Top Receitas de Festa Junina Detalhadas!

13,697 views

Published on

Aprenda como fazer diversas receitas para as festas juninas.

Conheça e aprenda a fazer diversas receitas que vão fazer todos ficarem babando por seus doces, salgados e muito mais.

Todas as receitas estão detalhadas com o passo-a-passo e você pode fazer também para vender em festas juninas e também fora das festas para complementar a sua renda familiar.

Published in: Self Improvement
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,697
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10,625
Actions
Shares
0
Downloads
35
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Top Receitas de Festa Junina Detalhadas!

  1. 1. Comidas Típicas da Festa Junina A escolha dos comes e bebes, bem como a maneira de prepará-la sofrem alterações de acordo com a região onde a festa se realiza. Nas Festas Juninas são tradicionais alguns comes e bebes. Porém formam a base de todos os pratos receitas com milho, mandioca e amendoim. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento como, por exemplo: a pamonha, o curau, milho cozido,canjica,cuscuz,pipoca, bolo de milho,bolo de fubá, broa de fubá,etc. Porém além das receitas com Milho, também fazem parte desta época receitas com a mandioca e o amendoim, como por exemplo: paçoca doce e/ou salgada, amendoim torrado doce e salgado, pé-de-moleque, bolo de amendoim, bom-bocado, bolo de mandioca, etc. Também vários doces: doce de abóbora, doce de leite, cocada, arroz doce, doce de batata doce, bolo de pinhão, doce de pinhão, etc. As bebidas são: quentão, vinho quente, licores em especial o de jenipapo e outros frutos típicos bastante apreciados em cada região, e muito suco de frutas naturais. Na noite de São João, os sertanejos assam no calor da fogueira o milho, a batata-doce, a mandioca e as bananas, que eles mesmos plantaram, viram crescer e finalmente colheram para a delícia da festa. Aqui estão inúmeras receitas que você poderá escolher para a realização de sua Festa Junina este ano.
  2. 2. Receitas Juninas 1. BOLO DE MANDIOCA INGREDIENTES e PREPARO 1 prato fundo de massa de mandioca batida com leite no liquidificador, bater até ficar bem fina. Ir acrescentado aos poucos: 1 prato (raso) de açúcar 1 colher (café) de sal 4 colheres (sobremesa) de margarina 3-4 ovos 1 vidro 200 ml de leite de coco 1 prato fundo bem cheio de queijo Erva doce se quiser. Colocar em uma forma e levar para assar até ficar dourado. 2. MAÇÃ DO AMOR INGREDIENTES: ½ quilo de açúcar 2 colheres (chá) de vinagre 1 colher (chá) anilina vermelha 4 maçãs lavadas e enxutas PREPARO: Misture o açúcar , a anilina, o vinagre e ferva até formar uma calda grossa Espete cada maçã em um palito Mergulhe-as na calda e vire-as sobre um tabuleiro Leve para esfriar imediatamente. 3. CALDO DE FRANGO INGREDIENTES 1 frango médio 4 tomates grandes maduros 4 cebolas médias ½ xícara (chá) de óleo 3 litros de água 1 colher (sopa) de açúcar 3 colheres (sopa) de margarina Alho, sal e pimenta a gosto Mandioca cozida. PREPARO Tire a pele do frango, corte-o em pedaços e frite. Bata os tomates no liquidificador com 1 e ½ litro de água e separe. Esquente o óleo em uma panela e coloque o açúcar. Acrescente sal, pimenta e alho e deixe o tempero fritar no óleo. Acrescente os tomates e as cebolas batidas e, por último, o frango frito em pedaços. Depois que o frango estiver cozido, separe-o do caldo (dos tomates e cebolas) e desfie-o. Em outra panela, refogue o frango desfiado na margarina. Depois, acrescente o caldo que havia sido separado. Acrescente 1 e ½ litro de água e deixe ferver. Para engrossar um pouco mais o caldo, pode acrescentar a quantidade desejada de mandioca cozida e batida no liquidificador com água.
