Seja estagio-iii

1,893 views

Published on

EJA

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,893
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1,573
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Seja estagio-iii

  1. 1. PREFEITURA MUNICIPAL DE SALVADOR – PMS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA - SMEC COORDENADORIA DE APOIO E ENSINO PEDAGÓGICO – CENAP Diário deClasse Segmento da Educação de Jovens e Adultos SEJA I Estágio III
  2. 2. Diário de Classe Educação de Jovens e Adultos Escola: CRE: Ato de Criação: Diário Oficial:___/___/___ Ano: Semestre Letivo: Turma: Turno: Professor (a):
  3. 3. APRESENTAÇÃO “De tudo ficaram três coisas: A certeza de que estamos sempre começando... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Fazer da interrupção um caminho novo... Da queda um passo de dança... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte... Da procura... Um encontro" Fernando Pessoa Iniciar o período letivo é sempre um grande desafio para os(as) alunos(as) e professores(as). Diante da expectativa em relação ao novo, nutrimos um sentimento de renovação de ânimos e esperança frente as possibilidades de mudanças. E esta possibilidade é que nos desafia a realizar um trabalho que possa contribuir com a vida e aprendizagem dos educandos jovens e adultos. O Diário de Classe é um valioso instrumento pedagógico que, no cotidiano escolar, auxilia a sistematização, organização e análise da aprendizagem dos(as) alunos(as) e do trabalho realizado pelo professor(a). O Diário de Classe para o SEJA I – Segmento da Educação de Jovens e Adultos visa nortear a ação pedagógica no que concerne à observação, registro e avaliação dos avanços e dificuldades apresentadas pelos alunos no processo de construção do conhecimento. As habilidades definidas para o 1º Segmento da Educação de Jovens e Adultos representam um referencial pedagógico norteador da sistemática de avaliação da aprendizagem. Significa dizer que as habilidades demarcam a trajetória dos processos educativos dos alunos, possibilitando ao professor selecionar indicadores da aprendizagem necessários para elaboração do planejamento em cada estágio do segmento da educação de jovens e adultos.
  4. 4. ORIENTAÇÕES 1. O Diário de Classe é um dos instrumentos de acompanhamento e registro do desempenho dos alunos. 2. O diagnóstico inicial constitui-se no eixo norteador de classificação e reclassificação do aluno no semestre. 3. A avaliação é uma referência pedagógica para o planejamento bimestral do professor, tomando como marco de aprendizagem as habilidades das áreas do conhecimento. 4. Nos pareceres descritivos, em texto único, constará o perfil do aluno quanto a:  Característica pedagógica: desempenho da aprendizagem nas áreas do conhecimento apresentadas, relações estabelecidas entre a aprendizagem e a sua vivência prática/conhecimento de mundo;  Características sócio-emocionais, análise do contexto social, aspectos psicológicos quanto à introspecção, extroversão, comportamento com o grupo da comunidade escolar (relação interpessoal);  Aproveitamento e desempenho teórico e prático. 5. A avaliação do desempenho do aluno é diagnóstica, processual, contínua, participativa e formativa. 6. Os estudos de recuperação dar-se-ão no processo em paralelo ao desenvolvimento do semestre didático. 