Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Literatura infantil

1,819 views

Published on

Como os pais podem incentivar desde cedo os filhos a serem futuros leitores.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Literatura infantil

  1. 1. Despertando o gosto pela leitura
  2. 2. Além de oferecer horas de entretenimento e um estoque de conhecimento, a leitura ajuda a desenvolver quatro habilidades básicas de raciocínio: •Habilidade de prestar atenção, •Habilidade de resolver problemas, •Uma boa memória, •Proficiência na linguagem
  3. 3. Muitas crianças adoram o ritmo e a cadência da poesia adulta muito antes de poder entendê-la.
  4. 4. Em suma, mesmo que a criança não conheça a escrita deve ter contato com livros e, no decorrer de sua vida, irá adquirir o hábito da leitura.
  5. 5. Quando você lê histórias para seu filho várias vezes, está preenchendo uma função necessária para o desenvolvimento da criança: a repetição é um estimulante do interesse e é importante para o processo pelo qual a células do cérebro fazem conexões.
  6. 6. A melhor maneira de incentivar o seu filho a amar os livros e a leitura é ler em voz alta para ele.
  7. 7. Não comece a ler um livro longo quando souber que não terá tempo para terminá-lo.
  8. 8. Não pense que seu filho deve se sentar quieto ao seu lado ou no seu colo enquanto você lê.
  9. 9. Não continue a ler um livro se ficar óbvio que o seu filho não gosta dele.
  10. 10. Ao ter contato com livros, seja com pequenas gravuras ou textos simples, a criança pode criar seu próprio mundo com sonhos e fantasias, oportunizando o conhecimento de si mesma e do ambiente que a cerca.
  11. 11. Quando os pais leem ou inventam histórias colocando as crianças como personagens, despertam na mesma, novas ideias e conhecimento.
  12. 12. A literatura pode ser trabalhada desde cedo com a criança, pois isso leva seu potencial cognitivo a desenvolver mais rápido para a leitura e escrita.
  13. 13. imaginando e fantasiando Um resumo metodológico riquíssimo é usar a literatura infantil aliada ao lúdico, o professor deve preparar o ambiente tornando o local onde a criança vai ouvir a história um lugar mágico e fazer com que ela se sinta em uma viagem no tempo:
  14. 14. A autêntica literatura infantil não deve ser feita essencialmente com intenção pedagógica, didática ou para incentivar o hábito de leitura. Este tipo de texto deve ser produzido pela criança que há em cada um de nós.
  15. 15. Não use a leitura como uma recompensa ou um castigo. Deve ser uma atividade que você faz todos os dias, independente de o seu filho ter sido um anjinho ou não.
  16. 16. “Infantilizar” as crianças não cria cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática.
  17. 17. Bibliografia: http://www.youtube.com/watch?v=p2BxhA0ZjAw Imagens: www.google.com.br byjoanamelazzo

×