SlideShare a Scribd company logo
1 of 48
Download to read offline
Copyright © WondershareSoftwareDERMEVAL SAVIANIPROFESSOR ULISSES VAKIRTZIS
Copyright © WondershareSoftware 
Porideiaspedagógicasentendoasideiaseducacionais, nãoemsimesmas,masnaformacomoseencarnamnomovimentorealdaeducação,orientandoe,maisdoqueisso,constituindoaprópriasubstânciadapráticaeducativa. 
Prática educativa 
Forma concreta de trabalho
Copyright © WondershareSoftware 
PERIODIZAÇÃO DAS IDÉIAS PEDAGÓGICAS 
1549-1759 
VERTENTE RELIGIOSA DA PEDAGOGIA TRADICIONAL 
1759-1932 
VERTENTE RELIGIOSA E LEIGA DA PEDAGOGIA TRADICIONAL 
1932-1969 
PEDAGOGIA TRADICIONAL E PEDAGOGIA NOVA 
1969-2001 
CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA PRODUTIVISTA
Copyright © WondershareSoftware
Copyright © WondershareSoftware 
PedagogiabrasílicaéadenominaçãodadaàorientaçãoqueosjesuítasprocuraramimplantaraochegaraoBrasil,em1549,sobachefiadoPe.ManueldaNóbrega,juntamentecomogovernadorgeralTomédeSouza.Paratanto,Nóbregaelaborouumplanodeestudosqueseiniciavacomoaprendizadodoportuguês(paraosindígenas);prosseguiacomadoutrinacristãeaescoladelereescrever.
Copyright © WondershareSoftware 
RatioStudiorumsignifica 
“Plano de Estudos”
Copyright © WondershareSoftware 
MODUS ITALICUS 
Idade Média/séc. XV 
•caracterizavapornãoseguirumprogramaestruturadoenemvincularaassistênciadosdiscípulosadeterminadadisciplina,podiampassarparaoutradisciplinasemnenhumpré- requisito,osgruposerampordiferentesidadeseníveisdeformação. 
MODUS PARISIENSIS 
1509 
•distribuição dos alunos em classes, atividade constante dos alunos através de exercícios escolares, regime de incentivos ao trabalho escolar e a união da piedade e dos bons costumes com as letras. 
RATIUM ESTUDIORUM•Os jesuítas assimilaram o MODUS PARISIENSES e o adotaram desde a fundação do primeiro colégio jesuíta em Messina, em 1548.
Copyright © WondershareSoftware 
Conjuntodenormascriadopararegulamentaroensinonoscolégiosjesuíticos.Tinhaporfinalidadeordenarasatividades,funçõeseosmétodosdeavaliaçãonasescolasjesuíticas.OplanocontidonaRatioeradecaráteruniversalistaeelitista.
Copyright © WondershareSoftware•Universalistaporquesetratavadeumplanoadotadoindistintamenteportodososjesuítas,qualquerquefosseolugarondeestivessem. •Elitistaporqueacaboudestinando-seaosfilhosdoscolonoseexcluindoosindígenas.Oscolégiosjesuítasseconverteramnoinstrumentodeformaçãodaelitecolonial. 
AsideiaspedagógicasexpressasnoRatiocorrespondemaoquepassouaserconhecidocomonamodernidadecomopedagogiatradicional.
Copyright © WondershareSoftware
Copyright © WondershareSoftware
Copyright © WondershareSoftware 
CorrespondeàorientaçãoqueseimprimiuaoensinoemPortugalenoBrasilcomapromulgação,em1759,das“reformaspombalinasdainstruçãopública”,assimdenominadasporteremsidobaixadaspeloMarquêsdePombal,entãoprimeiroministrodoReidePortugal,D.JoséI.Essasreformassecontrapunhamaopredomíniodasideiasreligiosase,combasenasideiaslaicasinspiradasnoIluminismo,instituíramoprivilégiodoEstadoemmatériadeinstrução.
Copyright © WondershareSoftware 
Asistemáticapedagógicaintroduzidapelasreformaspombalinasfoiadas“aulasrégias”,istoé,disciplinasavulsasministradasporumprofessornomeadoepagopelacoroaportuguesacomrecursosdo“subsídioliterário” instituídoem1772.As“aulasrégias”perduraramnoBrasilaté1834.
Copyright © WondershareSoftware 
CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS REFORMA POMBALINAS 
