Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Capitães de abril

11,484 views

Published on

  • Be the first to comment

Capitães de abril

  1. 1. CAPITÃES DE ABRILJoão Canelas9ºANº8
  2. 2. INTRODUÇÃO Este trabalho é um relatório sobre o filme visionadona aula sobre o golpe de estado do 25 de Abril de1974, denominado “Capitães de Abril”.
  3. 3. CAPITÃES DE ABRIL – FICHA TÉCNICA Título: Capitães de Abril Lançamento: 21 de Abril de 2000 Duração: 124 minutos Género: Drama/histórico Realizador: Maria de Medreiros Elenco principal: Stefano Accorsi Maria de Negreiros Joaquim de Almeida
  4. 4. CAPITÃES DE ABRIL Na madrugada de 25 de Abril de 1974 o RádioClube Português emite a célebre canção de ZecaAfonso, "Grândola". Trata-se um código combinado com o clandestinoMovimento das Forças Armadas que nessamadrugada levou um grupo de capitães a executarum golpe de estado e acabar com o regime doEstado Novo.
  5. 5. CAPITÃES DE ABRIL O capitão Salgueiro Maia marcha com o seuregimento sobre Lisboa, decidido a tomar a capitalsem derramamento de sangue. Entretanto, Manuel, um outro veterano da guerrade África, toma com um punhado de camaradas oRádio Clube Português que se vai transformar nocentro difusor do progresso da revolução.
  6. 6. CAPITÃES DE ABRIL Antónia, a mulher de Manuel, desconhecendo asactividades do marido preocupa-se com o destinode um aluno, preso pela PIDE. Maia chega a Lisboa e com a ajuda de Gervásio,consegue levar os seus "Chaimites" até ao Quarteldo Carmo, onde recebe a rendição de MarceloCaetano. Nas ruas o delirante entusiasmo popularaclamava os capitães de Abril.
  7. 7. CAPITÃES DE ABRIL As únicas mortes a registar no filme são a de 4civis abatidos pela PIDE/DGS, quando estes semanifestavam à frente do se quartel. O filme acaba com um discurso da autora do filme,que dedica o filme a Salgueiro Maia, que morreu decancro.
  8. 8. CONCLUSÃO Na minha opinião, penso que é um bom filme, querepresenta bem uma época muito importante parao nosso país, no dia em que Portugal passou deditadura a democracia.

×