Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ft sida

618 views

Published on

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ft sida

  1. 1. Agrupamento de Escolas do Forte da Casa Escola Básica Padre José Rota Ficha de Trabalho de Ciências Naturais Nome __________________________________________ Nº____ Turma ____ SIDA A SIDA é uma deficiência do sistema imunitário causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Umavez diagnosticada, a situação é considerada fatal. Mas nem todos os indivíduos infectados com HIV manifestamsintomas, consideram-se portadores e potenciais transmissores do vírus a outras pessoas. As estatísticas feitas na Europa, demonstram que o maior número de casos diagnosticados aconteceu, nosúltimos 20 anos, em toxicodependentes, seguidos dos heterossexuais, dos homossexuais e bissexuais do sexomasculino. Todos os dias, cerca de 8500 crianças e jovens de todo o Mundo são infectados pelo HIV. O vírus é,essencialmente, transmitido por via sexual e via sanguínea e, também, de mãe portadora para o filho, durante agravidez, parto ou amamentação. No entanto, não é transmitido pela saliva, por um simples beijo no rosto (o risco deinfecção através de um beijo profundo ainda não foi demonstrado), pelo uso de casas de banho públicas, pelostalheres, pratos ou copos, pelo aperto de mão, pelas picadas de mosquitos ou insectos. Os indivíduos que têm SIDA não morrem propriamente desta doença mas sim das doenças que vão sendocontraídas, porque o HIV destrói o sistema imunitário impossibilitando, desta forma, o combate de algumas doençaspor parte do organismo. Ainda não há cura para a SIDA. Por isso, a prevenção é a medida mais importante na lutacontra esta doença.QUESTÕES1. Indica o que significa SIDA._______________________________________________________________________________________________2. Explica o que significa ser portador da SIDA.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3. Identifica alguns comportamentos de risco.___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________4. Menciona algumas situações em que não são consideradas de risco.________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________5. Comenta a seguinte afirmação: “Os indivíduos que têm SIDA não morrem propriamente desta doença, mas sim das doenças que vão sendo contraídas.”________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
  2. 2. Soluções1. SIDA – Sindroma da Imuno Deficiência Adquirida.2. Os portadores são indivíduos infectados com HIV (seropositivos) que não manifestam sintomas, mas são potenciais transmissores do vírus a outras pessoas.3. Tatuagens com agulhas não esterlizadas, partilha de agulha para administração de drogas, relações sexuais desprotegidas, partilhar objectos pessoais cortantes e escovas de dentes…4. Utilização do mesmo copo e talheres, apertos de mão, abraços, dar sangue…5. Esta afirmação é verdadeira, pois o vírus da SIDA – HIV causa a destruição das defesas do organismo e, como consequência, este deixa de se poder defender de algumas bactérias, vírus e microrganismos que causam doenças que o sistema imunitário responsável organismo não consegue combater podendo por isso ser fatais.

×