Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Os milagres e as predições
segundo o espiritismo
A Gênese
 Último livro de Kardec, editado em
1868;
 a Gênese é um livro científico,
começa abordando a revelação
espírit...
 Do 4º ao 9º cap. há uma síntese sobre a
formação do universo, sistemas solares,
matéria, a Terra, o tempo e sua relativi...
De acordo com a Ciência, a origem do
Universo fundamenta-se no Big Bang.
O nosso planeta nativo se formou ao mesmo
tempo q...
Da evolução das espécies e dos mundos
 “Acompanhando-se passo a passo a série dos
seres, dir-se-ia que cada espécie é um
...
Só a Doutrina Espírita consegue explicar o “elo
perdido”, entre o tipo animal mais perfeito e
evoluído da classe dos símio...
Cap XI – a Gênese espiritual
 Do item 18 ao 22 há a descrição de como se dá a reencarnação
de um espírito que vai reencar...
Cap XI – a Gênese espiritual
 Do item 28 a 32 fala da origem do homem na Terra,
das diversas raças, do seu aparecimento e...
A Gênese Moisaica
Período astronômico
Aglomeração da matéria
cósmica universal
formando o Sol, a Terra e
todos os planetas...
Período secundário
Atmosfera mais depurada
Primeiras árvores
Grandes répteis aquáticos e
anfíbios
Quarto dia
O sol, a luz ...
Os milagres e as predições
 Finalmente Kardec aborda os “milagres” e as
“profecias” na Bíblia.
Na realidade o
conceito
de...
As predições ou profecias
 Da mesma forma, as profecias não são
ocorrências em que as leis de Deus possam ser
derrogadas,...
Esboço do livro A Gênese - curso básico espiritismo - Escola Aprendizes do Evangelho
Esboço do livro A Gênese - curso básico espiritismo - Escola Aprendizes do Evangelho
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Esboço do livro A Gênese - curso básico espiritismo - Escola Aprendizes do Evangelho

7,123 views

Published on

Apresentação do Livro de Alan kardec A Gênese, curso básico da Escola de Aprendizes do Evangelho - Aliança Espírita Evangélica.

Published in: Spiritual
  • Parabéns!! Amei o Esboço do Livro A Gênese , me instigou a ler mais uma vez essa maravilhosa obra da Codificação!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Esboço do livro A Gênese - curso básico espiritismo - Escola Aprendizes do Evangelho

  1. 1. Os milagres e as predições segundo o espiritismo
  2. 2. A Gênese  Último livro de Kardec, editado em 1868;  a Gênese é um livro científico, começa abordando a revelação espírita;  Fala sobre Deus e sua existência;  Fala sobre o bem e o mal;  Reafirma que no espiritismo não existem mistérios;  E que é uma obra resultante de ensino coletivo e simultâneo de muitos espíritos.
  3. 3.  Do 4º ao 9º cap. há uma síntese sobre a formação do universo, sistemas solares, matéria, a Terra, o tempo e sua relatividade, não numa análise apenas sob a visão da Astronomia ou da Geografia, mas com profundas reflexões filosóficas de cada fenômeno;
  4. 4. De acordo com a Ciência, a origem do Universo fundamenta-se no Big Bang. O nosso planeta nativo se formou ao mesmo tempo que o Sol e o resto do Sistema Solar pela condensação de uma nuvem de gás no espaço interestelar. O Espiritismo, na Gênese planetária, compatibiliza-se com a Ciência, entendendo que deve haver apenas o acréscimo de certos dados de ordem espiritual, uma vez que todos os acontecimentos são planejados, iniciados e guiados no plano extraterreno.
  5. 5. Da evolução das espécies e dos mundos  “Acompanhando-se passo a passo a série dos seres, dir-se-ia que cada espécie é um aperfeiçoamento, uma transformação da espécie inferior.”  “Ainda que isso lhe fira o orgulho, tem o homem que se resignar a não ser no seu corpo material mais que o último anel de animalidade na Terra.”
  6. 6. Só a Doutrina Espírita consegue explicar o “elo perdido”, entre o tipo animal mais perfeito e evoluído da classe dos símios e o homem. Ocorre que os espíritos diretores de nossa evolução fizeram a modificação necessária no astral, para que então a raça humana pudesse passar a existir e desenvolver-se em contínuo progresso, evoluindo através das asas da razão e do sentimento.
  7. 7. Cap XI – a Gênese espiritual  Do item 18 ao 22 há a descrição de como se dá a reencarnação de um espírito que vai reencarnar num novo corpo em vias formação, explicando como o laço fluídico (que é um prolongamento do perispírito) se liga aos poucos ao ser que está se formando, molécula a molécula.  À medida em que se aperta este laço fluídico ao se aproximar o momento do nascimento da criança, o espírito vai perdendo a consciência, que só retorna quando o novo ser respira no mundo dos vivos, mesmo assim perdendo toda a lembrança do seu passado.
  8. 8. Cap XI – a Gênese espiritual  Do item 28 a 32 fala da origem do homem na Terra, das diversas raças, do seu aparecimento em diversos pontos do planeta, dos diferentes graus de evolução. O item 38 fala da raça adâmica e sua contribuição para o progresso da humanidade na Terra.  É a explicação da doutrina dos “anjos decaídos”, pois foi formada por espíritos adiantados intelectualmente, que vieram reencarnar na Terra ainda primitiva, ao serem expulsos do seu planeta de origem, que subiria um degrau na evolução dos mundos.
  9. 9. A Gênese Moisaica Período astronômico Aglomeração da matéria cósmica universal formando o Sol, a Terra e todos os planetas Primeiro dia O Céu e a Terra Dia e noite Período primário Endurecimento das camadas da Terra Atmosfera espessa, impenetrável Precipitação gradual da água Segundo dia Separação das águas que estão sob o firmamento das que estão acima Período de transição As águas cobrem o globo Aparecimento do Sol Primeiros seres rudimentares Primeiros seres marinhos Terceiro dia As águas sob o firmamento se juntam O elemento árido aparece A Terra, os mares , as plantas
  10. 10. Período secundário Atmosfera mais depurada Primeiras árvores Grandes répteis aquáticos e anfíbios Quarto dia O sol, a luz e as estrelas Período terciário Formação dos continentes Formação dos mares Animais terrestres gigantescos Vegetais e animais atuais Pássaros Quinto dia Os peixes e os pássaros Período quaternário ou pós- diluviano Terrenos de aluvião Vegetais e animais atuais O homem Sexto dia Os animais terrestres O homem
  11. 11. Os milagres e as predições  Finalmente Kardec aborda os “milagres” e as “profecias” na Bíblia. Na realidade o conceito de milagre é uma ocorrência em que se derrogou a lei natural, ou seja, a lei de Deus. Não sendo possível isso, o dito “milagre” nada mais é que a manipulação destas leis por um espírito evoluído como Jesus, que as conhecia muito bem.
  12. 12. As predições ou profecias  Da mesma forma, as profecias não são ocorrências em que as leis de Deus possam ser derrogadas, mas sim uma visão mais ampla do encadeamento natural dos fatos, que alguns espíritos mais evoluídos tem, podendo assim prever certos acontecimentos, sem incorrer em interferência no livre-arbítrio.

×