  3. 3. 4. CALDO VERDE INGREDIENTES 1 quilo de batatas 1 cebola 100 gramas de toucinho salgado 2 litros de água 3 maços de couve cortada ½ copo de azeite 100 g de lingüiça em rodelas PREPARO Numa panela cozinhe as batatas, cebola, a lingüiça e o toucinho nos dois litros de água. Logo que a batata esteja cozida, passe pela peneira junto com a cebola. Coloque o caldo na panela e tempere com sal a gosto e junte os três maços de couve cortados bem fininho, deixe ferver por 5 minutos com a panela destampada e fogo forte para que a couve fique bem verdinha. Ao servir coloque em cada copinho/prato uma rodela de lingüiça e um pedaço de toucinho que foram cozidos com o caldo verde. 5. DOCE DE LEITE INGREDIENTES 1 litro de leite 2 copos de açúcar Caldo de 2 limões médios PREPARO Leve tudo ao fogo médio, mexendo de vez em quando, até começar a desgrudar da panela (cerca de 40 minutos) e ficar com a consistência de um creme ralo e empelotado. Sirva frio. 6. DOCE DE BATA –DOCE INGREDIENTES 1 quilo de bata doce 1 lata de leite 4 xícaras (chá) de açúcar Canela e cravo a gosto PREPARO Cozinhe as batatas descascadas por 30 minutos. Amasse as batatas com ajuda de um espremedor. Junte todos os ingredientes e leve-os ao fogo. Mexa sem parar até começar a desgrudar da panela. Se preferir mole, coloque-os em vidro. Se quiser o doce duro, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Espere esfriar por alguns minutos, coloque em uma forma pequena e, em seguida, desenforme sobre uma superfície fria. 7. PÉ-DE-MOLEQUE DE LEITE CONDENSADO INGREDIENTES 1 xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de amendoim 1 xícara (chá) de leite 1 lata de leite condensado PREPARO Coloque o amendoim cru em uma assadeira e torre-o no forno. Depois de torrado, retire a casca do amendoim com as mãos. Leve o açúcar ao fogo junto com o amendoim torrado. Quando formar o caramelo, junte o leite e dissolva. Assim que ferver acrescente o leite condensado. Mexa por 40 minutos em fogo baixo. Depois, desligue o fogo e mexa por 5 minutos. Estique sobre uma superfície fria. Com o auxílio de uma boa faca, corte antes de esfriar.
  4. 4. 8. PÉ-DE-MOLEQUE INGREDIENTES 1 quilo de amendoim torrado e sem pele, 1 rapadura. PREPARO Rale a rapadura ou quebre-a em pedaços menores. Junte a rapadura com a água e faça um melado em ponto de bala mole. Moa ou triture metade do amendoim torrado, deixando a outra metade em grãos inteiros. Quando o melado estiver no ponto, retire do fogo e junte todo o amendoim, batendo até quase açucarar. Virar o doce numa tábua ou mármore e cortar antes de esfriar totalmente. 9. BROA DE FUBÁ INGREDIENTES 700 gramas de farinha de trigo 300 gramas de fubá de milho 150 gramas de açúcar 150 gramas de margarina 10 gramas de sal 100 gramas de fermento para pão Erva doce 10. PREPARO Numa bacia coloque a farinha, fazendo no centro uma “cova” e coloque o fermento desmanchado em um pouco de água ou leite ( vai dobrar de volume) Acrescente o sal, o açúcar, o fubá, a margarina e erva-doce. Misture e bata bem. Deixar descansar por 40 minutos Fazer então as broinhas do formato que quiser e deixar crescer já na forma untada com manteiga e farinha de trigo ou fubá. Depois de crescidas, levar ao forno até corar. BOLO DE MILHO INGREDIENTES 1 quilo de massa de milho verde, ralada. 300 gramas de açúcar 1 coco verde batido no liquidificador, espremer e usar só o bagaço. Sal a gosto Leite de um coco 5 colheres (sopa) manteiga ½ litro de leite PREPARO: Misturar tudo muito bem. Untar com manteiga algumas folhas de bananeira e derramar a mistura nestas. Levar ao forno por 30 minutos. Depois desenformar, derramar leite de coco natural sobre o bolo.
