Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

O uso da história no ensino de matemática

12,728 views

Published on

O uso de História no Ensino de matemática: Uma abordagem do Teorema de Pitágoras

Published in: Education, Business
  • Be the first to comment

O uso da história no ensino de matemática

  1. 1. O USO DA HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMAABORDAGEM DO TEOREMA DE PITÁGORAS Orientadora: Msc. Jeane Costa da Silva Adrielle Mendello (drika.mendello@gmail.com) Ana Paula Cardoso (pittypaula@hotmail.com)
  2. 2. IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA NO ENSINO DA MATEMÁTICA Os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática (1998) indicam o uso da História no ensino. Esta metodologia possibilita aos alunos a compreensão de fatos históricos que levaram a construção de conceitos e símbolos utilizados na Matemática.
  3. 3.  Na visão de Mendes (2001), os livros didáticos de matemática pouco ou nada apresentam assuntos relacionados à História da Matemática, reduzidos a biografia de célebres matemáticos.
  4. 4.  Segundo Freire (1998) formar é muito mais que realizar a prática da educação bancária a qual apenas treina o educando . Mas é acima de tudo buscar novas metodologias de ensino para que a sala de aula de matemática, torne-se um local de investigação, produção de conhecimentos e de experiências.
  5. 5. O TEOREMA DE PITÁGORAS De acordo com Eves (2004), o Teorema de Pitágoras não foi descoberto por ele, mas talvez por matemáticos de sua escola. Mesmo antes da demonstração de Pitágoras, este teorema já era conhecido pelos Babilônios há centenas de anos e também pelos chineses por volta de 200 a.C. O que se sabe é que Pitágoras o demonstrou a partir de dois quadrados. Pitágoras
  6. 6. PROPOSTA DE ATIVIDADE
  7. 7. OBJETIVO DESTA PROPOSTA  Reconhecer através de experiências cotidianas aplicações do Teorema de Pitágoras, além de examinar contextos, tanto do dia-a-dia quanto de questões internas da Matemática, que dêem significado histórico ao conteúdo a ser estudado.
  8. 8.  Público Alvo: Alunos da 9º Ano do Ensino Fundamental.  Conteúdo: Teorema de Pitágoras e Aplicações  Objetivos: Desenvolver a capacidade de interpretação e compreensão dos elementos pertinentes ao triângulo retângulo, utilização das propriedades do Teorema de Pitágoras, para resolução de problemas. ATIVIDADE
  9. 9.  Procedimentos Metodológicos: Excursão, Coleta de Materiais, lecionar a teoria, seguida de diálogos e posteriormente avaliá-los.  Recursos Metodológicos: Livros, Data Show, PC Quadro Sintético, Pincel, Apagador, Papel Milimetrado , Tesoura, Régua, Lápis, Borracha.  Avaliação: Escrita e Oral
  10. 10.  Pitágoras nasceu por volta de 580 a.C na Ilha de Samos, no Mar Egeu, e passou parte da sua vida no Sul da Itália.  Ele e seus alunos fizeram muitas descobertas em Matemática, Filosofia e Astronomia. Sabiam que a Terra era redonda e se move ao redor do Sol. O nome Matemática, que significa tudo que se aprende, foi criado por Pitágoras e seus discípulos.  Pitágoras demonstrou um teorema.
  11. 11. DEMONSTRAÇÃO DE PITÁGORAS
  12. 12. DEMONSTRAÇÃO ATRAVÉS DAS ÁREAS  Materiais pré- apresentados.  Solicitar aos alunos que discutam a montagem.  Propor problemas cotidianos: inclinações de telhados, pirâmides do Egito, paredes com 90°. 
  13. 13.  Resolução de problemas que envolvam o Teorema de Pitágoras
  14. 14. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  15. 15. REFERÊNCIAS  COSTA, R. A; ZUIN, E. S. L. O “teorema de Pitágoras” sob uma perspectiva histórica:  uma análise de livros didáticos de matemática do ensino fundamental no Brasil Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/ix_enem/Comunicacao_ Cientifica/Trabalhos/CC03188585683T.doc. Acesso em 19/09/2009.  D’AMBRÓSIO, Ubiratan, 1932. Educação matemática: da teoria a prática. Campinas, SP. Papirus, 1996. – ( Coleção Perspectivas em Educação Matemática ).  EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Campinas, SP. Editora da UNICAMP, 2004.  FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.  GUELLI, O. Dando corda na geometria. São Paulo: Ática, 1995. (Série: Contando a História da matemática).  MENDES, Iran Abreu. O uso da história no ensino de matemática: reflexões teóricas e experiências. Belém: EDUEPA, 2001.  OLIVEIRA. J, A. Teorema de Pitágoras. Belo Horizonte. 2008. Disponível em  http://www.mat.ufmg.br/~espec/monografiasPdf/Monografia_Juliane.pdf. Acesso em 19/09/2009.  TENÓRIO, R. M. (org.). Aprendendo pelas raízes: alguns caminhos da matemática na história. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1995.  SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de. Tendências da educação matemática na formação de professores / Regiane .Aparecida Nunes de Siqueira. -- Ponta Grossa: [s.n.], 2007.
  16. 16. REFERÊNCIAS

×