•Estatizaçãoesecularizaçãodaadministraçãodoensino 
•Estatizaçãoesecularizaçãodomagistério 
•Estatizaçãoesecularizaçãodoconteúdodoensino 
•Estatizaçãoesecularizaçãodaestruturaorganizacionaldosestudos 
•Estatizaçãoesecularizaçãodosestudossuperiores
Copyright © WondershareSoftwareLEIGAS Leide15deoutubrode1827:determinavaacriaçãode“EscolasdePrimeirasLetras”.Foiatentativadegarantiroacessoaosrudimentosdosaber,queamodernidadeconsideravaindispensáveisparaafastaraignorância. MétodoMútuo(MétodoLancaster):osalunosdetodaumaescolasedividememgruposqueficamsobadireçãoimediatadosalunosmaisadiantados,osquaisinstruemaseuscolegasnaleitura,escrita,cálculoecatecismo,domesmomodocomoforamensinadospelomestrehorasantes.
Copyright © WondershareSoftwareAtoAdicionalde1834:Transferiuaincumbênciadecuidardasescolasprimáriasesecundáriasparaosgovernosprovinciais. ReformaCoutoFerraz(1854):obrigatoriedadedoensinoprimário, ideiadeumsistemanacionaldeensino,centralizaçãodasdecisões, “derramamentodasluzesportodososhabitantes”,currículobásico, formaçãodocentenaprática(professoresadjuntos),educaçãovoltadaparaaprática.
Copyright © WondershareSoftwareDecreto7.247de19deabrilde1879:conhecidacomoReformaLeônciodeCarvalho,mantêmaobrigatoriedadedeensinoprimário(7aos14anos),assistênciadoestadoaosalunospobres,organizaaescolaprimáriaemdoisníveiscomumcurrículosemelhante,subvençãodasescolasparticulares, fortalecimentodasEscolasNormais.
Copyright © WondershareSoftwareMétodoIntuitivo:esseprocedimentopedagógico,conhecidotambémcomo“liçõesdecoisas”,foiconcebidocomointuitoderesolveroproblemadaineficiênciadoensino,diantedasuainadequaçãoasexigênciassociaisdecorrentesdaRevoluçãoIndustrialqueseprocessaraentreofinaldoséculoXVIIIemeadosdoséculoXIX.ComaRevoluçãoIndustrialproduziu-senovosmateriaisdidáticos,comosuportefísicodonovométododeensino(quadronegroparietal,mapas,entreoutros,alémdeiluminaçãoeaquecimento).
Copyright © WondershareSoftware 
O ensino privado no Brasil: o Barão de Macahubas 
Iniciaaimplementaçãodesuaspropostaspedagógicasnainiciativaprivada,fundando,em1858,oGinásioBaianoemSalvador.NessaescolaestudouRuiBarbosa. 
AsideiaspedagógicasdeAbílioCésarBorgesreforçaramacrençadequecomliberdadeplenahaveriaaindamaiorexpansãodoensinonopaís.
Copyright © WondershareSoftwareRuiBarbosaconstatavaem1882odescasocomaEducaçãonopaís: 
“OEstado,noBrasil,consagraaesseserviçoapenas1,99%doorçamentogeral,enquantoasdespesasmilitaresnosdevoram20,83%.”
Copyright © WondershareSoftwareREFORMAREPUBLICANA DE 1890 
AReformaBenjamimConstant(1890)surgepararompercomomodeloeducacionaldoBrasilColôniaecomsuatradiçãohumanista,adotandoemsuareformaprincípiospositivistas.Assim,começouaserimplantadoumensinoenciclopédico,seriado,obrigatórioegratuito.
Copyright © WondershareSoftwareCaetanodeCamposiniciaumareformaescolarcomointuitodereforçarasEscolasNormaisemespecialaEscolaNormaldeSãoPaulo.InspiradopelasideiaseducacionaisdaAlemanha,EstadosUnidoseSuíça,CaetanodeCamposressaltaa“necessidadenãodeadotar,massimadaptaressesmétodosànossarealidade.” REFORMA PAULISTA DE 1890
Copyright © WondershareSoftwareLei nº 88, de 8 de setembro de 1892: institui a reforma geral da instrução pública paulista. 
SurgemosGRUPOSESCOLARES,quevãoreunirnasuaestruturafísicaescolasdediferentesníveis.Vaipossuirumdiretoretantosprofessoresquantasescolastivessemsidoreunidasparacompô-lo. REFORMA PAULISTA DE 1890
