SlideShare a Scribd company logo
1 of 12
Maçonaria Marta Mendes 11K
CONSTRUÇÃO - O nome Maçonaria vem do francês "Maçonnerie", que significa uma construção, feita por um pedreiro, o "maçon". A Maçonaria terá, assim, como objectivo essencial, a edificaçao de qualquer coisa. O maçon, o pedreiro-livre em vernáculo portugês, será portanto o construtor, o que trabalha para erguer um edifício. JUSTIÇA SOCIAL - O que lhe importa é um homem melhor dentro de uma sociedade melhor. ACLASSISMO - "A Maçonaria honra igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual” APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL - Melhoria económico-social, intelectual de afinamento das faculdades, no pensar, e no enriquecimento adquiridos. Pensamento livre: não são necessáriamente ateus, vão do ateu ao mulçumano. FRATERNIDADE - "A Maçonaria estende a todos os homens os laços fraternais que unem os maçons sobre a superfície do globo" DEMOCRACIA, IGUALDADE - Todo o poder reside no povo. Todos os maçons são iguais, independentemente do grau a que pertençam.
OFICINAS[Lojas]Cada Maçonaria nacional está estruturada em células autónomas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si", designadas por oficinas. Existem dois tipos de oficinas, chamados lojas e triângulos. A loja é composta por um mínimo de sete maçons perfeitos, não conhecendo limite máximo de membros. O triângulo é composto por três maçons perfeitos, pelo menos, e por seis, no máximo, passando a loja quando um sétimo membro se lhe vem agregar. Uma loja completa possui dez funcionários, que são: 	> Venerável ou Presidente, que preside aos trabalhos e os orienta.	> Primeiro Vigilante, que dirige os trabalhos dos companheiros e vela pela disciplina geral.	> Segundo Vigilante, que tem por função a instrução dos aprendizes.	> Orador, encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles extrair as conclusões; é ainda o representante da Lei maçónica.	> Secretário, que redige as actas das sessões e se ocupa das relações administrativas entre a loja e a Obediência.	> Mestre de Cerimónias, que introduz na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimónias de iniciação.	> Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira. Os cargos, do Venerável ao Secretário, são chamados as “luzes da oficina”.
A primeira fase da Maçonaria Feminina em Portugal, nasce na I República, em 1881, com a primeira Loja Feminina de Adopção, por Adelaide Cabete, uma activista pelos Direitos das Mulheres. http://feminina.memphismisraim.pt/
Acácia - Ou “mimosa”, representa a inocência e a pureza, a segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram encontraram no seu túmulo improvisado. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura. Avental - Simbolo do trabalho Maçónico. Os aprendizes e companheiros usam avental branco sem qualquer ornamento. Existem obediências em que os companheiros usam avental branco, bordoado com a cor do rito. Os mestres usam avental branco, bordoado com a cor do rito (azul ou vermelho), com letras/símbolos da mesma cor da banda.  Cinzel - Símbolo da força e da tenacidade, do discernimento, dos conhecimentoa adquiridos e das decisões tomadas. É inseparável do malhete.
Colunas - Símbolo dos limites do mundo, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo. Compasso - Representa a justiça e a exactidão, símbolo do espírito, do pensamento, do relativo (círculo) dependente do ponto ínicial (absoluto). Os circulos traçados com o compasso representam as lojas. Corda de nós - Corda de nós e borla nas extremidades, em volta da parte superior do templo. Simboliza a união fraterna entre os maçons. Dependente do rito praticado pode variar o número de nós na corda. Espada - Símbolo do Verbo, do pensamento activo transmitido pelo iniciado
Triângulo - O triângulo com o olho no meio simboliza o Sol, a expressão visivel de Deus, de que emana a luz e a vida. Esquadro - Resultado da união da linha vertical com a linha horizontal, é o simbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Simboliza a moralidade. Estrela de 5 pontas - Também chamada de “pentagrama”, é o canon do número de ouro, ou seja, é o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho, o Homem nos seus cinco aspectos: fisico, emocional, mental, intuitivo e espiritual, o Homem de braços abertos mas sem virilidade porque dominou as suas paixões e emoções. As estrelas representam as lágrimas da beleza da criação. Tem no centro a letra G.
Fio de prumo - Símbolo da profundidade do conhecimento e da sua rectidão. Significa ainda a elevação do progresso inicial. Lua - Como reflexo do Sol, simboliza a vida e a saúde. Simbolo do feminino, da instabilidade, da mudança, da imaginação e da sensibilidade. Malhete - Pequeno martelo, emblema da vontade activa, do trabalho e da força material. Instrumento de direcção, poder e autoridade. Nível - Símbolo da igualdade social básica e da serenidade imparcial do juizo. Representa também a justiça para com os semelhantes.
Pavimento mosaico - Também chamado de “quadrado longo”, chão de xadrez preto e branco, com que devem ser revestidos os templos. Símbolo da diversidade, da oposição dos contrários, do bem e do mal, do espírito e do corpo, da luz e das trevas. Pedra bruta - Símbolo das imperfeições do espírito que o maçon deve procurar corrigir, da liberdade total do aprendiz e do maçon em geral. Pedra polida - Símbolo da obra-prima que o aprendiz deve realizar. Régua - Símbolo da rectidão, do método, da lei, do aperfeiçoamento em toda a construção. Símbolo característico do rito de Memphis Misraim.
Romã - Símbolo da unidade entre os maçons, separados na sua individualidade e personalidade mas unidos por um ideal comum. Sol - Símbolo da vida, da saúde, do equilíbrio, da força. Templo - Representa o coração humano. Símbolo da construção maçónica por excelência, da paz profunda para que caminham todos os maçons. Três pontos - Símbolo com várias interpretações, luz, trevas e tempo, nascimento, vida e morte, sabedoria, força e beleza, liberdade, igualdade e fraternidade.
“Têm sido perseguidos ao longo dos séculos.” “Têm estado na linha da frente de revoluções de 1910, ou a de 25 de Abril de 1974.” “Estão na base de organizações como a UNESCO, a Cruz Vermelha, ou os Escuteiros.” http://www.youtube.com/watch?v=Put3K0Tp_go
Bibliografia http://www.maconariaportugal.com/a-maconaria http://www.maconaria.net/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=169&Itemid=10

