Antivírus

1,186 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,186
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
85
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Antivírus

  1. 1. ANTIVÍRUS
  2. 2. ÍNDICE O que é um vírus informático; Sintomas de um vírus informático; Sintomas de worms e Trojans; Como proteger o computador; O que é um cavalo de Tróia?; Quais são os principais tipos de vírus para o PC? Antivírus funcionamento; Principais antivírus grátis.
  3. 3. VÍRUS INFORMÁTICO Um vírus informático é um software malicioso desenvolvido por programadores que infecta o sistema, fazendo cópias de si próprio e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando diversos meios. A maioria das contaminações ocorre por descuido dosutilizadores que executam o arquivo infectado recebido comoum anexo de um e-mail. A contaminação também podeocorrer por meio de arquivos infectados em pen drives ouCDs.
  4. 4. VÍRUS INFORMÁTICO A segunda causa de contaminação é por SistemaOperacional desactualizado, sem correcções de segurança. Se suspeitar ou confirmar que o computador estáinfectado com um vírus informático, obtenha o softwareantivírus mais actual. Seguem-se alguns dos principaisindicadores de uma possível infecção no computador:
  5. 5. SINTOMAS DE UM VÍRUS INFORMÁTICO O computador está mais lento do que o habitual e bloqueia frequentemente. O computador falha e reinicia a intervalos de poucos minutos. As aplicações instaladas não funcionam correctamente. Os discos ou as unidades de disco ficam inutilizados. Recebe mensagens de erro invulgares. Um programa antivírus é desactivado sem razão aparente.
  6. 6. SINTOMAS DE UM VÍRUS INFORMÁTICO Um anexo aberto recentemente apresenta uma extensão dupla, como uma extensão .jpg, .vbs, .gif ou .exe. Não é possível instalar um programa antivírus no computador ou o programa antivírus não funciona. Aparecem ícones desconhecidos no ambiente de trabalho e outros são removidos sem intencionalidade. Os altifalantes reproduzem sons estranhos ou música inesperadamente.
  7. 7. SINTOMAS DE UM VÍRUS INFORMÁTICO O vírus informático pode reformatar o disco rígido. Este comportamento eliminará ficheiros e programas. O vírus informático poderá instalar programas ocultos, como software pirateado. Este software pirateado poderá ser posteriormente distribuído e vendido a partir do computador. Recebe uma mensagem de correio electrónico com um anexo estranho. Ao abrir o anexo, aparecem caixas de diálogo ou ocorre uma súbita degradação do desempenho do sistema.
  8. 8. SINTOMAS DE WORMS E TROJANS EM MENSAGENS DE CORREIO ELECTRÓNICO Quando um vírus informático infecta mensagens decorreio electrónico ou outros ficheiros num computador,poderá detectar os seguintes sintomas: O ficheiro infectado poderá criar cópias de si próprio. Isto pode esgotar todo o espaço livre no disco rígido. Poderá ser enviada uma cópia do ficheiro infectado para todos os endereços de uma lista de endereços de correio electrónico, logo é provável que os seus contactos comuniquem-lhe receberam mensagens suas com ficheiros de extensões como .exe, .bat, .scr e .vbs.
  9. 9. COMO PROTEGER O COMPUTADOR CONTRA VÍRUS Para proteger o computador contra vírus, siga estes passos: Active a firewall do computador. Mantenha o sistema operativo do computador actualizado. Utilize software antivírus actualizado no computador. Utilize software anti-spyware actualizado no computador.
  10. 10. O QUE É UM CAVALO DE TRÓIA? Um cavalo de Tróia é um programa que faz algo ocultoe que o usuário não tenha aprovado, como abrir uma conexãopara que alguém externo tenha acesso a nossa informação.Finalmente, muita gente usa o termo "Troiano" para se referirsomente a um programa malicioso que não se copia a simesmo, diferentemente dos chamados "worms" (vermes) queestes sim se copiam propagam rapidamente.
  11. 11. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE VÍRUS PARA OPC? A primeira classe inclui os que infectam arquivos,anexos e programas. Um vírus de acção directa seleccionaum ou vários programas para infectar cada vez que oprograma for executado. Um residente se esconde emalguma parte da memória a primeira vez que um programainfectado se executa, e depois infecta a outros programasquando são executados.
  12. 12. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS TIPOS DE VÍRUS PARA O PC? A segunda categoria é a dos que infectam arquivos desistema ou setor de boot (ou arranque). Estes vírus, infectam aárea de sistema em um disco. Há alguns que se executam aoiniciar o Windows, e vírus que infectam directamente ao setorde boot de discos rígidos, podendo inclusive danifica-lospermanentemente. Há outros vírus que modificam as entradasà tabela de arquivos para que o vírus se execute. Há que terem conta que estes podem causar perda de informação(arquivos).
  13. 13. ANTIVÍRUS Um programa antivírus atua como uma vacinapermanente no computador. Ele tem a função de filtrar todocorpo estranho que chega ou sai por e-mail ou pela rede docomputador. Para identificar um vírus, o antivírus faz umacomparação entre o arquivo que chegou e uma biblioteca deinformações sobre os vários tipos de vírus. É como umaanálise do código genético do vírus. Se o código bater, aameaça é bloqueada.
  14. 14. ANTIVÍRUS Essa biblioteca de informações sobre vírus precisa seractualizada constantemente por meio da internet. Casocontrário, o antivírus não estará preparado para lidar com asnovas pragas digitais que surgem a cada dia.
  15. 15. FUNCIONAMENTO DO ANTIVÍRUS• Inspecciona (Scan) todos os emails que recebe no seucomputador e procura vírus para remover.• Monitoriza os ficheiros de computador à medida quevão sendo abertos ou criados para garantir que não estãoinfectados. Esta é uma protecção em tempo real, que podeafectar a performance do seu computador.• Inspecciona periodicamente todo o computador paraverificar se existem ficheiros corrompidos e depois remove osvírus existentes.
  16. 16. PRINCIPAIS ANTIVÍRUS GRÁTISSegue-se os principais antivírus gratuitos disponíveis paradownload na internet.
  17. 17. MICROSOFT SECURITY ESSENTIALS Download aqui: http://www.baixaki.com.br/download/microsoft-security-essentials.htm
  18. 18. COMODO ANTIVIRUS Download aqui: http://www.baixaki.com.br/download/comodo-internet-security.htm
  19. 19. AVAST! FREE ANTIVIRUS Download aqui: http://www.baixaki.com.br/download/avast-free-antivirus.htm
  20. 20. BITDEFENDER FREE EDITION Download aqui: http://www.baixaki.com.br/download/bitdefender-free-edition.htm
  21. 21. AVIRA ANTIVIR PERSONAL Download aqui: http://www.baixaki.com.br/download/avira-antivir-personal-edition-classic.htm
  22. 22. CONCLUSÃO Neste trabalho estudamos sobre os vírusinformáticos, como evitá-los e sintomas deles.Também foi falado sobre os antivírus o seu funcionamento eos principais antivírus gratuitos.

×