Leitura adriana carrion

877 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
877
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
58
Actions
Shares
0
Downloads
10
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Leitura adriana carrion

  1. 1. LER PARA SER Professora Adriana Carrion de Oliveira
  2. 2. LER PARA SER"Ler pode tornar o Homemperigosamente humano.“ Guiomar de Grammon
  3. 3. LER É UMA DAS MAIS IMPORTANTES PORTAS DEENTRADA PARA O CONHECIMENTO"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem."Mário Quintana
  4. 4. DIFERENTES OLHARES
  5. 5. LEITORES O leitor no Brasil lê, em  Bem menos que na média, menos de dois Argentina (5), no Chile livros por ano (1,3), sem (3) e na Colômbia (2,5). contar os livros didáticos Pesquisa: Retratos da Leitura no Brasil.
  6. 6. PARA QUE LER?_ ler para estudar; _ ler para seguir instruções;_ ler para obter uma informação; _ ler para revisar um_ ler para obter uma texto; informação específica; _ ler para produzir repertório para_ ler para aprender; produzir outros textos.
  7. 7. PARA QUE LER? Ler para aprender e crescer,  Ler pra saber se defender, pra pra se comunicar e pra se divertir, pra entender, ser sonhar, viajar... independente, saber se virar. Ler pra ficar esperto, pra sair Ler pra conhecer e ensinar, na frente. Ler para ser. E para pra ter assunto, saber se completar. conversar. Pra vibrar, pra se emocionar. Ler pra dormir, pra chorar, pra rir, pra superar, pra se Ler pra fazer parte, pra ser informar. Pra notícias ter, pra cidadão, pra questionar. cozinhar, medicar e estudar. . Ler pra fugir, se esconder, pra se encontrar
  8. 8. Até o computador leria se soubesse a importância da leitura.
  9. 9. O QUE É LER? Ler é mais do que decodificar: é atribuir sentidos ao texto, indo além do que está escrito; É relacioná-lo com outros textos e com as experiências vividas; é também “adivinhar”, com base em dados do próprio texto, o que vem a seguir e o que está nas entrelinhas.
  10. 10. médica  poeta
  11. 11.  Nosso amor é mar em fúria Que se acalma de repente... Como brisa de outono Envolve e fascina a gente.... Enfim, nosso amor é assim.... Um viajante do tempo, Que mescla adoravelmente O passado e o futuro Em nosso eterno presente!
  12. 12. Eu estavaQue poema lindo! inflamado eComo que compus.você o fez?
  13. 13. “Eu compusversos.”Verbo: compor
  14. 14. CONTEXTO totalidade das circunstâncias e dos factores históricos, sociais, culturais, etc., que possibilitam, condicionam ou determinam a produção e a recepção de um texto; 8. partes de um discurso que precedem ou seguem determinado passo e lhe fixam o significado; 9. conjunto de circunstâncias que rodeiam um acontecimento;
  15. 15. CONTEXTO- ENCADEAMENTO DAS IDEIAS;- TOTALIDADE DAS CIRCUNSTÂNCIAS HISTÓRICAS, SOCIAIS E CULTURAIS;- CONJUNTO DE CIRCUNSTANCIAS QUE RODEIAM UM ACONTECIMENTO
  16. 16. NÍVEIS DE LEITURA:1- Leitura das linhas2- leitura das entrelinhas3- leitura além das linhas
  17. 17. 1- LEITURA DAS LINHAS Compreender o que está explícito no texto. explícito ex.plí.ci.to adj (lat explicitu) 1 Claro, expresso. 2 Formulado em palavras. Antôn: implícito, tácito.
  18. 18. “PAI HERÓI CONTRA O URSO COMILÃO”Chris Everhart e seus três filhos acampavam em uma floresta ao norte do estado americano da Geórgia. Um dos meninos, assustado com a presença de um urso que vasculhava a cozinha do camping, jogou uma pá na direção do animal. Irritado, o bicho avançou. O pai ao ver a cena, não teve dúvida, pegou um tronco de árvore e com uma única investida matou o urso. “Pensei que o tivesse apenas ferido”, disse Everhart. “Minutos depois percebi que o matara. Não havia outra solução”.Revista da Semana. A notícia fala de um pai e seus três filhos que estavam em uma floresta ao norte do estado americano da Geórgia. O que eles estavam fazendo lá?(A) Caçando.(B) Estavam perdidos.(C) Acampando.(D) Pesquisando.
  19. 19. 2- LER AS ENTRELINHAS Compreender o sentido não explícito.
  20. 20. O PAI, NO FINAL DA NOTÍCIA, DIZ QUE NÃO HAVIAOUTRA SOLUÇÃO PORQUE ELE(A) não devia ter matado o urso.(B) precisava salvar o filho.(C) devia ter ficado apenas observando o que ia acontecer.(D) devia ter chamado policiais para ajudá-lo.
  21. 21. O QUE TORNA O TEXTO ENGRAÇADO É QUE: (A) a aluna é uma formiga. (B) a aluna faz uma pechincha. (C) a professora dá um castigo. (D) a professora fala “XIS” e “CÊ AGÁ”.
  22. 22. 3- LEITURA ALÉM DAS LINHAS EXEMPLO NO MEU BLOG http://profadrianacarrion.blogspot.com.br/201 2/04/leitura-alem-das-linhas.html

×