquisa - Unidade I
Métodos de pesquisa - Unidade IMétodos de pesquisa - Unidade I
Métodos de pesquisa - Unidade I
 
Metodologia do Trabalho cientifico
Metodologia do Trabalho cientificoMetodologia do Trabalho cientifico
Metodologia do Trabalho cientifico
 
Conhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento CientificoConhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
Conhecimento Empirico X Conhecimento Cientifico
 
Aula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologiaAula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologia
 
Senso comum x conhecimento científico
Senso comum x conhecimento científicoSenso comum x conhecimento científico
Senso comum x conhecimento científico
 

Similar to Metodologia do trabalho científico

Metodologia do Trabalho Científico - Cap. III
Metodologia do Trabalho Científico - Cap. IIIMetodologia do Trabalho Científico - Cap. III
Metodologia do Trabalho Científico - Cap. IIIlaisegalla
 
Teoria e prática científica – antônio joaquim severino
Teoria e prática científica – antônio joaquim severinoTeoria e prática científica – antônio joaquim severino
Teoria e prática científica – antônio joaquim severinoAna Faracini
 
Metodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim Severino
Metodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim SeverinoMetodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim Severino
Metodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim SeverinoAna Faracini
 
Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção
 Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção
Teoria e Prática Científica - Helena Assumpçãohelenabci
 
Teoria e prática científica
Teoria e prática científicaTeoria e prática científica
Teoria e prática científicaafcarvalho
 
Metodologia e Prática Científica
Metodologia e Prática CientíficaMetodologia e Prática Científica
Metodologia e Prática CientíficaAndreaDItaliano
 
Teoria e prática científica
Teoria e prática científicaTeoria e prática científica
Teoria e prática científicaAndreaDItaliano
 
Teoria e Prática Científica - Lucas Pessota
Teoria e Prática Científica - Lucas PessotaTeoria e Prática Científica - Lucas Pessota
Teoria e Prática Científica - Lucas PessotaLucas Pessota
 
A epistemologia crítica
A epistemologia críticaA epistemologia crítica
A epistemologia críticaElisngela9
 
Cap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho Científico
Cap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho CientíficoCap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho Científico
Cap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho CientíficoGabriel Ribeiro
 
Algumas características do método científico
Algumas características do método científicoAlgumas características do método científico
Algumas características do método científicoWaleskaSampaio
 
Os parametros da pesquisa
Os parametros da pesquisaOs parametros da pesquisa
Os parametros da pesquisaunesp
 
Tipos de métodos e sua aplicação
Tipos de métodos e sua aplicaçãoTipos de métodos e sua aplicação
Tipos de métodos e sua aplicaçãogestao2015
 

Similar to Metodologia do trabalho científico (20)

Metodologia do Trabalho Científico - Cap. III
Metodologia do Trabalho Científico - Cap. IIIMetodologia do Trabalho Científico - Cap. III
Metodologia do Trabalho Científico - Cap. III
 
Teoria e prática científica – antônio joaquim severino
Teoria e prática científica – antônio joaquim severinoTeoria e prática científica – antônio joaquim severino
Teoria e prática científica – antônio joaquim severino
 
Metodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim Severino
Metodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim SeverinoMetodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim Severino
Metodologia do trabalho científico - Antônio Joaquim Severino
 
MTC_ProfLuciana
MTC_ProfLucianaMTC_ProfLuciana
MTC_ProfLuciana
 
teoria e pratica cientifica
teoria e pratica cientificateoria e pratica cientifica
teoria e pratica cientifica
 
Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção
 Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção
Teoria e Prática Científica - Helena Assumpção
 
Teoria e prática científica
Teoria e prática científicaTeoria e prática científica
Teoria e prática científica
 
Metodologia e Prática Científica
Metodologia e Prática CientíficaMetodologia e Prática Científica
Metodologia e Prática Científica
 
Teoria e prática científica
Teoria e prática científicaTeoria e prática científica
Teoria e prática científica
 
teoriaepratica-SEVERINO
teoriaepratica-SEVERINOteoriaepratica-SEVERINO
teoriaepratica-SEVERINO
 
Teoria e Prática Científica - Lucas Pessota
Teoria e Prática Científica - Lucas PessotaTeoria e Prática Científica - Lucas Pessota
Teoria e Prática Científica - Lucas Pessota
 
A atitude científica
A atitude científicaA atitude científica
A atitude científica
 
A epistemologia crítica
A epistemologia críticaA epistemologia crítica
A epistemologia crítica
 
Cap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho Científico
Cap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho CientíficoCap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho Científico
Cap. 3 do Livro: Metodologia do Trabalho Científico
 
Teoria - alguns tópicos
Teoria - alguns tópicosTeoria - alguns tópicos
Teoria - alguns tópicos
 
CIÊNCIA.pdf
CIÊNCIA.pdfCIÊNCIA.pdf
CIÊNCIA.pdf
 
Revisão
RevisãoRevisão
Revisão
 
Algumas características do método científico
Algumas características do método científicoAlgumas características do método científico
Algumas características do método científico
 
Os parametros da pesquisa
Os parametros da pesquisaOs parametros da pesquisa
Os parametros da pesquisa
 
Tipos de métodos e sua aplicação
Tipos de métodos e sua aplicaçãoTipos de métodos e sua aplicação
Tipos de métodos e sua aplicação
 