More Related Content

What's hot

A pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçom
A pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçomA pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçom
A pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçomJose Renato Dos Santos
 
Aldo lavagnini - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini  - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)Aldo lavagnini  - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)Igor Silva
 
Ritual aprendiz maçom
Ritual aprendiz maçomRitual aprendiz maçom
Ritual aprendiz maçomfalundile
 
Liber 333 - O Livro das Mentiras
Liber 333 - O Livro das MentirasLiber 333 - O Livro das Mentiras
Liber 333 - O Livro das MentirasMarcelo Ferreira
 
Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)Igor Silva
 
9624866 a-magia-da-franco maconaria
9624866 a-magia-da-franco maconaria9624866 a-magia-da-franco maconaria
9624866 a-magia-da-franco maconariaesioluis
 
Ritual rosacruz
Ritual rosacruzRitual rosacruz
Ritual rosacruzItanimulli
 
7a instrução oficial.docx
7a instrução oficial.docx7a instrução oficial.docx
7a instrução oficial.docxRobertoFailache1
 
A História da Ordem Rosacruz AMORC
A História da Ordem Rosacruz AMORCA História da Ordem Rosacruz AMORC
A História da Ordem Rosacruz AMORCPaulo Magalhães
 
O grau de past master
O grau de past masterO grau de past master
O grau de past masterjasbranco
 
Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -
Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -
Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -RODRIGO ORION
 
Religiões Proféticas
Religiões ProféticasReligiões Proféticas
Religiões Proféticasescolamaxcolin
 
Martinho Lutero, a Rosa e a Cruz
Martinho Lutero, a Rosa e a CruzMartinho Lutero, a Rosa e a Cruz
Martinho Lutero, a Rosa e a CruzElizlili
 
A origem da maçonaria por maximo
A origem da maçonaria   por maximoA origem da maçonaria   por maximo
A origem da maçonaria por maximoMaximo Souza
 
O poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda berg
O poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda bergO poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda berg
O poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda bergGevluz de Luz
 
Dinamicas de grupo mocidade (1)
Dinamicas de grupo mocidade (1)Dinamicas de grupo mocidade (1)
Dinamicas de grupo mocidade (1)Alice Lirio
 
Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)
Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)
Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)orismagus
 

What's hot (20)

A pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçom
A pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçomA pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçom
A pedra bruta_e_a_importância_da_reforma_íntima_no_maçom
 
