Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Modelo OSI - Camada de Transporte

4,913 views

Published on

Produzido pelo professor Erico Veríssimo para o curso Técnico em Redes de Computadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI na disciplina curricular de Arquitetura de Redes.

Bons estudos!

Published in: Education
  • Be the first to comment

Modelo OSI - Camada de Transporte

  1. 1. Camada de Transporte
  2. 2. Conceito Tem a função transportar e controlar o fluxo de dados entre origem e destino, de forma confiável e precisa.
  3. 3. Conceito Esta camada precisa estabelecer uma comunicação lógica entre os dispositivos. Os principais protocolos desta camada precisam segmentar e remontar os dados enviados pelas diversas aplicações enviados das camadas superiores.
  4. 4. Conceito Para realizar todas essas funções, a camada de transporte precisar utilizar várias funcionalidades: • Serviço orientado a conexão • Entrega ordenada • Entrega confiável • Controle de fluxo • Identificar diferentes aplicações.
  5. 5. Serviço Orientado a Conexão Se um protocolo é orientado a conexão significa que uma sessão precisar ser estabelecida entre origem e destino antes da transmissão dos dados propriamente ditos.
  6. 6. Serviço Orientado a Conexão A camada realiza este estabelecimento de comunicação por meio do handshake triplo. Que consiste em uma sincronização iniciada pelo cliente.
  7. 7. Serviço Orientado a Conexão Depois que o estabelecimento de comunicação foi concluído, os dados poderão ser transmitidos, ou seja, somente depois do handshake triplo, os dados serão enviados pelo dispositivo de origem. Após serem transmitidos a sessão será encerrada.
  8. 8. Entrega Ordenada • Quando os diversos segmentos são enviados entre dispositivos de origem e destino numa comunicação, a chegada ao destino pode ser de forma desordenada, justamente pelas diversas rotas disponíveis na comunicação em rede
  9. 9. Entrega Ordenada Para que os segmentos possam ser ordenados no destino, cada segmento recebe um numero de seqüência.Quando estes segmentos chegam fora de ordem, eles são colocados em buffer para, depois de ordenados, serem entregues a camada superior.
  10. 10. Entrega confiável Outro recurso usado pela camada de transporte para garantir confiabilidade na comunicação são as confirmações positivas. Para isso, são usados os números de seqüência juntamente com os números de confirmações(ACK).
  11. 11. Controle de fluxo A camada de transporte controla e gerencia o fluxo das informações, indicando a quantidade de informação que poderá ser transmitida antes de aguardar uma confirmação de recebimento do destino.
  12. 12. Identificar diferentes aplicações A camada de transporte precisa utilizar uma forma de identificar as diversas comunicações simultâneas que ocorrem entre dispositivos de origem e destino, iguais ou diferentes.
  13. 13. Identificar diferentes aplicações Os números de portas são usados para identificar essas comunicações entre diversas aplicações. Quando um dispositivo inicia uma comunicação, ele escolhe um numero de porta de origem e um numero de porta destino.
  14. 14. TCP Transmission Control Protocol Protocolo orientado a conexão sendo assim, o TCP aplica todas as funcionalidades de entrega ordenada, confiável e com controle de fluxo. Serviço Orientado a Conexão
  15. 15. TCP Principais campos do segmento TCP: Porta de origem: 16 bits; Porta de Destino: 16 bits; Numero de Seqüência: 32 bits; Numero de reconhecimento: 32 bits, indica o próximo segmento TCP esperado; Comprimento do cabeçalho: 4 bits;
  16. 16. TCP Principais campos do segmento TCP: Janela: 16 bit, número de segmentos que poderão ser transmitidos antes de aguardar uma confirmação; Checksum: 16 bits, calculo de verificação de erros; Dados: campo com os dados das camadas superiores.
  17. 17. UDP User datagram Protocol Protocolo que não e orientado a conexão, ou seja, não oferece um serviço confiável.
  18. 18. UDP Principais campos do segmento UDP: Porta de origem: 16 bits Porta de destino: 16 bits Comprimento: 16 bits, indica o tamanho do datagrama, incluindo os dados.
  19. 19. UDP Principais campos do segmento UDP: Checksum: 16 bits, calculo de verificação de erros. Dados: campo com os dados das camadas superiores.
  20. 20. TCP x UDP Os protocolos TCP e UDP possuem diferenças e semelhanças. A função deles é a mesma, ou seja, transportar dados das camadas superiores e diferenciar as diversas conversações simultâneas por meio dos números de portas
  21. 21. TCP x UDP O TCP possui mais campos que o UDP, isso por oferecer um serviço orientado a conexão. Como o TCP possui um cabeçalho muito maior que o UDP o overhead do protocolo TCP é muito maior, ou seja, o UDP é mais leve.

×