Banco de dados orientado a objetos

669 views

Published on

Banco de dados orientado a objetos - Introdução ao Db4o

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Banco de dados orientado a objetos

  1. 1. Banco de Dados Orientado a Objetos Introdução ao Db4o
  2. 2. Acadêmicos ● Eduardo Avila Malheiros ● Anatan Bassani
  3. 3. Resumo ● Introdução a história do banco orientado a objetos. ● Características dos Banco de dados orientado a objetos. ● Introdução sobre orientado a objetos. ● Características do Banco de de dados Db4o. ● Básico da API do Db4o. ● Db4o na prática.(Código exemplo em java)
  4. 4. Banco de dados Orientado a Objetos ● Na útima década houve o surgimento da necessidade de manipulação com grande volume de dados, estado em crescimento continuo e grande complexidade. ● Banco de dados para projetos de engenharia e manufatura (CAD/CAM e CIM), experimentos científicos, telecomunicações, sistemas de informações geográficas e multimídia”.
  5. 5. ● Com a orientação a objetos, é possível modelar objetos de forma mais próxima ao mundo real, como por exemplo, em um sistema de geo-processamento, engenharia, pesquisa científica e tantos outros sistemas não triviais. ● O Programador pode manter a consistência do ambiente de desenvolvimento ao integrar um banco de dados á um paradigma de linguagem de programação e depois apresentar o sistema em um único modelo de projeto.
  6. 6. Relacional x Objeto
  7. 7. Db4o ● Código Aberto. ● Db4objects desenvolve, comercializa licenças e suporte. ● Bb4o líder mundial em banco de objetos de código aberto. db4o oferece aos desenvolvedores Java e .NET uma das mais fáceis e rápidas maneiras de armazenar objetos nativamente.
  8. 8. Quem usa Db4o ● Ricoh Company, Ltd. líder de soluções digitais de escritório ● BMW, sendo uma das montadoras mais bem sucedidas do mundo, é também uma pioneira na incorporação de controles eletrônicos em carro. ● Boeing é a maior empresa aeroespacial do mundo e líder na fabricação de jatos comerciais e sistemas de defesa, espaço e segurança.
  9. 9. Fonte : benchmark PolePosition (www.polepos.org).
  10. 10. Db4o na Prática ● Projeto java simples. ● Utilizando IDE NetBeans 8. ● Db4o versão 8.0. Disponível http://www.db4o.com
  11. 11. Biblioteca Db4o ● com.db4o - Contém quase todas as funcionalidades para a manipulação. ● com.db4o.ext - Este pacote possui métodos mais avançados. ● com.db4o.config - Possui todas classes para a configuração do DB4O. ● com.db4o.query - Classes para a construção de consultas Native Queries.
  12. 12. Exemplo ● Código exemplo disponível no github. https://github.com/eduavila/ExemploArtigo
  13. 13. Referências ● DB4OBJECTS. Documentation Db4o 8.0 java. Disponível em: <http://community.versant.com/Documentation/Reference/db4o- 8.0/java/tutorial/> Acesso em: 25 abr. 2014

×