Apostila Maquiagem Digital no Photoshop

9,972 views

Published on

download vídeo aulas e tutoriais exclusivos em http://www.midiasbr.com

me siga no twitter http://www.twitter.com/arbf

me acompanhe no facebook http://www.facebook.com/tutorbrasil

assine meu perfil oficial do facebook http://www.facebook.com/andrerossiter

meu canal oficial no youtube http://www.youtube.com/user/tedboy1977

meu canal oficial no slide share http://www.slideshare.net/arbf

google plus https://plus.google.com/i/z7KAIyYhR3k:Nuwo4Axptbk

Sala de aula virtual URL: http://connectnow.acrobat.com/webrossiter (apenas com agendamento)


DÚVIDAS:

webrossiter@gmail.com

(81) 9972-5221 tim / (81) 8623-2002 oi

Published in: Education
2 Comments
8 Likes
Statistics
Notes
  • Maquiagem digital profissional Aprenda nesta video aula como fazer uma maquiagem digital profissional usando o o Photoshop CS6 para remover, manchas, cravos, rugas, espinhas, cicatrizes, marcas de expressão da suas fotos,ou seja qualquer coisa pra deixar a foto mais bonita e de qualidade profissional prontas para Books, posters.... ❤ http:http://bit.ly/1U2pp7
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • Apostila Maquiagem Digital no Photoshop.
    Professor André Rossiter.

    download vídeo aulas e tutoriais exclusivos em http://www.midiasbr.com

    me siga no twitter http://www.twitter.com/arbf

    me acompanhe no facebook http://www.facebook.com/tutorbrasil

    assine meu perfil oficial do facebook http://www.facebook.com/andrerossiter

    meu canal oficial no youtube http://www.youtube.com/user/tedboy1977

    meu canal oficial no slide share http://www.slideshare.net/arbf

    google plus https://plus.google.com/i/z7KAIyYhR3k:Nuwo4Axptbk

    Sala de aula virtual URL: http://connectnow.acrobat.com/webrossiter (apenas com agendamento)


    DÚVIDAS:

    webrossiter@gmail.com

    (81) 9972-5221 tim / (81) 8623-2002 oi
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
9,972
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
208
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
2
Likes
8
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apostila Maquiagem Digital no Photoshop

