Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Cognição situada

339 views

Published on

Proposta de artigo para a disciplina de Introdução às ciências cognitivas do departamento da Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Published in: Design
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Cognição situada

  1. 1. Modelo mental de tomada de decisão de um controlador de vôo durante uma situação de risco Patricia Prado | Wescley Lira
  2. 2. relato dos acontecimentos que necessitaram de uma tomada de decisão rápida e precisa Durante uma inspeção de procedimento para aproximação por instrumentos realizada por uma aeronave laboratório, outra aeronave, que era comercial, teve a permissão de aterrizagem. Entretanto, as aeronaves se aproximaram durante o procedimento de aterrizagem. A aeronave comercial teve de seguir orientação do equipamento anti-colisão de bordo, logo após retornou ao início do procedimento de aproximação. Aeronave laboratórioAeronave comercial controlador da torre controlador de aproximação - APP
  3. 3. atores que participaram do relato Controlador da torre e dois controladores assistentes Controlador de aproximação (APP) e dois assistentes Pilotos e auxiliares das aeronaves
  4. 4. Problemas identificados durante procedimentos 1. Não cumprimento das normas; 2. Falta de monitoramento da torre de controle; 3. Falta de coordenação entre os dois órgãos de controle.
  5. 5. Sequência de tomada de decisão 1. O Controlador de aproximação esteve se atentou da a posição de ambas as aeronaves; 2. Visualizaçãodoradarpermitiuatomadadedecisão,poisasaeronaves estavam sob controle de órgão de controle diferentes; 3. O piloto prosseguiu conforme as instruções do controlador do APP; 4. OcontroladorassistentedoAPPentrouemcontatocomocontrolador da torre informando que havia avistado o trafego, das aeronaves, na mesma altitude.
  6. 6. ações efetivas • Controlador de aproximação instruiu a aeronave comercial que fizesse manobra imediata para evitar colisão ou proximidade entre as aeronaves. • Decisão do piloto da aeronave comercial em seguir as instruções do controlador do APP sem exitar. • Decisão do Controlador do APP em questionar o controlador da torre sobre a aeronave laboratório e instruir a mudança de altitude, pois a aeronave estava ocasionando conflitos de trafego aéreo.
  7. 7. mapeamento input Interpretação + Conhecimentos tácitos dados Ações Output 1. Visualização do radar; 2. visualização das posição das aeronaves; 3. Contato do APP a torre. 1. manobra imediata; 2. instruções do controlador ; 3. Mudança de altitude.
  8. 8. #vamosviajar

×