  5. 5. 11. BOLO DE FUBÁ SALGADO INGREDIENTES 1 cebola picada 2 colheres (sopa) de óleo 200 gramas de presunto cortado em cubinhos 1 colher (café) de orégano 2 xícaras (chá) de leite 2 xícaras (chá) de fubá 1 colher (sopa) de margarina 4 ovos 200 gramas de queijo ralado 1 colher (sopa) de fermento em pó 100 gramas de azeitonas verdes picadas. 12. PREPARO Doure a cebola no óleo, junte o presunto e o orégano, deixe refogar mais um pouco e reserve. Numa panela, misture o leite com o fubá e a margarina e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e acrescente os ovos batidos, o queijo, o fermento, o sal, o presunto refogado e as azeitonas. Coloque a mistura numa forma com cavidade no centro e asse em forno médio por cerca de 40 minutos, ou até que a massa esteja consistente e sem umidade. Rendimento : 6 pessoas DOCE DE MAMÃO CRISTALIZADO INGREDIENTES 1 quilo de mamão 1 quilo de açúcar 1 colher(café) de bicarbonato de sódio PREPARO Cortar o mamão em talhas, deixar descansar e depois parti-las em quadrados, retirando as sementes. Levar ao fogo num tacho de água, à qual deverá ser adicionado o bicarbonato. Por os pedaços do mamão na água já fervendo e deixar cozinhar. Retirar o tacho do fogo e deixá-lo em repouso até o dia seguinte. Mudar a água do tacho e levar ao fogo com os pedaços de mamão novamente. Assim que ferver tirar do fogo e colocá-los em uma peneira de modo que os pedaços do mamão fiquem separados entre si. Preparar com o açúcar uma calda rala. Juntar os pedaços de mamão deixando cozinhar um pouco. Retire e guarde até o dia seguinte. Leve novamente ao fogo, até a calda ficar grossa em ponto de bala-mole. Agitar um pouco o tacho e retirar os pedaços de mamão, dispondo-os em um tabuleiro para secarem, ao sol, por aproximadamente um dia. Não reaproveitar a calda onde o doce foi cozido. Peneire açúcar refinado e misture uma colher de amido de milho. Quando os pedaços de doce estiverem secos, passe-os nesta mistura. Poderão ser servidos a seguir ou guardados.
  6. 6. 13. VINHO QUENTE INGREDIENTES: 2 xícaras (chá) de açúcar Cravo e canela em pau à gosto. 1 litro de vinho tinto seco ½ litro de água 1 casca de limão seca Frutas (in natura) picadas ( maçã, abacaxi,uva, pêssegos...) 14. PREPARO Com o auxílio de uma faca descasque as frutas e pique-as. Queime o açúcar em uma panela Junte o cravo ao açúcar queimado. Coloque a canela e mexa a mistura Quando estiver totalmente derretido junte a água e dissolva o caramelo. Mexa bem a mistura até ficar homogênea Cuidadosamente despeje o vinho tinto seco na panela. Acrescente a casca seca do limão à mistura Coloque a metade das frutas que foram picadas. Por 15 minutos deixe a panela semi-tampada e tome cuidado para não vazar. Coloque o restante das frutas picadas e ferva por mais 5 minutos. CANJICADA INGREDIENTES: PREPARO 1 quilo de canjica amarela ou branca Deixe o milho de molho na água de um dia para o outro. Troque a água e cozinhe em 2 litros de água 1 lata de leite condensado numa panela de pressão, por aproximadamente 2 2 litros de leite 250 gramas de amendoim torrado sem pele e horas. triturado no liquidificador Retire a pressão da panela e coloque o leite 200 gramas de coco ralados condensado, acresça o leite e o açúcar e mexa por aproximadamente 1 minuto. 1 pouquinho de gergelim Em seguida despeje os cravos e a canela em casca Cravo e canela em casca 2 xícaras (chá) de açúcar e deixe cozinhar com a panela semi-aberta por 30 minutos. Acrescer o amendoim, o coco ralado e o gergelim e misturar. Polvilhe com canela em pó, se quiser. Sirva quente. 15. PAÇOCA SALGADA INGREDIENTES: 700 gramas de carne seca 1 cebola grande 1 dente de alho 500 gramas de farinha mandioca Óleo o suficiente Água o suficiente PREPARO: Picar a carne seca, lavar muito bem e escaldar duas ou três vezes. Refogar o alho socado e a cebola picada em 3 colheres (sopa) de óleo, juntar a carne seca e fritar bem Juntar a água necessária para cobrir, cozinhar até que a carne fique macia e escorrer. Socar a carne num pilão até ficar triturada, e adicionar a farinha de mandioca, socando sempre. Deverá obter uma farofa solta, porém não seca. Se não tiver um pilão, passar a carne 2 a 3 vezes na peça fina do moedor de carne, colocar numa tigela e juntar a farinha de mandioca aos poucos, amassando com um soquete. Voltar ao fogo para torrar. Poderá ser servida com banana amassada.
