Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Alimentação saudável-geci

6,385 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Alimentação saudável-geci

  1. 1. Escola de Educação Básica Seara. Professora Responsável: Geci Bortocello. Turma – 3º Ano. Período – Mês de Setembro. Duração – 15 dias. JUSTIFICATIVA: Sabemos que uma alimentação saudável promove saúde e bem estar em qualquer estágio da vida, para que as crianças cresçam saudáveis é indispensável que a mesma tenha uma alimentação saudável onde favoreça todos os nutrientes necessários ao seu crescimento potencializando no processo do desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, influenciando diretamente na saúde, estudo e lazer. O projeto visa apresentar a Pirâmide Alimentar como um importante instrumento da educação, onde o mesmo possibilita o entendimento dos diferentes tipos e quantidades de alimentos necessários e recomendados para uma dieta equilibrada, portanto promovendo a saúde. Ao mesmo tempo alerta-se para as necessidades alimentares especiais como; o mau hábito alimentar substancia que fazem mal á saúde, transtornos alimentares (incluindo exageros de produtos industrializados) analisando os rótulos dos alimentos como tabelas nutricionais e validade dos mesmos.
  2. 2. OBJETIVOS GERAIS: Analisar os hábitos alimentares e a qualidade dos alimentos que os alunos juntamente com seus familiares consomem, aproveitando o momento para estabelecer hábitos de alimentação saudável. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Instigar o aluno a valorizar uma boa alimentação; Demonstrar a maneira adequada na preparação de uma receita; Identificar os diferentes tipos de vitaminas e suas funções; Analisar o Sistema monetário; Organizar e classificar a origem dos alimentos; Identificar os alimentos suas fontes e funções; Criar um livro por; Distinguir adequadamente os alimentos as suas necessidades; Comparar nutrição x desenvolvimento; Instigar o aluno a entender a classificação dos alimentos com a pirâmide; Relacionar os alimentos adequado - os ao tempo de conservação; Analisar a extração do DNA de um morango.
  3. 3. CONTEÚDOS: Lendas – Contos; Cruzadas; Adivinhas; Leitura-escrita e produção de texto; Música; Dobraduras; Culinária; Dramatização; Pesquisa de preços; Confecção de Livros; Validade dos alimentos; Slides.
  4. 4. AÇÕES: 1ª etapa – Distribuir o roteiro para a realização de uma pesquisa sobre a alimentação. 2ª etapa – Produção de texto. 3ª etapa – Receita – Culinária. 4ª etapa – Palavras cruzadas. 5ª etapa – Validade dos alimentos. 6º etapa - Leitura engarrafada com fábulas. 7º etapa – Poesias. 8º etapa - Apresentação de slides da história do Camilão o Comilão. 9º etapa – Realizar o jogo “Naturalista dos tempos modernos”. As etapas acima acontecerão em sala de aula, seguindo roteiro de pesquisas, textos, leituras, receitas, dobraduras e palestra com nutricionista, entre outros. Também serão realizadas pesquisas de preços nas fruteiras para na sequencia fazer um gráfico das frutas que mais gostam depois fazer a produção de acrostico.
  5. 5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Consultar os alunos sobre hábitos alimentares saudáveis mostrar com as diversas atividades realizadas no decorrer do projeto que uma alimentação, quando variada e adequada, possui nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo prevenindo e protegendo contra doenças infecciosas. Incentivar e promover situações em que os alunos tenham contato com alimentos saudáveis, para que os mesmos possam identificar conhecer e por fim degustar diferentes alimentos. MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO NECESSÁRIO: Cartolina, canetão, papel pardo, imagens de alimentos, ilustração de a pirâmide alimentar, livros didáticos, tesoura, cola.
  6. 6. PRODUTO FINAL Será produzido um relatório coletivo da turma, constando o que aprenderam com o desenvolvimento do projeto para exposição na sala e divulgação para as famílias.
  7. 7. AVALIAÇÃO: Avaliar por meio de diagnósticos proporcionando momentos em que os alunos valorizem o ato de observar os alimentos, distinguindo os mesmos, estimulando e identificando seus valores nutricionais que os educandos percebam a importância da alimentação correta e sem exageros para uma vida mais saudável.
  8. 8. ANEXOS: Atividades realizadas:
  9. 9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Alencar de Senti, Maria. Segurança Alimentar – Sua saúde dia – dia. São José: Alvart Editorial, 2009. Pinto R,Gerusa. O dia a dia do Professor. Belo Horizonte: Editora Fapi LTDA.

×