Copyright © WondershareSoftware
Copyright © WondershareSoftware
Copyright © WondershareSoftware 
•Alunos são formados segundo um padrão. FORDISMO 
•O Estado deve intervir na Educação.KEYNESIANISMO
Copyright © WondershareSoftware 
•Criação do Instituto de Organização do Trabalho (1931), com a colaboração de Salles de Oliveira, Roberto Simonsen e Júlio de Mesquita Neto. IDORT 
•Fundada em 1934, com grande influência do IDORT. Universidade de São Paulo 
•Criação em 1942, do serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, e as leis orgânicas do ensino industrial, secundário e comercial. SENAI
Copyright © WondershareSoftware 
Aindustrializaçãoeaurbanizaçãopossibilitaramacriaçãoeodesenvolvimentodeummovimentoparaareformulaçãodaeducação.DeoutroladoaIgrejaCatólicaprocurourecuperarsuahegemonia,travandoassim,uma“batalhapedagógica”.
Copyright © WondershareSoftware 
APedagogiaTradicionaltemumavisãocentradanoeducador(professor),noadulto, nointelecto,nosconteúdos,nadisciplina,namemorização. 
Distinguem-se,nointeriordessaconcepção, duasvertentes:areligiosaealeiga.
Copyright © WondershareSoftwareManifesto dos Pioneiros da Educação1932 
Nessedocumento,defendia-seauniversalizaçãodaescolapública, laicaegratuita. 
AescoladeEducaçãoIntegraléaprincipalpropostadoManifesto. 
FernandodeAzevedo 
Anísio Teixeira
Copyright © WondershareSoftware 
MinistériodaEducaçãoeSaúdePública(1930): 
•CriaçãodoConselhoNacionaldeEducação 
•OrganizaçãodoensinosuperiornoBrasil(regimeuniversitário) 
•OrganizaçãodoEnsinoSecundário 
•Restabelecimentodoensinoreligiosonasescolaspúblicas
Copyright © WondershareSoftware 
Constituição de 1937 Estado Novo 
Cooperação entre indústrias e o governo 
Ensino Técnico como primeiro dever do Estado
Copyright © WondershareSoftware 
APedagogiaNovaseancoranumavisãofilosóficabaseadanaexistência,navida,naatividade.Dopontodevistapedagógicooeixosedeslocoudointelectoparaasvivências;dológicoparaopsicológico;dosconteúdosparaosmétodos;doprofessorparaoaluno; doesforçoparaointeresse;dadisciplinaparaaespontaneidade;dadireçãodoprofessorparaainiciativadoaluno;daquantidadeparaaqualidade.
Copyright © WondershareSoftwareMANIFESTO “Mais uma vez Convocados” (1959) 
Foiumdocumentoemdefesadaescolapública: 
1.Manifestoaopovoeaogoverno 
2.Umpoucodeluzsobreaeducaçãonopaísesuascausas 
3.ProjetodeDiretrizeseBases 
4.Aescolapúblicaemacusação 
5.Pelaeducaçãoliberaledemocrática 
6.Educaçãoparaotrabalhoeodesenvolvimentoeconômico 
7.ParaatransformaçãodoHomemedeseuUniverso 
8.AHistórianãoavançaporordem...
Copyright © WondershareSoftware 
FicaevidentenoManifestoanãoinvocaçãodeargumentosdecaráterpedagógico-didático,poisacreditava-sequeessaquestãonãonecessitavaserdiscutida. 
Inicia-seumamudançanasescolascatólicas.Senãohouveressarenovaçãopedagógicaessasescolascorriamoriscodeperderaclientela.
Copyright © WondershareSoftware 
Apartirdopressupostodaneutralidadecientíficaeinspiradanosprincípiosderacionalidade,eficiênciaeprodutividade,apedagogiatecnicistaadvogouareordenaçãodoprocessoeducativodemaneiraatorná- loobjetivoeoperacional.Aorganizaçãodoprocessoconverteu-senagarantiadaeficiência,compensandoecorrigindoasdeficiênciasdoprofessoremaximizandoosefeitosdesuaintervenção.
Copyright © WondershareSoftwarePromulgaçãodaLDBem20denovembrode1961, Leinº4024: 