  7. 7. 16. PAÇOCA DOCE INGREDIENTES 1 quilo de amendoim torrado sem pele 1 quilo de açúcar 3 xícaras (chá) de água 2 colheres (sopa) de manteiga 1 xícara (chá) de leite em pó. PREPARO Triture o amendoim no liquidificador Acrescente o açúcar, a água e leve ao fogo Quando formar uma calda grossa, junte o amendoim triturado Mexa por 15 minutos Junte a manteiga e o leite em pó. Misture até soltar do fundo Coloque em uma assadeira untada com óleo Corte depois de esfriar 17. PIPOCA DOCE INGREDIENTES 1 xícara (chá) de milho , para pipoca 2 colheres(sopa) de manteiga 10 colheres (sopa) de açúcar 2 colheres (chá) de corante vermelho, em pó PREPARO Coloque a manteiga, o açúcar e o corante numa pipoqueira,ou numa panela grande e leve ao forno médio, sempre mexendo, por 4 minutos. Acrescente o milho e continue mexendo. Quando começar a estourar, tampe a panela. Desligue o fogo quando o intervalo entre os “estouros” for superior a 4 segundos. Sirva imediatamente. 18. PIPOCA COM QUEIJO INGREDIENTES 1 xícara de milho, para pipoca 6 colheres (sopa) de óleo 1 xícara de queijo parmesão ralado, sal PREPARO Quando o barulho de milho estourando diminuir, abaixe o fogo, levante a tampa da panela e jogue o queijo ralado. Sacuda novamente a panela, desligue o fogo. Deixe a panela tampada ainda por meio minuto, para que o queijo termine de derreter. Salgue a gosto. 19. ARANHA ( COCADA EM LASCAS) INGREDIENTES 1 lata de leite condensado 1 copo de açúcar 1 coco seco , lascado ou ralado no lado mais grosso ( em que se faz lascas) PREPARO Misture tudo e leve ao fogo até o ponto de açucarar e aparecer o fundo da panela.( Ponto de puxa , para chegar neste ponto, vá colocando uma pontinha de colher da cocada numa vasilha com água , quando conseguir juntar com as pontas dos dedos, então estará no ponto). Retire do fogo e bata só um pouquinho senão açucara rapidamente. Com o auxílio de uma colher vá colocando as cocadinhas num tabuleiro untado ou numa folha de papel manteiga. Esta cocadinha vai secando com o passar dos dias.
  8. 8. 20. COCADA BRANCA INGREDIENTES 1 quilo de coco fresco ralado 1 quilo de açúcar 4 xícaras (chá) de água 1 colher (sobremesa) de manteiga PREPARO Misture o açúcar, a água e leve ao fogo Quando formar uma calda mais ou menos grossa, junte o coco Ferva por 10 minutos Junte a manteiga Mexa até soltar do fundo Faça o formato que desejar e corte antes de esfriar. 21. DOCE DE ABÓBORA COM COCO INGREDIENTES: 2 quilos de açúcar 2 quilos de abobora madura 200 gramas de coco ralado seco 1 porção de canela em casca PREPARO Descasque a abobora, cozinhe-a em água por 15 minutos. Amasse os pedaços de abobora e leve ao fogo e espere secar Junte o açúcar, o coco e a canela. Mexa até aparecer o fundo da panela. Coloque nos copinho e enfeite com um cravinho. 22. DOCE DE PINHÃO INGREDIENTES 1 quilo de pinhões 2 xícaras de leite 2 xícaras de açúcar 8 cravos-da-índia 3 pedaços de canela em casca 2 colheres (chá) de essência de baunilha PREPARO Cozinhe e descasque os pinhões. Coloque os pinhões no processador, junte o leite e bata até obter um purê grosso. Passe o purê par uma panela, acrescente o açúcar, os cravos , a canela, leve ao fogo médio e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau, até o doce desgrudar do fundo da panela. Tire do fogo, junte a baunilha, junte a baunilha, misture e deixe esfriar. Coloque nos copinhos e sirva. DICA: COMO COZINHAR OS PINHÕES Lave-os e escorra. Coloque numa panela de pressão, cubra com bastante água, leve ao fogo alto, deixe ferver e cozinhe até a casca dos pinhões ficarem levemente rachadas dos lados. Um quilo de pinhão leva cerca de 30 minutos para ficar cozido.
