Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

TRYBE - DECK DE CULTURA V3

More Related Content

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

TRYBE - DECK DE CULTURA V3

  1. 1. Cultura Trybe Este é o guia, em constante evolução, da nossa cultura. Dezembro 2020
  2. 2. /traɪb/ def: Trybe (ou tribo, do termo latino tribus) é um tipo de agrupamento humano unido pela língua, costumes, instituições e tradições.
  3. 3. A escola que te ensina a programar, a aprender e a trabalhar Construímos nosso currículo com base no que o mercado de trabalho busca em profissionais de tecnologia. Com nosso Modelo de Sucesso Compartilhado, você tem a opção de começar a pagar apenas quando estiver trabalhando.
  4. 4. Sobre ser Tryber Somos pessoas que compartilham o propósito de transformar o mundo num lugar mais próspero e igualitário para as próximas gerações. Somos pessoas inconformadas, comprometidas e transparentes. Gente excepcional é, e sempre será, nosso motor e maior foco. Acreditamos que gente boa, unida por um propósito, muda o mundo.
  5. 5. Nosso Manifesto Seremos a primeira escolha para quem quer alcançar profissões digitais na América Latina. No Brasil e no mundo, milhares de vagas criadas anualmente no mercado de tecnologia deixam de ser preenchidas por falta de pessoas qualificadas. Nós trabalhamos duro todos os dias para que as pessoas tenham a oportunidade de trilhar essas carreiras. Temos absoluto comprometimento com as conquistas profissionais das nossas pessoas estudantes. Somos uma escola que ensina a programar, mas que também ensina a aprender e a trabalhar. Isso porque acreditamos que profissionais de excelência vão além da capacidade técnica. Confiamos em quem faz parte da Trybe e depositamos todo o nosso sucesso no sucesso dessas pessoas. Essa é a nossa promessa, como pessoas e como empresa. Por isso, pensamos nosso currículo junto com o mercado de trabalho e damos tudo por quem dá seu máximo: ensinamos, investimos todos os recursos necessários e ajudamos na contratação. O que move quem trabalha na Trybe é a busca por uma conquista maior: gerar oportunidades para as pessoas a partir do ensino de qualidade e alinhado às demandas do mercado. Esse é o nosso caminho, ele é intenso, mas recompensador. Pode confiar! Trybe. Um novo curso para sua vida.
  6. 6. Gerar oportunidades para as pessoas Nossa missão
  7. 7. Ser a primeira escolha de pessoas que queiram se preparar para profissões digitais na América Latina. Nossa visão
  8. 8. Nossos valores >Estudantes em primeiro lugar >Confiança >Transparência >Comprometimento >Colaboração >Nosso negócio é gente
  9. 9. O que é ser Tryber? Cultura representa o que somos coletivamente. Representa a forma como vivemos e sonhamos para alcançar nossa visão, cumprindo diariamente nossa missão e respeitando nossos valores. A vivência de muitos anos das pessoas que fundaram a empresa e daquelas que passaram a fazer parte da Trybe já sedimentou traços e valores que são extremamente fortes, compartilhados neste documento. Temos convicção de que esta é uma jornada em constante evolução. Nossa cultura tem como principal característica o foco em gente. Temos obsessão por atrair, desenvolver e gerar oportunidades para pessoas excepcionais. Construímos relações profundas baseadas em confiança, transparência, autonomia, colaboração, propósito, foco no longo prazo e MUITA diversão! Afinal, passamos a maior parte das nossas vidas com as pessoas com quem convivemos dentro da Trybe e nos tratamos como uma verdadeira família.
  10. 10. A seguir você encontra... Valores Pilares fundamentais de como nos comportamos, tomamos decisões e nos relacionamos. Habilidades Qualificações gerais que buscamos que Trybers tenham e desenvolvam sempre para executar e resolver diferentes situações. Comportamentos Atitudes das pessoas no dia a dia na Trybe, a forma como se comportam e abordam diferentes situações. Aspirações São nossos desejos coletivos de evolução e amadurecimento; itens de constante reflexão e estudo para que sejam incorporados à nossa cultura.