•Elevoude10%para12%aobrigaçãomínimadosrecursosfederaisparaoensino,mantendoem20%aobrigaçãodosgovernosestaduais. 
•AnísioTeixeiracuidoudaelaboraçãodoPNE(PlanoNacionaldeEducação). •OPNEsituavaaUniãonaposiçãodeprestarassistênciaaosEstadosemunicípios.
Copyright © WondershareSoftware 
Apartirde31demarçode1965,foramassinadosvárioscontratosdeapoioconhecidoscomo“AcordosMEC-Usaid”. EssesacordosdefinanciamentodaeducaçãobrasileiracomaintermediaçãodaAgenciadosEstadosUnidosparaoDesenvolvimentoInternacional,incluíamumamaiorênfasenosmétodosetécnicasdeensino,naprojeçãodefilmesdidáticosconfeccionadosnosEstadosUnidosenavalorizaçãodosrecursosaudiovisuais.
Copyright © WondershareSoftware 
Matrizpedagógica:“métodoativodialogal,críticoecriticizador”quepropiciassea“modificaçãodoconteúdoprogramáticodaeducação”. 
Seembasavaemautoresmarxistas, mastinhaumavisãopolíticadosolidarismocristão,queentendeanecessidadedeeliminarascondiçõesquegerammisériaeexclusão.
Copyright © WondershareSoftware
Copyright © WondershareSoftware 
Surgemestudosempenhadosemfazeracríticadaeducaçãodominante,pondoemevidênciaasfunçõesreaisdapolíticaeducacionalque,entretanto,eramacobertadaspelodiscursopolítico-pedagógicooficial. •CRÍTICO:nãoépossívelcompreenderaeducaçãosenãoapartirdosseuscondicionantessociais. •REPRODUTIVISTA:suasanáliseschegamaconclusãoqueafunçãobásicadaeducaçãoéreproduzirascondiçõessociaisvigentes.
Copyright © WondershareSoftware 
Dáênfaseaosconteúdos,confrontando-oscomarealidadesocial,bemcomoaênfaseàsrelaçõesinterpessoaiseaocrescimentoquedelasresulta.Sendoaescolaparteintegrantedotodosocialdeveserviraosinteressespopularesgarantindoumbomensino, preparandooalunoparaomundo, proporcionando-lheaaquisiçãodosconteúdosconcretosesignificativos. 
George Snyders
Copyright © WondershareSoftware 
•ONeoprodutivismotevecomobasearequalificaçãodostrabalhadores,paraqueestespudessemvoltaraomercadodetrabalho. 
•ONeoescolanovismoenfatizao“aprenderaaprender”, ondeoprofessorpassaaseroauxiliar(mediador)doalunonoprocessodeaprendizagem.OsParâmetrosCurricularesNacionaisforamcriadoscomessaconcepção.
Copyright © WondershareSoftware 
•ONeoconstrutivismoretomaoaprenderaaprendercoma“Pedagogiadascompetências”.Oobjetivodelaédarsubsídiosaosindivíduosnumasociedadepolivalente. 
•ONeotecnicismotemoseufocona“formação”,umexemplodissoéaconcepçãoderotularosprofessorescomoprestadoresdeserviço,osalunoscomoclienteseaeducaçãocomoproduto.
Copyright © WondershareSoftware 
•Enfeixou(reuniu)noâmbitodaUniãoaresponsabilidadedeavaliaroensinoemtodososníveis,compondoumverdadeirosistemanacionaldeavaliação. 
•OrganizaçãodaUniversidadesespecializadasporcampodoconhecimento. 
ONeotecnicismoestápresenteesefazpresentealimentandoabuscada“qualidadetotal”naeducação.
Copyright © WondershareSoftware 
Paraatingiressasmetasquantitativas/qualitativas, apolíticaeducacionallançamãodemecanismoscomoadivisãodoensinoemciclos,aprogressãocontinuada,asclassesdeaceleraçãoquepermitemascriançasejovenspermanecerummaiornúmerodeanosnaescola,semocorrespondenteefeitodaaprendizagemefetiva. (INCLUSÃOEXCLUDENTE)
Copyright © WondershareSoftware“Seriabemvindaareorganizaçãodomovimentodoseducadoresquepermitisse,apardoaprofundamentodaanálisedasituação, arregimentarforçasparaumagrandemobilizaçãonacionalcapazdetraduzirempropostasconcretasadefesadeumaeducaçãopúblicadequalidadeacessívelatodaapopulaçãobrasileira.”
Copyright © WondershareSoftware

