AMADEU DE SOUZA CARDOSO Pintor português, pioneiro da arte moderna…
Dados Biográficos Nome: Amadeu de Souza Cardoso Data de nascimento: 14 de Novembro de 1887 Naturalidade: Amarante Data de falecimento: 25 de Outubro de 1918 Pai: José Emídio de Sousa Cardoso Mãe: Emília Cândida Ferreira Cardoso Importância: Pintor português, pioneiro da arte moderna.
Percurso Académico Amadeu de Souza Cardoso começou logo cedo por manifestar os seus dotes para desenho, especialmente como caricaturista. Este frequentava a Academia de Belas-Artes, em Lisboa, onde estudava Arquitectura mas aos 19 anos mudou-se para Paris, Montparnasse e aí contactou com o Impressionismo, Expressionismo e Cubismo, dedicando-se, assim a pintura.
Percurso Profissional Em 1908 instalou-se no número catorze da Cité de Falguière. Em Paris, frequentou ateliers preparatórios para Academia de Beaux-Arts e a Academia Viti do pintor catalão Anglada Camarasa. Em 1910 fez uma estadia de alguns meses em Bruxelas e em 1911 expôs trabalhos no Salon des Indépendants , em Paris, havendo-se aproximado de grandes artistas. Em 1912 publicou um álbum com vinte desenhos e, em seguida, copiou o conto de Gustave Flaubert, "La Légende de Saint Julien l'Hospitalier" , trabalhos ignorados pelos apreciadores de arte.
Percurso Profissional (cont.) Em 1913 participou numa exposição com oito trabalhos nos Estados Unidos da América, no Armory Show , de seguida voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposições, no Porto e em Lisboa. Nesse mesmo ano participou ainda no Herbstsalon da Galeria Der Sturm , em Berlim. Em 1914 encontrou-se em Barcelona com Antoni Gaudí, e partiu para Madrid onde foi surpreendido pelo início da I Guerra Mundial. Regressou então a Portugal, onde iniciou a carreira na experiência de novas formas de expressão, tendo pintado com grande persistência ao ponto de, em 1916, expor no Porto 114 obras com o título "Abstraccionismo", que foram também expostas em Lisboa, num e noutro caso com novidade e algum escândalo. Nos seus últimos trabalhos experimentou novas formas e técnicas, como as colagens e outras formas de expressão plástica.
Morte Em 25 de Outubro de 1918, aos 31 anos de idade, Amadeu morreu prematuramente, vítima da "pneumónica" que agravava em Portugal.
Prémio Souza Cardoso Em 1925, a França realizou a obra do pintor, com 150 trabalhos, bem aceites pelo público e pela crítica. Dez anos depois, em Portugal, foi criado um prémio para distinguir pintores modernistas, que recebeu o nome de " Prémio Souza Cardoso".