7. O professor deverá manter o Diário de Classe em ordem e atualizado, sem emendas e rasuras, registrando diariamente a freqüência dos alunos e as informações sobre o trabalho realizado em sala de aula. 8. Organização e sistematização do processo de avaliação:  Cada área de conhecimento está dividida em eixos de aprendizagem;  Cada eixo tem, no Diário de Classe, um número de indicadores de aprendizagem, ou seja, habilidades a serem construídas pelos alunos no decorrer do semestre letivo;  O professor deverá escolher cinco habilidades, conforme o planejamento do bimestre, para avaliar o aluno;  Cada habilidade será avaliada na perspectiva da ampliação dos conhecimentos já construídos, atribuindo às mesmas, no final de cada bimestre, um valor numérico de 1,0 ou 2,0, calculado conforme a TABELA DE CONVERSÃO DOS INDICADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: VALORES QUANTITATIVOS PARA HABILIDADES ADQUIRIDAS;  Ao final do semestre letivo, o aluno terá um total de pontos equivalente ao somatório dos valores atribuídos às habilidades por área de conhecimento, assinaladas pelo professor de acordo com o desempenho do aluno, nos bimestres.  A média do semestre será definida com base nos somatórios dos valores atribuídos as habilidades nos bimestres divididos por dois; 9. As habilidades assinaladas como em processo no 1º bimestre poderão ser retomadas no planejamento da avaliação do 2º bimestre. 10. Os avanços do aluno em relação ao desenvolvimento das habilidades num ou noutro bimestre devem compor o parecer descritivo, independente das habilidades avaliadas.
  5. 5. TABELA DE CONVERSÃO DOS INDICADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: VALORES QUANTITATIVOS PARA HABILIDADES ADQUIRIDAS ÁREA EIXOS ESTÁGIO III SIM EM PROCESSO Linguagem Oral 2,0 x 2= 4,0 1,0 x 2= 2,0 Leitura 2,0 x 4= 8,0 1,0 x 4= 4,0 Língua Portuguesa Escrita 2,0 x 4= 8,0 1,0 x 4= 4,0 Números e Operações 2,0 x 4= 8,0 1,0 x 4= 4,0 Medidas 2,0 x 2= 4,0 1,0 x 2= 2,0 Geometria 2,0 x 2= 4,0 1,0 x 2= 2,0Matemática Tratamento da Informação 2,0 x 2= 4,0 1,0 x 2= 2,0 História 2,0 x 3= 6,0 1,0 x 3= 3,0 Geografia 2,0 x 3= 6,0 1,0 x 3= 3,0Estudo da Sociedade e da Natureza Ciências 2,0 x 4= 8,0 1,0 x 4= 4,0 QUANTITATIVO POR BIMESTRE LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA Somatório dos valores atribuídos às habilidades de Linguagem Oral, Leitura e Escrita Somatório dos valores atribuídos às habilidades de Números e Operações, Medidas, Geometria, Tratamento da Informação Somatório dos valores atribuídos às habilidades de História, Geografia, Ciências MÉDIA DO SEMESTRE POR ÁREA DO CONHECIMENTO Somatório do 1º e 2º bimestre ÷ 2
  6. 6. CONHECENDO A TURMA Nº. NOME COMPLETO DO ALUNO IDADE ESTÁGIO NO SEMESTRE ANTERIOR TEMPO DE PERMANÊNCIA NA ESCOLA 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 Turma:________________________
  7. 7. ACOMPANHAMENTO DA FREQUÊNCIA Índice de desempenho por bimestreFREQUÊNCIA Área do Conhecimento 1º 2º Média Final Dias Meses Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Língua Portuguesa 01 02 03 04 05 Matemática 06 07 08 09 10 Estudos da Sociedade e da Natureza 11 OBSERVAÇÕES: 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Faltas (mês) RESULTADO FINAL Aluno (a): nº.
  8. 8. REGISTRO DO DESEMPENHO DO ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARECER DESCRITIVO FINAL Aluno (a): nº.
  9. 9. INDICADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM – ESTÁGIO III LÍNGUA PORTUGUESA HABILIDADES 1º Bimestre 2º Bimestre LINGUAGEM ORAL SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB1 Elaborar argumento a partir de novas informações, incorporando novas palavras e significados ao seu universo vocabular. 3HAB2 Ampliar as formas de expressão através de recontos de várias modalidades textuais (conto, história, repentes, dramatizações, recitais, crônicas, etc.). LEITURA SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB3 Analisar criticamente o texto, compreendendo a mensagem com seus conhecimentos prévios. 3HAB4 Buscar informações sobre os assuntos abordados e estabelecer relações entre a leitura e a realidade social. 3HAB5 Utilizar glossários e dicionários para pesquisar o significado de palavras desconhecidas. 