brincadeiras infantis

3,179 views

Published on

X351323

Published in: Education
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,179
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
122
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

brincadeiras infantis

  1. 1. BRINCADEIRA s INFANTI s DE 0 À 3 ANOS
  2. 2. BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE <ul><li>TODA CRIANÇA DEVE BRINCAR;
  3. 3. BRINCAR FAZ BEM PARA O BEM ESTAR. </li></ul>
  4. 4. SUGESTÕES DE JOGOS QUE PODEM SER REALIZADOS COM CRIANÇAS DO ENSINO INFANTIL
  5. 5. COMPARANDO CAIXAS <ul><li>Objetivo: desenvolver noções relacionadas a cores, tamanho e forma.
  6. 6. Materiais: caixas de tamanhos e formas variadas.
  7. 7. Desenvolvimento: O professor propõe a exploração do material, fazendo perguntas como as que seguem. “Qual a forma da caixa? Ou quais as formas das caixas?” “Qual a maior? Qual a menor?”
  8. 8. Após, sugere às crianças: Empilhar as caixas por tamanho, da menor para a maior e vice-versa; de acordo com quantidade(2,3,4...) e pular por cima
  9. 9. Pular diferenciado entre caixa. </li></ul>
  10. 10. ADIVINHE QUEM PUDER Objetivo: Desenvolver a percepção tátil e noções de grande/pequeno, grosso/fino; entre outras. Materiais: uma caixa de papelão forrada; um lenço; materiais diversas. Tais como: borracha, caneta, tampa, giz de cera, apontador, chave e sucata, em geral. Desenvolvimento : O professor coloca um objeto dentro da caixa e venda com o lenço os olhos de uma criança. A seguir, incentiva-a pôr a mão no interior da caixa, pegar o objeto e descrever sua características, usando os sentidos(tato, audição,olfato, gosto). Acriança, então, dirá o nome do objeto, mostrando-aos colegas. Se acertar, fará seu desenho no quadro negro. O professor dá sequência à atividade, repetindo o mesmo procedimento, com diferentes objetos, chamndo, um por um, os alunos.
  11. 11. A brincadeira é alguma forma de divertimento típico da infância, isto é. Uma atividade natural da criança, que não implica em compromisso, planejamento ou seriedade e que envolve comportamento espontâneos e geradores de prazer.
  12. 12. Cabe a escola trabalhar da melhor forma com seus alunos e levar em considerações as diferenças de cada um e trabalhar o respeito entre si e isso tudo pode ser percebido e desenvolvido com a ajuda de jogos, brincadeiras e dinâmicas na própria sala de aula.

×