  11. 11. Estudantes em primeiro lugar Trabalhamos com o propósito de gerar oportunidades para quem estuda ou quer estudar na Trybe. Nosso trabalho é orientado ao sucesso e à conquista dos objetivos profissionais dessas pessoas. Temos um alto comprometimento com a história de cada estudante no longo prazo e obsessão por entregas de excelência, que surpreendem positivamente e superam expectativas em cada passo da jornada conosco.
  12. 12. Estudantes em primeiro lugar Ações que mostram esse valor: ● Priorizar estudantes em nossas decisões; ● Medir satisfação todos os dias; ● Medir aprendizado todos os dias; ● Exercitar escuta ativa; ● Ter cuidado e carinho no trato; ● Revisar as oportunidades de melhoria apontadas nos feedbacks. Ações que vão contra esse valor: ● Tolerar desrespeito ao manual da pessoa Estudante e Código de Conduta e Ética; ● Fazer tarefas sem qualidade; ● Aceitar entregas medíocres; ● Utilizar termos redutivos e desmotivadores.
  13. 13. Confiança genuína Acreditamos que boas relações são baseadas em confiança. Confiamos na intenção, no trabalho e na capacidade de executar de cada pessoa. Promovemos autonomia e liberdade para que todas as pessoas desenvolvam seu melhor trabalho e tomem melhores decisões no dia a dia. Isso faz com que tenhamos um ambiente seguro para nosso desenvolvimento como empresa e para nossa evolução como profissionais.
  14. 14. Confiança genuína Ações que mostram esse valor: ● Celebrar o erro honesto, devidamente documentado, para que se torne aprendizado e conhecimento; ● Confiar em todas as pessoas da equipe da mesma forma; ● Dar autonomia para as pessoas lideradas exercerem seu mandato; ● Ensinar a fazer e não fazer para; ● Dar o benefício da dúvida antes de questionar. Ações que vão contra esse valor: ● Microgerenciar; ● Estabelecer agenda pessoal; ● Ocultar erros que possam ser aprendizados coletivos; ● Desrespeitar nosso dever de confidencialidade; ● Desrespeitar nossos combinados, sejam culturais ou contratuais; ● Desrespeitar prazos e não cumprir entregas.
  15. 15. Transparência Acreditamos em transparência por padrão. Transparência nas informações, garantindo que todas as pessoas tenham contexto para tomar boas decisões em prol da Trybe, e transparência nas relações, criando um ambiente em que dar e receber feedbacks é natural e ponderações são feitas de forma direta e empática. Um ambiente transparente permite melhoria contínua e constrói relações fortes e duradouras.
  16. 16. Transparência Ações que mostram esse valor: ● Dar contexto para apresentar informações e decisões; ● Comunicar preferencialmente em canais abertos; ● Comunicar de forma assertiva; ● Comunicar de forma direta; ● Dar feedback de forma rápida, respeitosa e empática, independente de hierarquia ou intimidade; ● Focar no que está comunicado; ● Discordar com fundamento para construir. Ações que vão contra esse valor: ● Usar termos subjetivos (i.e muito, pouco, demais, menos, etc…); ● Interpretar diferente do que foi comunicado; ● Assumir julgamentos duvidosos em vez de esclarecer; ● Fofocar; ● Guardar ressentimentos e não buscar resolução; ● Ocultar pontos de incômodo.
  17. 17. Comprometimento Missão acordada é missão cumprida. Somos pessoas focadas em resultado e na geração de valor de longo prazo para a Trybe e para as pessoas estudantes. Isso faz com que nosso ambiente seja um lugar de pessoas altamente comprometidas e resilientes que gostam e estão dispostas a trabalhar para cumprir nosso propósito.
  18. 18. Comprometimento Ações que mostram esse valor: ● Entregar continuamente e acima das expectativas; ● Respeitar o tempo das pessoas; ● Comprometer-se, ainda que discorde, se for a decisão tomada; ● Reconhecer resultados alcançados; ● Ter senso de urgência. Ações que vão contra esse valor: ● Atrasar sem justificativa; ● Descumprir combinados; ● Deixar atividades pela metade; ● Omitir problemas e imprevistos; ● Prometer mais do que consegue cumprir.
  19. 19. Colaboração O nosso sempre vem antes do meu. Nos relacionamos com muito respeito e amizade, colaboramos em prol do coletivo, sem vaidade, ego ou individualismo. Equilibramos mandatos e resultados individuais bem definidos com a responsabilidade compartilhada pelo sucesso da nossa missão. Assim conseguimos ir muito além e com muito mais satisfação do que se estivéssemos sós.