Metodologia do trabalho científico

  • 1. Metodologia do Trabalho Científico Capítulo III – Teoria e Prática Científica Elis Gabriela Copa dos Santos - RA405230
  • 2. Introdução No início, a ciência surge com a pretensão de ser um saber único, a ser construído sob um único paradigma e conduzido sob um único método. Foi o que garantiu a unidade do sistema das Ciências Naturais. No entanto, quando se passou a estudar cientificamente o homem, com suas peculiaridades, através das Ciências Humanas, rompeu-se esse monolitismo metodológico...
  • 3. Método como caminho do conhecimento científico A Ciência se faz quando o pesquisador aborda os fenômenos aplicando recursos técnicos, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos.
  • 4. O Método Quando observamos a prática científica concreta, o que nos aparece de forma mais evidente é a aplicação de atividades de caráter operacional técnico. Mas todo esse sofisticado arsenal de técnicas não é usado aleatoriamente. Ao contrário, ele segue um cuidadoso plano de utilização, ou seja, ele cumpre um roteiro preciso, ele se dá em função de um método.
  • 5. O Método Científico Elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do senso comum, mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte, a religião. Trata-se de um conjunto de procedimentos lógicos e de técnicas operacionais que permitem o acesso às relações causais constantes entre os fenômenos.
  • 6. A Indagação Científica Ao trabalhar com seu método, a primeira atividade do cientista é a observação dos fatos, o que fará surgir a indagação. A percepção de uma situação problemática que envolve um objeto é o fator que desencadeia a indagação científica.
  • 7. A Hipótese A criação de uma problemática induz a formação de uma hipótese. Hipótese: Proposição explicativa provisória de relações entre fenômenos, a ser comprovada ou infirmada pela experimentação. E se confirmada, transforma-se na lei.
  • 8. A Verificação Experimental Formulada a hipótese, o cientista volta ao campo experimental para verificá-la. É o momento da verificação experimental, do teste da hipótese. Isolam-se, em condições laboratoriais, as variáveis que se supõem em relação e observa-se o seu comportamento. Se confirmada a hipótese, tem-se então a lei.
  • 9. A Lei Científica Enunciado de uma relação causal constante entre fenômenos ou elementos de um fenômeno. Relações necessárias, naturais e invariáveis. Fórmula geral que sintetiza um conjunto de fatos naturais, expressando uma relação funcional constante entre variáveis.
  • 10. A Teoria Conjunto de concepções, sistematicamente organizadas; síntese geral que se propõe a explicar um conjunto de fatos cujos subconjuntos foram explicados pelas leis.
  • 11. Indução x Dedução Indução e Dedução são duas formas de raciocínio, isto é, procedimentos racionais de argumentação ou de justificação de uma hipótese. A ciência trabalha, pois, com raciocínios indutivos e com raciocínios dedutivos. Quando passa dos fatos às leis, mediante hipóteses, está trabalhando com a indução; quando passa das leis às teorias ou destas aos fatos, está trabalhando com a dedução.
  • 12. Indução e Dedução - Conceito Indução: Procedimento lógico pelo qual se passa de alguns fatos particulares a um princípio geral. Trata-se de um processo de generalização, fundado no pressuposto filosófico do determinismo universal. Dedução: Procedimento lógico, raciocínio, pelo qual se pode tirar de uma ou de várias proposições (premissas) um conclusão que delas ocorre por força puramente lógica. A conclusão segue-se necessariamente das premissas.
  • 13.
  • 14. A Ciência é simultaneamente um saber teórico (que explica o real) e um poder prático (maneja o real pela prática).
  • 15. Para que o conhecimento produzido pela ciência tenha consistência, é preciso admitir algumas verdades universais, ou seja, a ciência precisa apoiar-se em alguns pressupostos.
  • 16. Cada modalidade de conhecimento pressupõe um tipo de relação entre sujeito e objeto e, dependentemente dessa relação, temos conclusões diferentes. Assim, está implicada no conhecimento científico uma afirmação prévia da parte que cabe a cada um desses polos. Por isso, o pesquisador, ao construir seu conhecimento, está “aplicando” esse pressuposto epistemológico e, por coerência interna com ele, vai utilizar recursos metodológicos e técnicos pertinentes e compatíveis com o paradigma que catalisa esses pressupostos. Daí se falar de referencial teórico-metodológico.
  • 17. A formação das ciências humanas e os novos paradigmas epistemológicos Depois de conhecer o mundo físico mediante a aplicação da metodologia experimental-matemática, a ciência se propôs a conhecer também o mundo humano, seguindo o mesmo caminho...
  • 18. A Ciência Humana Na sua gênese, as Ciências Humanas procuraram praticar a metodologia experimental/matemática da ciência, assumindo os pressupostos ontológicos e epistemológicos do Positivismo. Mas as peculiaridades do modo de ser humano foram mostrando a complexidade do fenômeno humano e a insuficiência da metodologia positivista para sua apreensão e explicação. Por isso, mesmo sem abandonar a inspiração da tradição positivista, foram enriquecendo-a e aprimorando-a. Desse modo, as pesquisas em Ciências Humanas passaram a se realizar sob a referência teórico-metodológica do Funcionalismo.
  • 19. O Funcionalismo O Funcionalismo apoia-se no pressuposto da analogia que aproxima as relações existentes entre os diversos órgãos de um organismo biológico e aquelas existentes entre as formas de organização social e cultural. Para esse paradigma, a sociedade humana e a cultura são como um organismo, cujas partes funcionam para atender às necessidades do conjunto. Toda atividade social e cultural é funcional, ou seja, desempenha uma função determinada.
  • 20. Metafísica x Ciência no estudo do homem Para a metafísica, era possível à razão humana chegar à essência das coisas. Já para a ciência, a essência dos objetos é inacessível, uma vez que eles se revelam à nossa experiência apenas como fenômenos, como aparências...
  • 21. Referência Textos retirados de: SEVERINO, Antônio Joaquim. Teoria e Prática Científica. In: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. Cap. 3, p. 99-118.