Aldo lavagnini - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini  - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)Aldo lavagnini  - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini - MANUAL DO APRENDIZ (tradução de Roger Avis)
 
Ritual aprendiz maçom
Ritual aprendiz maçomRitual aprendiz maçom
Ritual aprendiz maçom
 
Liber 333 - O Livro das Mentiras
Liber 333 - O Livro das MentirasLiber 333 - O Livro das Mentiras
Liber 333 - O Livro das Mentiras
 
Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)
Aldo lavagnini - MANUAL DO MESTRE (tradução de Roger Avis)
 
9624866 a-magia-da-franco maconaria
9624866 a-magia-da-franco maconaria9624866 a-magia-da-franco maconaria
9624866 a-magia-da-franco maconaria
 
A maçonaria
A maçonariaA maçonaria
A maçonaria
 
Ritual rosacruz
Ritual rosacruzRitual rosacruz
Ritual rosacruz
 
O que é o espiritismo
O que é o espiritismoO que é o espiritismo
O que é o espiritismo
 
7a instrução oficial.docx
7a instrução oficial.docx7a instrução oficial.docx
7a instrução oficial.docx
 
JUDAÍSMO
JUDAÍSMOJUDAÍSMO
JUDAÍSMO
 
A História da Ordem Rosacruz AMORC
A História da Ordem Rosacruz AMORCA História da Ordem Rosacruz AMORC
A História da Ordem Rosacruz AMORC
 
O grau de past master
O grau de past masterO grau de past master
O grau de past master
 
Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -
Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -
Os segredos do Mestre Macom- Segredos Revelados -
 
Religiões Proféticas
Religiões ProféticasReligiões Proféticas
Religiões Proféticas
 
Martinho Lutero, a Rosa e a Cruz
Martinho Lutero, a Rosa e a CruzMartinho Lutero, a Rosa e a Cruz
Martinho Lutero, a Rosa e a Cruz
 
A origem da maçonaria por maximo
A origem da maçonaria   por maximoA origem da maçonaria   por maximo
A origem da maçonaria por maximo
 
O poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda berg
O poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda bergO poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda berg
O poder da cabala, tecnologia para a alma - yehuda berg
 
Dinamicas de grupo mocidade (1)
Dinamicas de grupo mocidade (1)Dinamicas de grupo mocidade (1)
Dinamicas de grupo mocidade (1)
 
Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)
Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)
Taro Das Bruxa (Alessandro Lobo)
 

Viewers also liked

A maconaria no brasil
A maconaria no brasilA maconaria no brasil
A maconaria no brasiljbps
 
Tema Paralelo Maçonaria Rafael Noronha
Tema Paralelo   Maçonaria   Rafael NoronhaTema Paralelo   Maçonaria   Rafael Noronha
Tema Paralelo Maçonaria Rafael NoronhaRafael Noronha
 
Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)
Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)
Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)Renata Carvalho Silva
 
Acacia julho 2012_
Acacia julho 2012_Acacia julho 2012_
Acacia julho 2012_Vai Totó
 
Símbolos da maçonaria
Símbolos da maçonariaSímbolos da maçonaria
Símbolos da maçonariaLuan Diego
 
Jb news informativo nr. 1.015
Jb news   informativo nr. 1.015Jb news   informativo nr. 1.015
Jb news informativo nr. 1.015Informativojbnews
 
Entendendo o decálogo
Entendendo o decálogoEntendendo o decálogo
Entendendo o decálogoHelio Cruz
 
A maçonaria na visão da justiça brasileira
A maçonaria na visão da justiça brasileiraA maçonaria na visão da justiça brasileira
A maçonaria na visão da justiça brasileiraJose Renato Dos Santos
 
Illuminati - Escola Bíblica Cristo Para as Nações
Illuminati - Escola Bíblica Cristo Para as NaçõesIlluminati - Escola Bíblica Cristo Para as Nações
Illuminati - Escola Bíblica Cristo Para as NaçõesLeandro Sales
 
Tabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonariaTabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonariaAKEL Edin
 
Os 10 lugares mais misteriosos do planeta
Os 10 lugares mais misteriosos do planetaOs 10 lugares mais misteriosos do planeta
Os 10 lugares mais misteriosos do planetaARLINDO JUNIOR
 
