Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Quimiossíntese

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 20 Ad

More Related Content

Recently uploaded (20)

Advertisement

Quimiossíntese

  1. 1. Quimiossíntese Quimiossíntese Professora: Hyalene Cabral
  2. 2. Ana Paula marlon Ricardo Raile Samila werbert Componentes 33.04
  3. 3. O que é Quimiossíntese É um processo de síntese de compostos orgânicos que utiliza, tal como a fotossíntese, o dióxido de carbono como fonte de carbono, mas, em vez da energia solar, usa a energia proveniente da oxidação de substâncias inorgânicas, como a amônia, os nitritos, o enxofre e o ferro.
  4. 4. Definição de Bactérias YES NO
  5. 5. wikipedia Bactéria é um tipo de célula biológica. Elas constituem um grande domínio de micro-organismos procariontes. Possuindo tipicamente alguns micrômetros de comprimento, as bactérias podem ter diversos formatos, variando de esferas até bastões e espirais.
  6. 6. É realizada por algumas bactérias autótrofas. Exemplos de bactérias que realizam a quimiossíntese são as do gênero Beggiatoa e Thiobacillus, também chamadas de sulfobactérias, pois elas realizam seu metabolismo através das reações de oxidação de compostos de enxofre.
  7. 7. wikipedia As ferrobactérias oxidam substâncias à base de ferro para conseguirem energia química, já as nitrificantes, utilizam substâncias à base de nitrogênio.
  8. 8. A fotossíntese e a quimiossíntese diferem basicamente em dois aspectos: Na energia utilizada para a síntese de compostos orgânicos e na fonte de prótons (H+) e de elétrons (e-). Enquanto na fotossíntese é utilizada energia solar e os prótons e elétrons provêm da água, na quimiossíntese a energia, os prótons e os elétrons têm origem nos compostos minerais que são oxidados.
  9. 9. Arqueas YES NO
  10. 10. wikipedia Archaea é a designação de um domínio de seres vivos unicelulares morfologicamente semelhantes às bactérias, mas genética e bioquimicamente tão distintas destas como dos eucariontes. Esses micro- organismos não possuem um núcleo celular e são, portanto, procariontes.
  11. 11. Importância da quimiossíntese YES NO
  12. 12. Sua importância pode ser evidenciada quando analisamos, por exemplo, comunidades que vivem em fontes hidrotermais nos abismos oceânicos. A luz solar não chega a esses locais, o que impossibilita a realização da fotossíntese.
  13. 13. Marque a alternativa que indica corretamente a fonte de energia utilizada na quimiossíntese. Oxidação de compostos inorgânicos. Oxidação de compostos orgânicos. Oxidação de gases. Luz visível.
  14. 14. Etapas da quimiossíntese YES NO
  15. 15. A quimiossíntese pode ser dividida em duas etapas. Na primeira etapa, acontecem as reações de oxirredução. Essas reações permitem a obtenção de prótons e elétrons, os quais são usados na produção de NADPH e ATP. A segunda fase se assemelha à fotossíntese e é caracterizada pela incorporação do gás carbônico para produção de matéria orgânica.
  16. 16. Alguma dúvida? YES NO
  17. 17. obrigado YES NO
  18. 18. https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_ principal https://mundoeducacao.uol.com.br/amp/biologia/quimiossintese.htm Fornecedores

×