Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Plano de ação - Modelo

274,073 views

Published on

Modelo 5W2H de plano de ação.
Pode ser utilizado para a implementação de projetos e programas de organizações governamentais, pequenas e médias empresas ou ONG's.

Published in: Business

Plano de ação - Modelo

  1. 1. PLANO DE AÇÃOModelo simplificado para a criação de planos de açãoDesenvolvido por Daniel Santoswww.pessoasetalentos.com.brdsantos12@gmail.com
  2. 2. O QUE É UM PLANO DE AÇÃO? Toda organização (entidade governamental, empresa ou ONG), possui seus objetivos, metas e estratégias, mas como “fazer acontecer” no dia-a-dia?; Como transformar as Estratégias em algo real?; O Plano de Ação é uma ferramenta que permite o desenho adequado dos projetos e programas que a organização pretende implementar e responde às questões citadas; Exemplos: projeto de criação de um evento; programa de fidelização de clientes; lançamento de um site etc.
  3. 3. PLANO DE AÇÃO (5W2H)Um bom plano de ação deve responder às seguintesperguntas: 1 – What (o que será feito); 2 – Who (quem fará); 3 – When (quando será feito); 4 – Where (onde será feito); 5 – Why (por que será feito); 1 – How (como será feito); 2 – How Much (quanto custará).
  4. 4. EXEMPLO DE PLANO DE AÇÃO (5W2H)Exemplo: projeto de criação de website O que será feitoLançamento de website para vendas on-line Quem faráEquipe de 2 web designers contratados e dono da empresa (conteúdo do site) Quando será feitoEm 60 dias (Fev e Março de 2011) Onde será feitoNeste caso, esta questão não possui relevância para o projeto Por que será feitoUma das estratégias da empresa é a criação de um novo canal de vendas (on-line), parafortalecer o crescimento da empresa nos próximos 5 anos Como será feitoEm linguagem de programação moderna e voltada para o conceito Web 2.0, que permita ainteração com o consumidor Quanto custaráApós 3 discussões orçamentárias, o projeto foi definido em R$ 15 mil, com o pagamento em 2parcelas (50% antes do início do site e 50% no final)
  5. 5. OBSERVAÇÕESo Há diversas metodologias de projetos e este modelo apresentado pode ser considerado básico e introdutórioo Na gestão de projetos, é fundamental considerar o racional para a criação do projeto (Escopo) e como será feito o acompanhamento de sua realização, bem como os ajustes e mudanças durante a implementaçãoo Isso se traduz no Plano de Projeto, que inclui: Escopo + Plano de Ação + Plano de Controle e Avaliaçãoo Recomendamos o site www.tecnologiadeprojetos.com.br
  6. 6. COMENTÁRIOS E DÚVIDASwww.pessoasetalentos.com.brdsantos12@gmail.com

×