  20. 20. Colaboração Ações que mostram esse valor: ● Ter responsabilidade pelo todo; ● Oferecer ajuda sempre que for necessário; ● Compartilhar conhecimento e aprendizados; ● Usar a inteligência coletiva; ● Agir e colaborar para resolver problemas; ● Decidir com base nos motivos certos e pensando no melhor da companhia. Ações que vão contra esse valor: ● Deixar de executar sua responsabilidade; ● Ser individualista; ● Ser egoísta; ● Ter vaidade; ● Desrespeitar o tempo das pessoas.
  21. 21. Nosso negócio é gente Tudo na Trybe é construído por pessoas para pessoas. Não existe a melhor formação, produto ou tecnologia se não tivermos as melhores pessoas e se não tivermos uma relação, acima de tudo, humana com cada uma delas. É uma obsessão nossa atrair, desenvolver e gerar oportunidades para quem trabalha e estuda conosco e estamos em uma busca constante para ter um coletivo de pessoas cada vez mais diverso.
  22. 22. Nosso negócio é gente Ações que mostram esse valor: ● Praticar uma política agressiva de sociedade, pela qual há espaço para a equipe ser e se sentir dona da companhia; ● Ter atenção ao desenvolvimento das pessoas; ● Reconhecer bons resultados e pessoas talentosas; ● Recrutar pessoas excepcionais; ● Respeitar as diferenças; ● Dar oportunidades. Ações que vão contra esse valor: ● Ter viés; ● Praticar politicagem; ● Não ter empatia com as outras pessoas; ● Mansplaining; ● Manterrupting.
  23. 23. Comportamentos que valorizamos Entregas e metas são nossas obrigações, mas não caminham sozinhas. Enxergamos uma série de comportamentos que, praticados diariamente, nos ajudam a atender e superar expectativas consistentemente. 1. Ser humilde, sempre; 2. Ter cuidado com a felicidade das pessoas que estão à nossa volta; 3. Manter um senso de urgência e realização; 4. Trabalhar para uma Trybe que é sua e nossa; 5. Ter responsabilidade com o seu desenvolvimento pessoal e com o de todas as pessoas à sua volta; 6. Buscar sempre a automotivação e a doação de energia; 7. Ter curiosidade, investigar e sugerir mesmo fora do seu escopo; 8. Não ter medo de discordar, evitando pontos cegos; 9. Coragem para tomar riscos; 10. Manter equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
  24. 24. Habilidades que valorizamos Entregas e metas são nossas obrigações, mas não caminham sozinhas. Enxergamos uma série de habilidades que, praticadas e desenvolvidas diariamente, nos ajudam a atender e superar expectativas consistentemente. 1. Abertura para feedbacks e agilidade para adaptação e melhoria; 2. Capacidade de priorização e foco; 3. Capacidade de autogestão; 4. Orientação para dados e fatos; 5. Comunicação objetiva e assertiva.
  25. 25. Nossas aspirações Por mais que a Trybe já tenha nascido com uma cultura forte, temos clareza de que precisamos seguir evoluindo. Vamos, desde o início, lutar pela evolução de duas dimensões: Diversidade Entendemos que investir em diversidade é chave para sempre termos na mesa os diferentes pontos de vista e, com isso, evitar pontos cegos e elevar a qualidade das entregas. Sabemos que isso não é nada trivial mas nos comprometemos sempre a combater todos os tipos de vieses nas contratações e promoções para garantir o ambiente mais rico e diverso possível. Trabalho distribuído Os grandes talentos estão distribuídos pelo mundo e, para acessá-los, não podemos nos limitar geograficamente. Gente é a nossa essência e queremos nos cercar sempre das melhores pessoas. Sendo assim, é essencial que trabalhemos de forma distribuída desde o início e nos esforcemos para desenvolver as melhores práticas.
  26. 26. O que não toleramos Entendemos que alguns comportamentos e posturas são tóxicos para qualquer coletivo e, por isso, consideramos intolerável: Desonestidade Qualquer tipo de corrupção, mentira, fraude ou ação para benefício pessoal. Desrespeito Qualquer tipo de preconceito, discriminação, intolerância, comentários e ações ofensivas. Fofoca Gastar tempo para falar de outras pessoas, quando o ideal é sempre conversar aberta e diretamente. Ego Priorizar interesses pessoais, agir e pensar com vaidade e não em prol da Trybe e de estudantes. Descomprometimento Agir e trabalhar com mediocridade, falhar com responsabilidades e acordos.
  27. 27. Time Trybe Dezembro 2020

×