More Related Content

What's hot

História da educação
História da educaçãoHistória da educação
História da educação
Joemio Freire
 
Filosofia da Educação
Filosofia da Educação  Filosofia da Educação
Filosofia da Educação
unieubra
 
Teorias da educação
Teorias da educaçãoTeorias da educação
Teorias da educação
renanmedonho
 
Fundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da EducaçãoFundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da Educação
Herbert Santana
 
INTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃOINTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
unieubra
 
História da educação resumo
História da educação resumoHistória da educação resumo
História da educação resumo
zildamisseno
 

What's hot (20)

Saberes Docentes final
Saberes Docentes finalSaberes Docentes final
Saberes Docentes final
 
Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro
Estrutura do Sistema Educacional BrasileiroEstrutura do Sistema Educacional Brasileiro
Estrutura do Sistema Educacional Brasileiro
 
História da educação
História da educaçãoHistória da educação
História da educação
 
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAISPOLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
POLITICAS PUBLICAS EDUCACIONAIS
 
Slide história da educação - pdf
Slide   história da educação - pdfSlide   história da educação - pdf
Slide história da educação - pdf
 
Filosofia da Educação
Filosofia da Educação  Filosofia da Educação
Filosofia da Educação
 
Teorias do Currículo
Teorias do CurrículoTeorias do Currículo
Teorias do Currículo
 
BNCC na prática
BNCC na práticaBNCC na prática
BNCC na prática
 
A educação e os desafios da contemporaneidade.
A educação e os desafios da contemporaneidade.A educação e os desafios da contemporaneidade.
A educação e os desafios da contemporaneidade.
 
Educação inclusiva
Educação inclusivaEducação inclusiva
Educação inclusiva
 
Teorias da educação
Teorias da educaçãoTeorias da educação
Teorias da educação
 
Fundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da EducaçãoFundamentos da História da Educação
Fundamentos da História da Educação
 
Psicologia da Educação
Psicologia da Educação Psicologia da Educação
Psicologia da Educação
 
Currículo escolar
Currículo escolarCurrículo escolar
Currículo escolar
 
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexõesEJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
EJA AULA 1: Educação de Adultos: algumas reflexões
 
INTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃOINTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO, HISTÓRIA E EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO
 
História da educação resumo
História da educação resumoHistória da educação resumo
História da educação resumo
 
Tendências Pedagógicas
Tendências PedagógicasTendências Pedagógicas
Tendências Pedagógicas
 
Etica e educacao
Etica e educacaoEtica e educacao
Etica e educacao
 
Metodologias Ativas
Metodologias AtivasMetodologias Ativas
Metodologias Ativas
 

More from Ulisses Vakirtzis

Orientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdf
Orientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdfOrientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdf
Orientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdf
Ulisses Vakirtzis
 
Como gerenciar os recursos financeiros da escola
Como gerenciar os recursos financeiros da escolaComo gerenciar os recursos financeiros da escola
Como gerenciar os recursos financeiros da escola
Ulisses Vakirtzis
 
2.comunidades de aprendizagem e educação escolar
2.comunidades de aprendizagem e educação escolar2.comunidades de aprendizagem e educação escolar
2.comunidades de aprendizagem e educação escolar
Ulisses Vakirtzis
 

More from Ulisses Vakirtzis (20)

Orientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdf
Orientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdfOrientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdf
Orientacoes-para-atendimento-de-estudantes-transtorno-do-espectro-do-autismo.pdf
 