  1. 1. 1 – abra o arquivo- clique em >> file >> em seguida >> open >> escolha a imagem e clique em abrirDica. Aplique o zoom para melhorar a visibilidade na hora de aplicar o batom2 – Selecione a ferramenta (brush – pincel)3 – Na parte superior em opções da ferramenta escolha um (pincel – brush) com tom de degrade, pois isto irásuavizar as extremidades por onde o pincel passar.Ainda nesta etapa você poderá manipular o tamanho do brush usando (colchetes “ [ ou ]”) ou na opção sizemanipulando o tamanho arrastando o ponteiro, você pode digitar também diretamente o tamanho do brush.Mais importante: escolha em mode de mesclagem do canal a opção (color) que usamos nesta vídeo aula, po-rem o modulo overlay e multiply funcionam bem.Confira esta etapa (3) na imagem abaixo:
  2. 2. 4 – Vá na parte inferior em set foreground color e de um clique.Este passo é feito para poder escolher a cor que você deseja aplicar de batomDica. Para cada modulo de mesclagem a tonalidade ideal pode variar, desta forma para se adaptar ou alcançaro melhor resultado experimente e tente, não se limite ao passo a passo da aula e vá cada dia mais longe.5 – Após clicar em set foreground color, aparecerá uma nova janela chamada color picker escolha a cor quevocê desejar, experimente, mas se quiser fazer exatamente como na aula veja modelo na imagem abaixo:
  3. 3. 6 – Uma vez feita todas as configurações descritas até a etapa (5) é por a mão na massa e começar a pintar aoredor da boca, onde você deseja aplicar o batom ou simplesmente dar um brilho na boca.Veja a etapa (6) em andamento conforme imagem abaixo:Confira o resultado final da aplicação desta maquiagem digital feita no photoshop na imagem abaixo:
  4. 4. 1 – abra o arquivo- clique em >> file >> em seguida >> open >> escolha a imagem e clique em abrir2 – clique:- Escolha uma ferramenta de seleção a sua escolha.Observe imagem ilustrativa:3 – Uma boa pratica:- certifique-se de suavizar a extremidade da seleção:Clique em >>> select >>> modify >>> feather
  5. 5. Ainda na terceira etapa, irá aparecer uma nova janela.Nesta janela você deve configurar o valor ideal para o (feather)Importante: saiba que não existe uma formula para o valor ideal, porem quanto maior a imagem maior o valorque você poderá usar, este processo é muito importante pois vai suavizar as extremidades da transformaçãopara modificar a cor dos olhos e posteriormente dar um tom mais realista a transformação.4 – Vamos agora começar o processo para mudar a cor dos olhos.Clique em >>> image >>> adjustments >>> hue/saturationAinda na 4 etapa, observe o novo quadro:Certifique-se de que a opção (colorize) esteja marcada e manipule a cor dos olhos em (hue).Veja imagem abaixo:
  6. 6. Neste momento você já terá mudado a cor dos olhos.Dica ImportanteUma boa pratica é ter uma cópia da imagem original para uma editoração não destrutiva, pois é mais fácilcomeçar do zero que desfazer uma besteira na editoração em muitos casos.
  7. 7. Nesta etapa vamos ver como recortar e pintar cabelo no Photoshop.É importante saber que a seleção é o passo mais importante em qualquer trabalho de editoração de imagem.Neste primeiro momento iremos então aprender a fazer seleção fina para recortar o cabelo usando refine edge,em seguida vamos pintar o cabelo.1 – passo- Escolha qualquer ferramenta de seleção conforme demonstrado na imagem abaixo.2 – passo- Faça uma seleção em qualquer lugar no cabelo, de preferencia que não ultrapasse o mesmo para facilitar apróxima etapa.Uma vez feito isso clique na opção: (refine edge)Veja imagem ilustrativa abaixo:
  8. 8. 3 – passo- Esta próxima etapa é muito importante, uma das ferramentas mais eficientes para seleção, editoração e tra-tamento de imagem. Desbravando a imagem (refine edge) do 3 passo temos de cima para baixo temos: a) VIEW MODE - Modulo de visualização da seleção que estamos trabalhando - (show radius) mostra o raio da seleção - (show original) mostra a seleção origi- nal b) Edge Detection - Detecção das bordas da seleção (dica: não deve ser definido um valor muito alto). c) Adjust Edge - (Smooth) suaviza a extremidade da seleção, arredondando a seleção - (Feather) dá um tom de degrade nas extremidades o que pode dar um tom maior de realidade na seleção, muito alto este valor pode dar impressão de trans- parência, o valor ideal varia de acordo com o tamanho da imagem, porem é melhor pecar pra menos que pra mais neste caso em particular. - (Contrast) o próprio nome diz, cria a relação de contraste entre a seleção e o resto da imagem ao seu redor. - (shift edge) ajuste para mais ou menos a intensidade dos retoques feitos até o momento d) OutPut - (Decontamine Color) ajusta o contras- te no processo de seleção de cores de sua seleção original em paralelo com a nova configuração. - (amount) define a intensidade do (de- contamine color) a ser usado, ou melhor, aplicado. e) OUT PUT TO - (dica – deixe selecionado a opção “new layer with layer mask”, pois irá criar uma nova camada com a sua seleção, desta forma a sua camada original está intacta. Observe o resultado da seleção:
  9. 9. 4 – passo- Observe que no passo 3 foi gerada uma nova camada com uma mascara de sua seleção.Neste momento segure o (control) em seguida clique na mascara para ativar a seleção no cabelo.Obs. Este procedimento visa na etapa posterior facilitar pintar apenas o cabelo sem deixar vazar a pintura.
  10. 10. Agora clique na parte inferior em (create new layer) certifique-se de que a camada do passo 4 continua sele-cionada em azul.Veja na imagem abaixo onde criar um novo layer:5 – passo- Selecione a nova camada e em (blending mode) selecione a opção (color).Veja imagem abaixo:
  11. 11. 6 – passoAgora escolha um (brush – pincel) na sua barra de ferramentas.7 – passo- Agora na parte inferior de sua barra de ferramentas (set foreground color), clique para escolher uma corpara pintar o cabelo.
  12. 12. Após clicar em (set foreground color) observá uma nova janela onde deve escolher a cor desejada.8 – passo- Se você conclui as etapas do 4 passo até agora basta pintar a nova camada.Observe a camada pintada em comparação com o cabelo original.
  13. 13. Como pode observar na etapa do passo 8 algumas brechas a mais ficaram marcadas e o laranja do cabelo ficouum pouco forte, isto pode ser manipulado na opacidade da camada conforme você pode observar no passo 99 – passo- Diminua a opacidade da camada (pintada – neste caso em particular de nome: layer 1)Veja como fazer isso na imagem abaixo:Consideração IMPORTANTE:É possível que você não tenha notado, mas o cabelo (seleção) ficou menor que de fato é, este processo é corri-gido no tratamento do resto da imagem e sobreposição de mascaras.Vejas as vídeo aulas complementares para ajudar na sua compreensão.
  14. 14. É importante que veja o capítulo como selecionar e pintar cabelo antes de ler este.Vou usar uma nova técnica para fazer a seleção da pele de nossa modelo, chamada (colcor range), vamoscomeçar este arquivo usando o (PSD – editável do Photoshop) usado no capítulo como selecionar e pintarcabelo.Vamos começar:1 – passoUma vez que a imagem está aberta do capítulo anterior certifique-se de esconder a visualização das camadasextras que trabalhamos no mesmo, em seguida verifique se a camada original da imagem está selecionada:Veja imagem ilustrativa abaixo:2 – passoAgora vamos no menu superior clique na opção (select) em seguida (color range)
  15. 15. Ainda na segunda etapa você pode perceber que uma nova tela apareceu.Vamos compreender esta nova tela na imagem abaixo:Em vermelho temos os controles de seleção, estes controles definirão a sensibilidade na hora de selecionar,relacionado a diferença de contraste entre os pontos clicados com os conta-gotas.Em verde temos os conta gotas, descritos da esquerda para direita temosa. Nova seleção b. Soma de seleções c. Subtrair seleções.Em azul temos um quadro demonstrativo sobre a seleção que está sendo feita, a melhor visualização é feita noquadro (selection) marcado.Opção (Preview – pré-visualização) permite definir outras cores para visualização.Para nossa aula em particular e seleção do rosto da modelo, você deve depois de configurar o (color range)conforme tópico anterior obter um quadro mais ou menos como a figura abaixo:Neste momento clique em OK.
  16. 16. Neste momento você pode usar a técnica usada no capítulo como selecionar e pintar cabelo para refinar aseleção ou simplesmente com a nova (seleção ativa) crie uma nova camada e certifique-se de deixar esta novacamada selecionada.Observe imagem ilustrativa abaixo:O item de número 1 com seta em vermelho demonstra como criar um novo layer (camada), o item 2 em azuldemonstra como a camada deve estar quando selecionada.
  17. 17. 3 – passoAgora vamos criar uma mascara para a nossa modelo.Para isso selecione um (brush – pincel).Agora certifique-se que na parte superior em opções da ferramenta que você tenha selecionado um pincel(brush) com tom de degrade.Este processo visa suavizar a extremidade da mascara.Veja o modelo do pincel na imagem abaixo:
