Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação síndrome metabólica

2,704 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação síndrome metabólica

  1. 1. Síndrome metabólica
  2. 2. INTRODUÇÃO• A síndrome metabólica é caracterizada por um conjunto dedoenças que têm como base a resistência insulínica.• A insulina é o hormônio responsável pela retirada da glicosedo sangue e a diminuição à sua sensibilidade aumenta osfatores de risco para doenças cardiovasculares (ataquecardíaco e derrame cerebral), diabetes e doença vascularperiférica.
  3. 3. CAUSA• A síndrome metabólica está relacionada com o modo devida da civilização moderna. Seu aparecimento estáassociado à obesidade, resultado da alimentação inadequadae do sedentarismo. Sua presença aumenta em duas vezes amortalidade geral na população normal e em três vezes amortalidade cardiovascular.
  4. 4. SINTOMAS• A síndrome metabólica pode ser considerada uma “inimigaoculta”. A maioria de seus componentes não provocasintoma algum, apesar de representarem grandes riscospara doenças cardiovasculares graves.
  5. 5. • Para dar o diagnóstico, o médico leva em consideração ascaracterísticas clínicas do paciente (fatores de risco) e osresultados de alguns exames laboratoriais. A associação detrês dos fatores a seguir já pode indicar a presença dasíndrome metabólica.Glicemia em jejum entre 100 e 125 e teste de tolerância oral à glicosealterado.Baixos valores de lipoproteína de alta densidade (HDL; o colesterolbom) e lipoproteína de baixa densidade (LDL; mau colesterol) elevada.Níveis aumentados de triglicérides e ácido úrico.Obesidade.Hipertensão arterial sistêmica.DIAGNÓSTICO
  6. 6. TRATAMENTO• Como a obesidade é o fator principal para o aparecimentoda síndrome, são indicadas para o tratamento uma dietabalanceada e atividade física regular, com acompanhamentomédico. No caso de fatores de risco de difícil controle, aintervenção com medicamentos se torna necessária.
  7. 7. PREVENÇÃO• A melhor forma de prevenção é manter uma alimentaçãosaudável e praticar exercícios físicos regularmente.• Realizar avaliações médicas para identificar a instalação depossíveis fatores de risco também é importante. Evite aindacigarro e bebidas alcoólicas, que podem agravar muito oquadro da síndrome metabólica
  8. 8. Consulte sempre o seu médico.Fontes:http://www.sbem.org.br/sindrome-metabolica/http://drauziovarella.com.br/envelhecimento/sindrome-metabolicaEditora médica: Dra. Anna Gabriela Fuks (615039-RJ)Jornalista responsável: Roberto Maggessi (31.250 RJ)

×