Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Farmacodinâmica

Tec Enfermagem

  • Be the first to comment

Farmacodinâmica

  1. 1. Farmacodinâmica
  2. 2. Farmacodinâmica É o estudo dos mecanismos relacionados às drogas que produzem alterações BIOQUÍMICAS ou FISIOLÓGICAS no organismo. A resposta decorrente da AÇÃO do fármaco.
  3. 3. Drogas agonistas
  4. 4. Drogas agonistas Muitos medicamentos atuam ao estimular ou ao bloquear os receptores de fármacos. Os medicamentos que é atraído para um receptor tem afinidade (atração) por esse receptor.
  5. 5. Drogas antagonistas
  6. 6. Drogas antagonistas Se um fármaco tem afinidade por determinado receptor, mas não estimula o mesmo. O antagonista IMPEDE a ocorrência de uma resposta terapêutica!
  7. 7. Farmacologia Droga A agonista Droga B antagonista + + R R AR AR AR Respos ta Nenhums Resposta Ocupação regulada pela afinidade Ativação regulada pela eficácia
  8. 8. Farmacologia Agonistas: causam alterações na função celular, produzindo vários tipos de efeitos. Antagonistas. Substância que se liga ao receptor sem causar ativação impedindo consequentemente a ligação do agonista.
  9. 9. Início da ação da droga É o intervalo de tempo que o fármaco começa a ser administrado e termina quando começa o efeito terapêutico.
  10. 10. Duração do fármaco Corresponde ao tempo que o fármaco produz o seu efeito terapêutico.
  11. 11. Margem de segurança É a relação entre os efeitos terapêuticos desejados e os efeitos adversos. Em geral mede a diferença entre: 1. Uma dose efetiva para 50% dos pacientes tratados 2. A dose mínima em que ocorrem reações adversas.
  12. 12. Obrigada!

×