  18. 18. 4 – passoNeste momento clique em (set foreground color)Agora ao invés de escolher uma cor aleatória clique no rosto da modelo para selecionar a cor.Detalhe o trecho selecionado deve ser a cor predominante.Ex. uma pessoa branca deve ser selecionado a predominância do branco que no caso de pele é quase o rosa,no caso da morena a cor predominante deve ser a cor mais ativa na foto.Veja modelo na imagem abaixo.5 – passoPinte a camada (layer 2 – neste caso em particular) descrita e demonstrada na última imagem do passo 2 comeste (brush) recentemente configurado.Você deve obter algo parecido com a imagem abaixo:
  19. 19. Neste momento você não precisa se preocupar por parecer artificial, pois ainda não terminamos.Nesta próxima etapa vamos criar uma opacidade nesta camada, de forma que o rosto da modelo não perca suaforma original, mas suficiente para melhorar a pele.6 - passoComo configurar a opacidade do canal?Neste momento com a camada (recentemente pintada) selecionada clique em opacidade e abaixe de 100%para algo em torno de 20 a 40 %.Veja imagem abaixo:
  20. 20. Observe o comparativo do resultado da foto antes e depois na imagem abaixo:
  21. 21. 1 – abra o arquivo- clique em >> file >> em seguida >> open >> escolha a imagem e clique em abrir2 – clique a esquerda na sua barra de ferramentas na opção Dodge Tool3 – depois de executada a opção (2 – selecionada ferramenta –dodge tool) na parte superior em opções daferramenta certifique-se de escolher em (range – opção – midtones).Dica: certifique-se de escolher um um pincel de dodge tool com suavidade na extremidade (soft round pressu-re opacity) esta opção tem por intuito suavizar as extremidades de sua editoração no processo de clareamentodo dente.
  22. 22. 4 – nesse momento passe o pincel dodge tool sobre os trechos amarelados do dente (todos).Dica: faça com calma e paciência, o resultado final será melhor.5 – ao concluir a etapa (4 – passar o pincel dodge tool por todos os dentes) você poderá ver um resultadobem satisfatório, porem para um melhor resultado vamos agora fazer uma seleção no dente com a ferramenta(magnetic lasso tool – esta ferramenta irá ajudar a fazer a seleção fazendo a marcação próxima a relação doprimeiro pixel selecionado, porem em algum momento pode ser necessário criar um ponto pelo clique domouse).Observe como acessar a ferramenta conforme imagem abaixo:Dica: caso prefira fazer com outra ferramenta a sua seleção, saiba que a melhor opção de ferramenta paraseleção é a que você tem mais habilidade e pratica, o importante é que faça com calma e bem feita a seleção dodente para aplicação do efeito.
  23. 23. 6 – observe o resultado final de como a sua seleção deve ficar na imagem abaixo.7 – para melhorar o efeito que será aplicado no dente (aplicado na área de seleção apenas, uma vez que estafoi feita) vamos no menu superior na opção (select) em seguida clique na opção (modify) em seguida escolhaa opção (feather).Dica. Este processo tem por intuito suavizar a extremidade do efeito aplicado a seleção, criando um efeito dedegrade nestas extremidades.A etapa (7) continua na etapa (8).8 – este novo quadro certifique-se de dar um valor superior a zero em (feather radius).Dica. A melhor opção numérica de valor para o (feather radius) varia de acordo com a resolução da imagem.Exemplo. Uma imagem de baixa resolução deve ser usado um número baixo (o caso abaixo), enquanto queuma imagem de alta resolução pode ser aplicado um grau de (feather radius) maior dependendo do nível deopacidade entre as extremidades que você deseje aplicar.
  24. 24. 9 – nesta etapa vamos aplicar o (photo filter – filtro fotográfico).Para aplicar este filtro clique no menu superior na opção (image - imagem) em seguida clique na opção (ad-justments - ajustes) em seguida clique na opção (photo filter – filtro fotográfico).
  25. 25. 10 – agora na tela do Photo Filter, na opção (use) clique no botão a direita de (filter) em azul e selecione aopção (Cooling Filter (82)).11 – agora na opção Photo Filter, vamos manipular o ponteiro de (density – densidade), certifique-se deobservar o resultado final enquanto manipula a melhor opção (para tal possibilidade de visualização a opção(preview – previsualizar) tem de estar selecionada).O outro quadro inferior (preserve luminosity – preservar luminosidade) pode dar um brilho legal, poremcada foto em particular pode exigir ou não que esta opção seja selecionada.
  26. 26. 12 – observe o resultado final no gif animado representado na imagem abaixo.

×