Pirâmides do Egito

3,885 views

Published on

Slide muito bonito pronto sobre as pirâmides do Egito. Contém as seguintes informações a respeito das pirâmides: O que são ?, Por quem foram construídas ?, Para que serviam ?, Como foram construídas ?, Principais Pirâmides do Egito, etc. By: http://www.youtube.com/LuryanFPs

Published in: Education
  • Be the first to comment

Pirâmides do Egito

  1. 1. PIRÂMIDES Nomes: Luryan Fischer e Luis Afonso
  2. 2. O QUE SÃO ? As pirâmides são edificações grandiosas arquitetadas em pedra, sua sustentação é retangular e possui quatro lados triangulares que afluem em direção ao seu ponto mais alto.
  3. 3. POR QUEM FORAM CONSTRUIDAS? As pirâmides foram construídas cerca de 4000 anos atrás, por milhares de trabalhadores a mando dos faraós que exerciam máximo poder político, social e econômico no Egito Antigo. Quanto maior a pirâmide, maior seu poder e glória.
  4. 4. PARA QUE SERVIAM ? A pirâmide tinha a função abrigar e proteger o corpo do faraó mumificado e seus pertences dos saqueadores de túmulos. Logo, estas construções tinham de ser bem resistentes, protegidas e de difícil acesso. Os engenheiros planejavam armadilhas e acessos falsos dentro das construções.
  5. 5. COMO FORAM CONSTRUIDAS ? A construção de pirâmides é um assunto continuamente debatido. Não existem registros de planos de construção ou discussões dos métodos de construção. Assim, ninguém sabe ao certo o que aconteceu. Usaremos as pirâmides de Gizé como exemplo de uma das teorias da construção das pirâmides.
  6. 6. DIVIDINDO EM PARTES • Pesquisa e Escavação - Escolhendo um local adequado, orientando e preparando a fundação; • Obtendo os Materiais de Construção - Extraindo pedras de pedreiras ou criando pedras imensas;
  7. 7. DIVIDINDO EM PARTES • Transportando os Materiais de Construção - Transportando do local da pedreira até a pirâmide; • Logística da Mão-de-Obra - Encontrando trabalhadores habilidosos, alimentando-os e hospedando-os;
  8. 8. PESQUISA E ESCAVAÇÃO Depois que os engenheiros encontravam um local adequado, com uma boa fundação, tinham de planejar o local. Os egípcios usavam "côvados" e "palmos" para as medições. Eles cavavam buracos de estacas em intervalos regulares ao longo do relevo da base e planejavam o local em uma grade. Depois, os trabalhadores escavavam e nivelavam a fundação.
  9. 9. OBTENDO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO As pirâmides foram construídas com calcário, granito, basalto, gesso e tijolos de barro cozido. Ferramentas de ferro não estavam disponíveis; assim, os trabalhadores usaram ferramentas de cobre e pedra cortada para recortar os blocos nas pedreiras. Eles então usaram alavancas para mover os blocos de pedra para fora das pedreiras.
  10. 10. TRANSPORTANDO OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO Muito provavelmente eles arrastaram os blocos de pedra de 2,5 toneladas com trenós de madeira e cordas. Eles conectavam os trenós ao bloco e uma equipe de cerca de oito homens os rolavam ao longo do caminho. Para transporte de longa distância, os blocos eram carregados em barcaças e transportados Nilo abaixo.
  11. 11. LOGÍSTICA DA MÃO-DE-OBRA Cerca de 30 mil egípcios trabalharam durante 20 anos, e a cada três meses havia uma troca de homens. Não havia somente trabalhadores braçais, mas também arquitetos, médicos, padeiros e cervejeiros, pois se acredita que os homens que ali trabalhavam eram pagos com cerveja e alimentos.
  12. 12. PRINCIPAIS PIRAMIDÊS DO EGITO Além das pirâmides que foram enterradas pela areia, ainda existem centenas desses monumentos por todo o território egípcio. Entre elas se destacam: • Pirâmide de Quéops; • Pirâmide de Quéfren; • Pirâmide de Miquerinos;
  13. 13. PIRÂMIDE DE QUÉOPS É o monumento mais pesado que já foi construído pelo homem. Possui aproximadamente 2,3 milhões de blocos de rocha, cada um pesando em torno de 2,5 toneladas. Tem 146 metros de altura.
  14. 14. PIRÂMIDE DE QUÉFREN Mede 143 metros de altura. A luz do sol do meio-dia ainda a faz brilhar de forma deslumbrante. A pirâmide tem duas entradas, e ambas têm cerca de doze metros.
  15. 15. PIRÂMIDE DE MIQUERINOS Em seu tamanho original ela media 66 metros e 44 centímetros, ocupando uma área de 11.807 metros quadrados, hoje se sabe que esta dimensão está reduzida para 62 metros e 18 centímetros.
  16. 16. ANTES DE SEREM CONSTRUIDAS AS PIRÂMIDES, ONDE AS MÚMIAS ERAM ENTERRADAS ? Depois de mortos, os faraós eram enterrados em estruturas escavadas na rocha usadas como sepultura, essas estruturas eram conhecidas como hipogeus.
  17. 17. Pirâmide de Quéfren - Egito

×