  9. 9. CURAU DE MILHO Ingredientes: 8 espigas de milho 600 ml de leite 2 xícaras de açúcar 1 colher (sopa) rasa de manteiga Canela em pó para polvilhar Modo de fazer: Ralar as espigas e bater no liquidificador com metade do leite. Coar e levar ao fogo com o restante do leite, a manteiga e o açúcar. Mexer continuadamente até formar um creme. Colocar em uma travessa ou taça e polvilhar com canela em pó. Servir quente ou gelado. CURAU À MODA DA MINHA MÃE Ingredientes: 6 espigas de milho raladas 3 xícaras (chá) de leite 1 lata de leite condensado 1 colher (café) de essência de baunilha Canela em pó para polvilhar Modo de fazer: Bater no liquidificador as espigas raladas, com o leite. Coar e levar ao fogo com o leite condensado e a essência de baunilha. Mexer sempre até engrossar. Colocar em um recipiente e polvilhar com a canela.
  10. 10. BOMBOCADO DE FUBÁ Ingredientes: 3 2 2 1 2 2 4 1 xícaras (chá) de açúcar xícaras (chá) de leite xícaras (chá) de leite de coco colher (sobremesa) de manteiga colheres (sopa) de farinha de trigo colheres (sopa) de fubá ovos inteiros colher (sopa) de fermento em pó Modo de fazer: Juntar todos os ingredientes pela ordem e bater no liquidificador. Despejar o creme numa assadeira untada e polvilhada e levar ao forno a 180°C até dourar. Fazer o teste do palito. Depois de frio cortar em losangos. VARIAÇÃO Ingredientes: 1 A 1 2 2 4 1 lata de leite condensado mesma medida de leite colher (Sopa) de manteiga colheres (Sopa) de fubá colheres (sopa) de farinha de trigo ovos inteiros colher (sopa) de fermento em pó Modo de fazer: Bater muito bem, no liquidificador, todos os ingredientes menos o fermento que deverá ser colocado por último. Despejar a massa em uma forma de buraco no meio, untada e enfarinhada, levar ao forno a 180° até dourar. Fazer o teste do palito.
  11. 11. PUDIM DE MILHO VERDE Ingredientes: 1 xícara de açúcar para caramelizar a forma 1 vidro de leite de coco (200 ml) 2 latas de milho verde 1 xícara (chá) de leite 1 lata de leite condensado 3 ovos inteiros Modo de fazer: Caramelizar a forma de pudim e reservar. Aquecer o forno. Bater no liquidificador o leite com o milho. Acrescentar o leite condensado, os ovos e o leite de coco. Despejar o creme na forma caramelizada, cobrir com papel alumínio e levar ao forno em banho maria, pré-aquecido a 180°C por 45minutos. Retirar o papel alumínio e deixar por mais 15 minutos. Retirar do forno, deixar esfriar e levar à geladeira. Fazer de véspera.
  12. 12. COCADA Ingredientes: 1 lata de leite condensado A mesma medida de açúcar 100 g de coco ralado Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes e levar ao fogo mexendo sempre até aparecer o fundo da panela. Despejar em cima do mármore untado com manteiga. Quando estiver morno, cortar com uma faca em quadradinhos ou losangos. Não pode ser cortado frio, porque quebra. COCADA MORENA Ingredientes: 1 coco ralado 400 g de açúcar 1 ½ xícara (chá) de água fervente Modo de fazer: Colocar o açúcar em uma panela e levar ao fogo para derreter e dourar. Juntar a água fervente, mexer bem e cozinhar até formar uma calda rala. Acrescentar o coco e mexer sempre até soltar do fundo da panela. Deitar às colheradas em mármore levemente untado. Cortar quando ainda estiver morno.
  13. 13. COCADA ENFORMADA Ingredientes: 120 ml de água (1/2 xícara ) 225 g de açúcar (1 ¼ xícara) 1 coco médio ralado (aproximadamente de 300 g), com o coco fresco, o resultado é melhor. 4 claras em neve Modo de fazer: Aquecer o forno a 200°C. Untar uma forma redonda de 21 cm de diâmetro, com manteiga. Forrar o fundo com papel manteiga e untar também e reservar. Numa panela levar ao fogo a água e o açúcar mexendo até dissolvê-lo. Deixar no fogo, sem mexer até obter o ponto de caramelo (a calda ficará com um tom dourado escuro). Retirar do fogo e adicionar o coco e as claras em neve misturando delicadamente. Colocar a massa na forma reservada e levar ao forno pré-aquecido até ficar firme, mas com o centro ligeiramente úmido por cerca de 30 minutos. Desenformar ainda quente e retirar o papel manteiga. Servir em temperatura ambiente.