Super interessante nº217 - maçonaria
Super interessante   nº217 - maçonariaSuper interessante   nº217 - maçonaria
Super interessante nº217 - maçonariaImpresario
 

Viewers also liked (15)

A maconaria pdf
A maconaria pdfA maconaria pdf
A maconaria pdf
 
Maçonaria
MaçonariaMaçonaria
Maçonaria
 
A maconaria no brasil
A maconaria no brasilA maconaria no brasil
A maconaria no brasil
 
Tema Paralelo Maçonaria Rafael Noronha
Tema Paralelo   Maçonaria   Rafael NoronhaTema Paralelo   Maçonaria   Rafael Noronha
Tema Paralelo Maçonaria Rafael Noronha
 
Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)
Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)
Ritual do grau 33 da Maçonaria (Grande inspetor geral)
 
Acacia julho 2012_
Acacia julho 2012_Acacia julho 2012_
Acacia julho 2012_
 
Símbolos da maçonaria
Símbolos da maçonariaSímbolos da maçonaria
Símbolos da maçonaria
 
Jb news informativo nr. 1.015
Jb news   informativo nr. 1.015Jb news   informativo nr. 1.015
Jb news informativo nr. 1.015
 
Entendendo o decálogo
Entendendo o decálogoEntendendo o decálogo
Entendendo o decálogo
 
A maçonaria na visão da justiça brasileira
A maçonaria na visão da justiça brasileiraA maçonaria na visão da justiça brasileira
A maçonaria na visão da justiça brasileira
 
Illuminati - Escola Bíblica Cristo Para as Nações
Illuminati - Escola Bíblica Cristo Para as NaçõesIlluminati - Escola Bíblica Cristo Para as Nações
Illuminati - Escola Bíblica Cristo Para as Nações
 
Esoterismo
EsoterismoEsoterismo
Esoterismo
 
Tabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonariaTabernáculo da fé e a maçonaria
Tabernáculo da fé e a maçonaria
 
Os 10 lugares mais misteriosos do planeta
Os 10 lugares mais misteriosos do planetaOs 10 lugares mais misteriosos do planeta
Os 10 lugares mais misteriosos do planeta
 
Super interessante nº217 - maçonaria
Super interessante   nº217 - maçonariaSuper interessante   nº217 - maçonaria
Super interessante nº217 - maçonaria
 

Similar to Maçonaria

Maçonaria por marta mendes
Maçonaria   por marta mendesMaçonaria   por marta mendes
Maçonaria por marta mendesDavid Marques
 
Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5
Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5
Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5PIBJA
 
Jb news informativo nr. 0272
Jb news   informativo nr. 0272Jb news   informativo nr. 0272
Jb news informativo nr. 0272JB News
 
399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf
399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf
399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdfMariana Carvalho
 
Jb news informativo nr. 0263
Jb news   informativo nr. 0263Jb news   informativo nr. 0263
Jb news informativo nr. 0263JB News
 
Jb news informativo nr. 0423
Jb news   informativo nr. 0423Jb news   informativo nr. 0423
Jb news informativo nr. 0423JB News
 
O que eh a maconaria por rafael noronha
O que eh a maconaria   por rafael noronhaO que eh a maconaria   por rafael noronha
O que eh a maconaria por rafael noronhaRoberto Rabat Chame
 
Seara dos médiuns chico xavier
Seara dos médiuns   chico xavierSeara dos médiuns   chico xavier
Seara dos médiuns chico xavierhavatar
 
Gnosis: Sabedoria do Ser n1
Gnosis: Sabedoria do Ser n1Gnosis: Sabedoria do Ser n1
Gnosis: Sabedoria do Ser n1Gnosis11
 
Jb news informativo nr. 0416
Jb news   informativo nr. 0416Jb news   informativo nr. 0416
Jb news informativo nr. 0416JB News
 
Mediunidade com Jesus
Mediunidade com JesusMediunidade com Jesus
Mediunidade com Jesushome
 
Jb news informativo nr. 0436
Jb news   informativo nr. 0436Jb news   informativo nr. 0436
Jb news informativo nr. 0436JB News
 
Rizzardo de Camino Cadeia de Uniao
Rizzardo de Camino Cadeia de UniaoRizzardo de Camino Cadeia de Uniao
Rizzardo de Camino Cadeia de UniaoRODRIGO ORION
 

