Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Principais figuras de linguagem

Proeja 160.

  • Be the first to comment

Principais figuras de linguagem

  1. 1. Proeja 160Principais figuras de linguagem
  2. 2. Figuras de linguagemFiguras de linguagem são associações de ideias que exploramdeterminadas construções com a intenção deliberada dereforçar a expressividade.Elas não constituem erros gramaticais, porque têm funçãoestilística.
  3. 3. Principais figuras de linguagem
  4. 4. Comparaçãoestabelece uma equivalência explícita entre um comparante eum comparado, por meio de um termo de comparação, quepode ser palavra ou locução.Ex.: A vida é como um combate.
  5. 5. Metáforaé o emprego de uma palavra de tal forma que, porsemelhança, por associação de idéias, ela passa a ter, nocontexto, um sentido diferente de seu sentido comum.Ex.: A vida é um combate.
  6. 6. Metonímiatroca entre palavras que mantêm entre si uma relação deproximidade de sentidos.Ex.: Ganhar o pão com o suor do rosto. (suor em vez detrabalho)
  7. 7. Personificação (ou prosopopeia)atribuição de características de seres animados ou humanos aseres inanimados ou irracionais.Ex.: “ Olha, o amor pulou o muro O amor subiu na árvore”(Carlos Drummond de Andrade)
  8. 8. Eufemismosuavização de expressões desagradáveis, agressivas ouchocantes.Ex.: Ela passou desta para melhor. (= morreu)
  9. 9. Ironiafigura através da qual se sugere o contrário do que se fala.Ex.: Ela é linda, espanta até os postes.
  10. 10. Hipérboleconstitui-se no exagero da expressão para reforçar um ideia.Ex.: Há um século que te espero!
  11. 11. Antíteseé o emprego de palavras ou expressões de sentidos opostos.Ex.: “Bebo silenciosamente a essas imagens da morte e davida.”(Rubem Braga)
  12. 12. Anáforarepetição regular de uma palavra ou expressão, em geral noinício de orações.Exemplo:“Salvar a infância, salvar a saúde,Salvar a arte, de quem censura,A democracia da ditadura”.(Milôr Fernandes)
  13. 13. Onomatopeiaconsiste em reproduzir sons ou ruídos por meio dos sons daspróprias palavras.Ex.: “ Éco! Éco! – gritavam tucanos verdes.
  14. 14. Catacreseé o emprego impróprio de um termo, por não existir termoadequado para designar certas ações, coisas ou qualidades.Ex. : A asa do bule está quebrada.
  15. 15. Gradaçãoé a apresentação de ideias em andamento crescente oudecrescente, por meio de palavras diferentes.Ex.: Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudodigere, tudo acaba.” (Padre Vieira

×