3HAB6 Observar no texto narrativo a separação entre o discurso do narrador e o discurso direto das personagens e as marcas dessa separação (travessão e dois pontos). ESCRITA SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB7 Produzir textos com o mínimo de clareza e coerência, utilizando, recursos básicos de coesão (conjunções, advérbios, preposições, etc.). 3HAB8 Construir textos como forma de expressão, selecionar o estilo, linguagem, observando a coerência e coesão textual. 3HAB9 Segmentar o texto, utilizando adequadamente a pontuação no final das frases, letras maiúsculas no início de frase, de nomes próprios e título. 3HAB4 Fazer uso de glossários e dicionários para pesquisas do significado de palavras desconhecidas e dúvidas na grafia. MATEMÁTICA HABILIDADES 1º Bimestre 2º Bimestre NÚMERO E OPERAÇÕES SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB1 Utilizar estratégias para quantificar: contagem, estimativa, empilhamentos, comparação entre agrupamento etc. 3HAB2 Empregar os termos: unidade, dezena, centena e milhar para identificar os respectivos agrupamentos. 3HAB3 Ampliar os procedimentos de cálculos, escrito, exato, aproximado pela antecipação, pelo conhecimento das propriedades das operações e verificação de resultados. 3HAB4 Resolver problemas aditivos e subtrativos considerando a diversidade de significados dessas operações (transformação positiva ou negativa, comparação e composição de transformação). MEDIDAS SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB5 Utilizar procedimentos e instrumentos de medida, em função do problema e da precisão do resultado. 3HAB6 Efetuar cálculos estabelecendo relações entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, registrando-os. GEOMETRIA SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO Aluno (a): nº.
  10. 10. 3HAB7 Descrever a posição e representar a movimentação dos objetos no espaço a partir da observação de mapas, globo terrestre e planisfério, empregando o vocabulário referente a noção de grandeza, posição direção e sentido. 3HAB8 Distribuir de maneira adequada registro sobre o papel (transcrição de textos, reprodução de desenhos, tabelas e gráficos). TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB9 Construir e interpretar formas convencionais de registro em tabelas e gráficos. 3HAB10 Utilizar dados contidos em tabelas e gráficos, na resolução de situações-problema. ESTUDOS DA SOCIEDADE E DA NATUREZA HABILIDADES 1º Bimestre 2º Bimestre HISTÓRIA SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB1 Identificar os aspectos essenciais do sistema político democrático brasileiro, relacionando com os direitos civis, políticos e sociais. 3HAB2 Discutir a problemática do preconceito que envolve grupos marginalizados ao longo da história, a exemplo de negros, indígenas, mulheres, idosos, crianças, homossexuais. 3HAB3 Problematizar fatos da atualidade que envolve as relações entre homem, natureza e mundo do trabalho. GEOGRAFIA SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB4 Localizar no mapa político do Brasil e do estado os municípios de origem e de moradia atual. 3HAB5 Perceber as principais características geográficas (vegetação, relevo e clima) da cidade de Salvador, compreendendo a formação do seu território. 3HAB6 Diferenciar as diversas formas de organização, produção e ocupação dos espaços rurais e urbanos. CIÊNCIAS SIM EM PROCESSO SIM EM PROCESSO 3HAB7 Desenvolver atitudes responsáveis com relação à saúde, a sexualidade e a educação das gerações mais novas e respeito aos idosos. 3HAB8 Compreender a importância da higiene da água e dos alimentos para construção de hábitos saudáveis. 3HAB9 Conhecer os danos causados pela exploração indiscriminada e predatória dos recursos ambientais. 3HAB10 Reconhecer as contribuições do desenvolvimento científico e tecnológico como meio de ampliar a produtividade do trabalho humano.

×