Guia de Publicação Editora Albatroz (1).pdf
Guia de Publicação Editora Albatroz (1).pdfGuia de Publicação Editora Albatroz (1).pdf
Guia de Publicação Editora Albatroz (1).pdf
 
Como gerenciar o espaço físico da escola
Como gerenciar o espaço físico da escolaComo gerenciar o espaço físico da escola
Como gerenciar o espaço físico da escola
 
Como gerenciar os recursos financeiros da escola
Como gerenciar os recursos financeiros da escolaComo gerenciar os recursos financeiros da escola
Como gerenciar os recursos financeiros da escola
 
Como promover a construção ppp
Como promover a construção pppComo promover a construção ppp
Como promover a construção ppp
 
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianosGestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
Gestão Escolar: enfrentando os desafios cotidianos
 
6.proposta curricular
6.proposta curricular6.proposta curricular
6.proposta curricular
 
5.projeto político pedagógico da escola
5.projeto político pedagógico da escola5.projeto político pedagógico da escola
5.projeto político pedagógico da escola
 
4.avaliação da aprendizagem
4.avaliação da aprendizagem4.avaliação da aprendizagem
4.avaliação da aprendizagem
 
3.teorias do desenvolvimento adolescência
3.teorias do desenvolvimento adolescência3.teorias do desenvolvimento adolescência
3.teorias do desenvolvimento adolescência
 
2.comunidades de aprendizagem e educação escolar
2.comunidades de aprendizagem e educação escolar2.comunidades de aprendizagem e educação escolar
2.comunidades de aprendizagem e educação escolar
 
1.ensino as abordagens do processo
1.ensino as abordagens do processo1.ensino as abordagens do processo
1.ensino as abordagens do processo
 
8.teorias psicogeneticas
8.teorias psicogeneticas8.teorias psicogeneticas
8.teorias psicogeneticas
 
4.politicas docentes no brasil
4.politicas docentes no brasil4.politicas docentes no brasil
4.politicas docentes no brasil
 
3.freitas eliminação adiada
3.freitas eliminação adiada3.freitas eliminação adiada
3.freitas eliminação adiada
 
2. escola e conhecimento
2. escola e conhecimento2. escola e conhecimento
2. escola e conhecimento
 
1. teixeira escola pública
1. teixeira escola pública1. teixeira escola pública
1. teixeira escola pública
 
4. decretos 54.454 portaria 5941
4. decretos 54.454 portaria 59414. decretos 54.454 portaria 5941
4. decretos 54.454 portaria 5941
 
3. decreto 54.542 portaria 5930
3. decreto 54.542 portaria 59303. decreto 54.542 portaria 5930
3. decreto 54.542 portaria 5930
 
2. dialogos interdisciplinares
2. dialogos interdisciplinares2. dialogos interdisciplinares
2. dialogos interdisciplinares
 

Recently uploaded

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
PatriciaCaetano18
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
tatianehilda
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
marlene54545
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
HELENO FAVACHO
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
AntonioVieira539017
 

Recently uploaded (20)

LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretaçãoLENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
LENDA DA MANDIOCA - leitura e interpretação
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
A EDUCAÇÃO FÍSICA NO NOVO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES E TENDÊNCIAS PROMOVIDAS P...
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.pptTexto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
Texto dramático com Estrutura e exemplos.ppt
 
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
8 Aula de predicado verbal e nominal - Predicativo do sujeito
 
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptxMonoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
Monoteísmo, Politeísmo, Panteísmo 7 ANO2.pptx
 
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
6ano variação linguística ensino fundamental.pptx
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
A Revolução Francesa. Liberdade, Igualdade e Fraternidade são os direitos que...
 
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
Aula 25 - A america espanhola - colonização, exploraçãp e trabalho (mita e en...
 
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVAEDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
 
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
19- Pedagogia (60 mapas mentais) - Amostra.pdf
 
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptxSlides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
Slides Lição 6, Betel, Ordenança para uma vida de obediência e submissão.pptx
 
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptxResponde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
Responde ou passa na HISTÓRIA - REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 8º ANO.pptx
 
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptxGÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
GÊNERO CARTAZ - o que é, para que serve.pptx
 

História das Idéias Pedagógicas no Brasil