Similar to Maçonaria (13)

Maçonaria por marta mendes
Maçonaria   por marta mendesMaçonaria   por marta mendes
Maçonaria por marta mendes
 
Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5
Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5
Religiões, Seitas e Heresias - Aula 5
 
Jb news informativo nr. 0272
Jb news   informativo nr. 0272Jb news   informativo nr. 0272
Jb news informativo nr. 0272
 
399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf
399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf
399434035-90-MU-A13-Magia-na-Umbanda-Alexandre-Cumino-OK-pdf.pdf
 
Jb news informativo nr. 0263
Jb news   informativo nr. 0263Jb news   informativo nr. 0263
Jb news informativo nr. 0263
 
Jb news informativo nr. 0423
Jb news   informativo nr. 0423Jb news   informativo nr. 0423
Jb news informativo nr. 0423
 
O que eh a maconaria por rafael noronha
O que eh a maconaria   por rafael noronhaO que eh a maconaria   por rafael noronha
O que eh a maconaria por rafael noronha
 
Seara dos médiuns chico xavier
Seara dos médiuns   chico xavierSeara dos médiuns   chico xavier
Seara dos médiuns chico xavier
 
Gnosis: Sabedoria do Ser n1
Gnosis: Sabedoria do Ser n1Gnosis: Sabedoria do Ser n1
Gnosis: Sabedoria do Ser n1
 
Jb news informativo nr. 0416
Jb news   informativo nr. 0416Jb news   informativo nr. 0416
Jb news informativo nr. 0416
 
Mediunidade com Jesus
Mediunidade com JesusMediunidade com Jesus
Mediunidade com Jesus
 
Jb news informativo nr. 0436
Jb news   informativo nr. 0436Jb news   informativo nr. 0436
Jb news informativo nr. 0436
 
Rizzardo de Camino Cadeia de Uniao
Rizzardo de Camino Cadeia de UniaoRizzardo de Camino Cadeia de Uniao
Rizzardo de Camino Cadeia de Uniao
 

More from complementoindirecto (20)

Cavalo Lusitano
Cavalo LusitanoCavalo Lusitano
Cavalo Lusitano
 
O Estudante do Ensino Secundário
O Estudante do Ensino SecundárioO Estudante do Ensino Secundário
O Estudante do Ensino Secundário
 
O Espectador
O EspectadorO Espectador
O Espectador
 
O riso
O risoO riso
O riso
 
Cindy Sherman
Cindy ShermanCindy Sherman
Cindy Sherman
 
flávia
fláviaflávia
flávia
 
A Pantera Cor-de-Rosa
A Pantera Cor-de-RosaA Pantera Cor-de-Rosa
A Pantera Cor-de-Rosa
 
Árvore Prometeu
Árvore PrometeuÁrvore Prometeu
Árvore Prometeu
 
Robert Mapplethorpe
Robert MapplethorpeRobert Mapplethorpe
Robert Mapplethorpe
 
Pink Slime
Pink SlimePink Slime
Pink Slime
 
BrickArt
BrickArtBrickArt
BrickArt
 
Big Brother
Big BrotherBig Brother
Big Brother
 
Testes em Animais
Testes em AnimaisTestes em Animais
Testes em Animais
 
Body Art
Body ArtBody Art
Body Art
 
Charles Manson
Charles MansonCharles Manson
Charles Manson
 
12 k erica-
12 k erica-12 k erica-
12 k erica-
 
Wearable Art
Wearable ArtWearable Art
Wearable Art
 
História da Tatuagem
História da Tatuagem História da Tatuagem
História da Tatuagem
 
Escova de dentes
Escova de dentesEscova de dentes
Escova de dentes
 
Aldous Huxley
Aldous HuxleyAldous Huxley
Aldous Huxley
 

Recently uploaded

Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...azulassessoria9
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...AnaAugustaLagesZuqui
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do séculoBiblioteca UCS
 
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVExpansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVlenapinto
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasrfmbrandao
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...andreiavys
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdfmarlene54545
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa paraAndreaPassosMascaren
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º anoRachel Facundo
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024azulassessoria9
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticash5kpmr7w7
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaCentro Jacques Delors
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docPauloHenriqueGarciaM
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxJustinoTeixeira1
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022LeandroSilva126216
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Centro Jacques Delors
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...MariaCristinaSouzaLe1
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)Centro Jacques Delors
 

Recently uploaded (20)

Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
Considerando as pesquisas de Gallahue, Ozmun e Goodway (2013) os bebês até an...
 
