cálice
Autores e cantores :
Gilberto Gil Chico Buarque
 De muito gorda a porca já não anda
 De muito usada a faca já não corta
 Como é difícil, pai, abrir a porta
 Essa pala...
analise
 "Cálice" é uma canção escrita e originalmente
interpretada pelos cantores brasileiros Chico
Buarque e Gilberto G...
 (Pai, afasta de mim esse cálice)
 Sintetiza uma súplica por algo que se deseja ver à distância. Boa parte da música faz...
As Emissoras que
reproduziam
As musicas de
protestos
Contra o governo.
Os soldados
colocavam fogo
Nas emissoras
Cálice
Cálice
Cálice
Cálice
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Cálice

402 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
402
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
14
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Cálice

  1. 1. cálice Autores e cantores : Gilberto Gil Chico Buarque
  2. 2.  De muito gorda a porca já não anda  De muito usada a faca já não corta  Como é difícil, pai, abrir a porta  Essa palavra presa na garganta  Esse pileque homérico no mundo  De que adianta ter boa vontade  Mesmo calado o peito, resta a cuca  Dos bêbados do centro da cidade  Talvez o mundo não seja pequeno  Nem seja a vida um fato consumado  Quero inventar o meu próprio pecado  Quero morrer do meu próprio veneno  Quero perder de vez tua cabeça  Minha cabeça perder teu juízo  Quero cheirar fumaça de óleo diesel  Me embriagar até que alguem me esqueça
  3. 3. analise  "Cálice" é uma canção escrita e originalmente interpretada pelos cantores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. Na canção percebe-se um elaborado jogo de palavras para despistar a censura da ditadura militar. A palavra-título, por exemplo, é cantado pelo coral que acompanha o cantor de forma a soar como um raivoso "Cale-se!". A canção teve sua execução proibida durante anos no Brasil. Só foi lançada em disco em novembro de 1978 no álbum Chico Buarque, tendo Milton Nascimento nos versos de Gil, e também em dezembro no álbum Álibi de Maria Bethânia. A cantora Pitty regravou essa canção em 2010, numa versão rock 'n roll.
  4. 4.  (Pai, afasta de mim esse cálice)  Sintetiza uma súplica por algo que se deseja ver à distância. Boa parte da música faz uma analogia entre a Paixão de Cristo e o sofrimento vivido pela população aterrorizada com o regime autoritário. O refrão faz uma alusão à agonia de Jesus no calvário, mas a ambigüidade da palavra “cálice” em relação ao imperativo “cale- se”, remete à atuação da censura.  (De vinho tinto de sangue)  O “cálice” é um objeto que contém algo em seu interior. Na Bíblia esse conteúdo é o sangue de Cristo, na música é o sangue derramado pelas vítimas da repressão e torturas.  (Como beber dessa bebida amarga)  A metáfora do verso remete à dificuldade de aceitar um quadro social em que as pessoas eram subjugadas de forma desumana.  (Tragar a dor, engolir a labuta)  Significa a imposição de ter que agüentar a dor e aceitá-la como algo banal e corriqueiro. “Engolir a labuta” significa ter que aceitar uma condição de trabalho subumana de forma natural e passiva.
  5. 5. As Emissoras que reproduziam As musicas de protestos Contra o governo. Os soldados colocavam fogo Nas emissoras

×