  14. 14. CANJICA FÁCIL Ingredientes: 1 pacote de 500 g de milho para canjica cozido, da Vapza ½ lata de leite condensado 1 copo de leite 50 g de coco ralado (se for coco queimado, fica mais saboroso) 50 g de amendoim torrado e descascado (opcional) Canela em pau e cravo da Índia a gosto Modo de fazer: Colocar o milho da canjica com o leite numa panela e levar ao fogo para esquentar. Acrescentar o leite condensado, o coco, a canela em pau e o cravo da Índia, deixar cozinhar para pegar bem o gosto. Se quiser, adicionar o amendoim no final do cozimento. Desligar o fogo e despejar em uma tigela. Se gostar polvilhar canela em pó por cima. Servir quente.
  15. 15. ARROZ DOCE Ingredientes: 250 g de arroz 500 ml de água fervente 1 colher de manteiga 1 litro de leite 150 g de açúcar 2 paus de canela Canela em pó para polvilhar Modo de fazer: Ferver a água e colocar o arroz, deixar cozinhar. Quando secar a água colocar o leite, a manteiga, o açúcar e a canela. Mexer bem e deixar cozinhar até tudo tomar gosto e ficar mais ou menos como um creme. Desligar o fogo, despejar em um recipiente e polvilhar canela em pó. VARIAÇÃO Substituir o açúcar e o leite, por uma lata de leite condensado.
  16. 16. PAÇOCA DE AMENDOIM Ingredientes: 250 g de amendoim torrado e descascado 1 lata de leite condensado 1 pacote de bolacha maisena 1 colher (sopa) de chocolate em pó ( do Padre) Modo de fazer: Torrar o amendoim, descascar e moer junto com a bolacha e o chocolate. Acrescentar o leite condensado e misturar tudo muito bem. Colocar a mistura em uma forma untada e levar à geladeira. Quando estiver bem frio, cortar em quadradinhos e servir. PÉ DE MOLEQUE SENSAÇÃO Ingredientes: 1 vidro de glucose de milho (Karo – 350 g) 1 pote grande de amendocrem ou pasta de amendoim (250 g) ½ kg de amendoim, torrado, descascado e triturado 1 pacote de sucrilhos de arroz ou flocos de arroz 1 xícara (chá) de açúcar Modo de fazer: Colocar em uma panela: glucose de milho e o açúcar, quando ferver adicionar o amendocrem e mexer até desmanchar, juntar o amendoim triturado, esperar ferver novamente, colocar o sucrilhos de arroz (flocos de arroz), misturar muito bem e retirar do fogo. Despejar em uma forma untada. Quando estiver morno, cortar em quadradinhos ou losangos.
  17. 17. QUENTÃO FÁCIL Ingredientes: 500 g de açúcar 1 litro de água 1litro de pinga 1/3 de xícara (chá) de gengibre descascado e cortado em pedaços 12 cravos da Índia 4 paus de canela 2 laranjas cortadas em rodelas 1 limão cortado em rodelas Modo de fazer: Numa panela colocar o açúcar e levar ao fogo para derreter até virar um caramelo. Juntar todos os ingredientes com exceção da pinga e misturar tudo muito bem. Ferver por cerca de 10 minutos. Adicionar a pinga e ferver por mais 5 minutos. Coar e servir bem quente.
  18. 18. VINHO QUENTE Ingredientes: 1 litro de vinho tinto seco 1 xícara de água 1 ½ xícara de açúcar 6 cravos da Índia 3 paus de canela Casca de uma laranja e de um limão 1 maçã verde ou vermelha picada em cubinhos (opcional) Modo de fazer: Em uma panela queimar metade do açúcar com a canela e o cravo. Juntar o vinho com a água, o restante do açúcar e as cascas da laranja e do limão. Deixar ferver tudo por cerca de10 minutos. Acrescentar a maçã picada, deixar cozinhar mais um pouco e desligar. Servir bem quente.

×