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
Tema de redação - As dificuldades para barrar o casamento infantil no Brasil ...
 
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do séculoSistema de Bibliotecas UCS  - Cantos do fim do século
Sistema de Bibliotecas UCS - Cantos do fim do século
 
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XVExpansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
Expansão Marítima- Descobrimentos Portugueses século XV
 
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturasSistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
Sistema articular aula 4 (1).pdf articulações e junturas
 
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...E a chuva ...  (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
E a chuva ... (Livro pedagógico para ser usado na educação infantil e trabal...
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa paraINTERTEXTUALIDADE   atividade muito boa para
INTERTEXTUALIDADE atividade muito boa para
 
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º anoCamadas da terra -Litosfera  conteúdo 6º ano
Camadas da terra -Litosfera conteúdo 6º ano
 
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
ATIVIDADE 3 - DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM MOTORA - 52_2024
 
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemáticaSlide - SAEB. língua portuguesa e matemática
Slide - SAEB. língua portuguesa e matemática
 
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União EuropeiaApresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
Apresentação | Símbolos e Valores da União Europeia
 
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.docGUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
GUIA DE APRENDIZAGEM 2024 9º A - História 1 BI.doc
 
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfMESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
MESTRES DA CULTURA DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptxM0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
M0 Atendimento – Definição, Importância .pptx
 
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
AULÃO de Língua Portuguesa para o Saepe 2022
 
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
Sopa de letras | Dia da Europa 2024 (nível 1)
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)Quiz | Dia da Europa 2024  (comemoração)
Quiz | Dia da Europa 2024 (comemoração)
 

