Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Transporte Ativo

4,468 views

Published on

Aula síntese sobre Transporte através da Membrana Plasmática.

  • Be the first to comment

Transporte Ativo

  1. 1. Transporte através daMembrana Plasmática Parte 2 Ensino Médio Professora: Andréa Barreto M. da Poça
  2. 2. Transporte AtivoO transporte ativo caracteriza-se por ser omovimento de substâncias e íons contra o gradientede concentração, ou seja, ocorre sempre de locaisonde estão menos concentradas para os locais ondeencontram-se mais concentradas.Esse processo é possível graças à presença de certasproteínas na membrana plasmática que, com ogasto de energia, são capazes de se combinar com asubstância ou íon e transportá-lo para a região em queestá mais concentrado.
  3. 3. Bomba de Sódio - Potássio
  4. 4. Bomba de Sódio - Potássio•A concentração do sódio é maior no meioextracelular enquanto a de potássio é maior nomeio intercelular.•A manutenção dessas concentrações é realizada pelasproteínas transportadoras descritas anteriormente quecapturam íons sódio (Na+) no citoplasma e bombeia-ospara fora da célula.•No meio extracelular, capturam os íons potássio (K+)e os bombeiam para o meio interno.
  5. 5. Gasto de energia - ATP É importante salientar, que a energia necessária a esta mudança é proveniente da quebra da molécula de ATP (adenosina trifosfato) em ADP (adenosina difosfato) e fosfato.

×