Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Caçadores de mitos

205 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Caçadores de mitos

  1. 1. Mitos sobre a fome (conectando mundos) Trabalho realizado por: João, Raquel e Rita (em representação da turma A)
  2. 2. “Não há comida suficiente para alimentar todas as pessoas” Na nossa opinião esta frase é um mito. Na realidade, existe comida suficiente no mundo atual para que todos possam ter uma alimentação adequada para uma vida saudável. No entanto é necessário apoiar pequenos agricultores, assegurando que eles vendam os seus produtos para assim a distribuição de alimentos ser mais eficiente e justa.
  3. 3. “Não há terras de cultivo suficientes no mundo” Mais uma vez, na nossa opinião, esta frase é um mito, pois é totalmente falsa. Pensamos que existem campos de cultivo, mas que, no entanto, não são devidamente aproveitados, muitos deles são explorados pelas multinacionais, principalmente em África ficando assim os pequenos agricultores sem terras para cultivar e o país sem quaisquer benefícios.
  4. 4. “Acabaremos com a fome se conseguirmos produzir mais alimentos.” Cremos que esta frase é falsa, pois não basta produzir mais alimentos para acabar com a fome, é preciso que a mentalidade do ser humano mude drasticamente. Na atualidade, muitos dos produtos produzidos são desperdiçados simplesmente por não terem uma aparência tão cuidada ou apetitosa como os outros produtos.
  5. 5. “A fome é uma questão dos países pobres que não afeta os países ricos” Esta frase é claramente um mito, querendo isto dizer que é falsa. A fome não afeta só os países pobres, uma percentagem da população de países desenvolvidos também é afetada, apesar de nos países em desenvolvimento essa percentagem ser mais elevada. Consideramos também que são os países ricos que saem beneficiados com este problema da fome, porque podem desta forma, a “bons preços”, comprar as terras dos que “passam fome” para praticarem desta forma uma agricultura de plantação, por exemplo.
  6. 6. “A fome é uma questão dos países pobres que não afeta os países ricos” Esta frase é claramente um mito, querendo isto dizer que é falsa. A fome não afeta só os países pobres, uma percentagem da população de países desenvolvidos também é afetada, apesar de nos países em desenvolvimento essa percentagem ser mais elevada.
  7. 7. “Resolver o problema da fome significa assegurar que as pessoas tenham o suficiente para comer.” Esta frase é falsa. O conceito fome, significa que as pessoas não têm comida para comer, no entanto, isso pode acontecer de várias maneiras: -não havendo alimento suficiente para satisfazer as necessidades da população; -não havendo posses (monetárias) para comprar alimento. A questão da fome tem também a ver com o tipo de alimentos que se consome, pois a fome é a privação contínua de alimentos suficientes em qualidade e quantidade. Mendigos a pedir dinheiro para comer
  8. 8. Enquanto uns consomemem demasia, e compramprodutos que não sãoessenciais para umaalimentação saudável,outros não tem possespara comprar aalimentação básica.
  9. 9. “As secas e outros desastres naturais são os autênticos culpados da fome.” A frase pode ser considerada falsa, dependendo das condições, ou do local, do campo de cultivo. As secas agravam mas não são as culpadas, a culpa é dos preços dos produtos e da desigual distribuição do dinheiro a nível mundial. Consideramos também que nos países desenvolvidos existem técnicas que permitem contrariar um pouco, alguns desastres naturais, como as secas, algo que não acontece nos países em vias de desenvolvimento.
  10. 10. “Passar fome é basicamente um problema de saúde” A fome não é um problema de saúde, mas agrava os problemas de saúde. As crianças com fome podem ter dificuldades de concentração na escola, dificuldades em exercer as suas atividades diárias, etc.

×