Maçonaria

  • 2. CONSTRUÇÃO - O nome Maçonaria vem do francês "Maçonnerie", que significa uma construção, feita por um pedreiro, o "maçon". A Maçonaria terá, assim, como objectivo essencial, a edificaçao de qualquer coisa. O maçon, o pedreiro-livre em vernáculo portugês, será portanto o construtor, o que trabalha para erguer um edifício. JUSTIÇA SOCIAL - O que lhe importa é um homem melhor dentro de uma sociedade melhor. ACLASSISMO - "A Maçonaria honra igualmente o trabalho intelectual e o trabalho manual” APERFEIÇOAMENTO INTELECTUAL - Melhoria económico-social, intelectual de afinamento das faculdades, no pensar, e no enriquecimento adquiridos. Pensamento livre: não são necessáriamente ateus, vão do ateu ao mulçumano. FRATERNIDADE - "A Maçonaria estende a todos os homens os laços fraternais que unem os maçons sobre a superfície do globo" DEMOCRACIA, IGUALDADE - Todo o poder reside no povo. Todos os maçons são iguais, independentemente do grau a que pertençam.
  • 3. OFICINAS[Lojas]Cada Maçonaria nacional está estruturada em células autónomas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si", designadas por oficinas. Existem dois tipos de oficinas, chamados lojas e triângulos. A loja é composta por um mínimo de sete maçons perfeitos, não conhecendo limite máximo de membros. O triângulo é composto por três maçons perfeitos, pelo menos, e por seis, no máximo, passando a loja quando um sétimo membro se lhe vem agregar. Uma loja completa possui dez funcionários, que são: > Venerável ou Presidente, que preside aos trabalhos e os orienta. > Primeiro Vigilante, que dirige os trabalhos dos companheiros e vela pela disciplina geral. > Segundo Vigilante, que tem por função a instrução dos aprendizes. > Orador, encarregado de fazer a síntese dos trabalhos e deles extrair as conclusões; é ainda o representante da Lei maçónica. > Secretário, que redige as actas das sessões e se ocupa das relações administrativas entre a loja e a Obediência. > Mestre de Cerimónias, que introduz na loja e conduz aos seus lugares os visitantes, e ajuda o Experto nas cerimónias de iniciação. > Tesoureiro, que recebe as quotizações e outros fundos da loja e vela pela sua organização financeira. Os cargos, do Venerável ao Secretário, são chamados as “luzes da oficina”.
  • 4. A primeira fase da Maçonaria Feminina em Portugal, nasce na I República, em 1881, com a primeira Loja Feminina de Adopção, por Adelaide Cabete, uma activista pelos Direitos das Mulheres. http://feminina.memphismisraim.pt/
  • 5. Acácia - Ou “mimosa”, representa a inocência e a pureza, a segurança e a certeza. Foi um ramo de acácia que os companheiros de Hiram encontraram no seu túmulo improvisado. A Acácia é inicialmente um símbolo da verdadeira Iniciação para uma nova vida, a ressurreição para uma vida futura. Avental - Simbolo do trabalho Maçónico. Os aprendizes e companheiros usam avental branco sem qualquer ornamento. Existem obediências em que os companheiros usam avental branco, bordoado com a cor do rito. Os mestres usam avental branco, bordoado com a cor do rito (azul ou vermelho), com letras/símbolos da mesma cor da banda. Cinzel - Símbolo da força e da tenacidade, do discernimento, dos conhecimentoa adquiridos e das decisões tomadas. É inseparável do malhete.
  • 6. Colunas - Símbolo dos limites do mundo, da vida e da morte, do elemento masculino e do elemento feminino, do activo e do passivo. Compasso - Representa a justiça e a exactidão, símbolo do espírito, do pensamento, do relativo (círculo) dependente do ponto ínicial (absoluto). Os circulos traçados com o compasso representam as lojas. Corda de nós - Corda de nós e borla nas extremidades, em volta da parte superior do templo. Simboliza a união fraterna entre os maçons. Dependente do rito praticado pode variar o número de nós na corda. Espada - Símbolo do Verbo, do pensamento activo transmitido pelo iniciado
  • 7. Triângulo - O triângulo com o olho no meio simboliza o Sol, a expressão visivel de Deus, de que emana a luz e a vida. Esquadro - Resultado da união da linha vertical com a linha horizontal, é o simbolo da rectidão e também da acção do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Simboliza a moralidade. Estrela de 5 pontas - Também chamada de “pentagrama”, é o canon do número de ouro, ou seja, é o símbolo do Homem Perfeito, da Humanidade plena entre Pai e Filho, o Homem nos seus cinco aspectos: fisico, emocional, mental, intuitivo e espiritual, o Homem de braços abertos mas sem virilidade porque dominou as suas paixões e emoções. As estrelas representam as lágrimas da beleza da criação. Tem no centro a letra G.
  • 8. Fio de prumo - Símbolo da profundidade do conhecimento e da sua rectidão. Significa ainda a elevação do progresso inicial. Lua - Como reflexo do Sol, simboliza a vida e a saúde. Simbolo do feminino, da instabilidade, da mudança, da imaginação e da sensibilidade. Malhete - Pequeno martelo, emblema da vontade activa, do trabalho e da força material. Instrumento de direcção, poder e autoridade. Nível - Símbolo da igualdade social básica e da serenidade imparcial do juizo. Representa também a justiça para com os semelhantes.
  • 9. Pavimento mosaico - Também chamado de “quadrado longo”, chão de xadrez preto e branco, com que devem ser revestidos os templos. Símbolo da diversidade, da oposição dos contrários, do bem e do mal, do espírito e do corpo, da luz e das trevas. Pedra bruta - Símbolo das imperfeições do espírito que o maçon deve procurar corrigir, da liberdade total do aprendiz e do maçon em geral. Pedra polida - Símbolo da obra-prima que o aprendiz deve realizar. Régua - Símbolo da rectidão, do método, da lei, do aperfeiçoamento em toda a construção. Símbolo característico do rito de Memphis Misraim.
  • 10. Romã - Símbolo da unidade entre os maçons, separados na sua individualidade e personalidade mas unidos por um ideal comum. Sol - Símbolo da vida, da saúde, do equilíbrio, da força. Templo - Representa o coração humano. Símbolo da construção maçónica por excelência, da paz profunda para que caminham todos os maçons. Três pontos - Símbolo com várias interpretações, luz, trevas e tempo, nascimento, vida e morte, sabedoria, força e beleza, liberdade, igualdade e fraternidade.
  • 11. “Têm sido perseguidos ao longo dos séculos.” “Têm estado na linha da frente de revoluções de 1910, ou a de 25 de Abril de 1974.” “Estão na base de organizações como a UNESCO, a Cruz Vermelha, ou os Escuteiros.” http://www.youtube.com/watch?v=Put3K0Tp_go