Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Rh foco

114 views

Published on

Foco

Published in: Leadership & Management
  • Be the first to comment

Rh foco

  1. 1. Prof Irineu F Aguiar Apresentado por: Gabriel Cardoso Henrique Siqueira Paula Moraes
  2. 2. O autor Daniel Goleman, Ph.D. é um psicólogo americano, autor do best-seller “Inteligência Emocional” e de mais 15 livros focados na compreensão das emoções e da atenção.
  3. 3. O problema Empobrecimento da atenção pelo excesso de informação.
  4. 4. “As crianças de hoje estão crescendo numa nova realidade, na qual estão conectadas mais a máquinas e menos a pessoas de uma maneira que jamais aconteceu antes na história da humanidade […] Menos horas passadas com gente e mais horas olhando fixamente para uma tela digitalizada são o prenúncio de déficits […]” pág. 13
  5. 5. Sistema Ascendente vs. Sistema Descendente
  6. 6. Ascendente Descendente Veloz; Lenta; Automática; Voluntária; Intuitiva, movida pelas emoções; Esforçada; Executa ações rotineiras; Sede do controle, responsável por controlar impulsos; Controla nossos modelos mentais do mundo. Capaz de aprender novos modelos.
  7. 7. A solução Sistema descendente, é ele! É esse que a gente quer! Treinar a atenção de modo a coordenar o sistema ascendente e o descendente simplesmente controlando o impulso de deixar a mente divagar (nem sempre).
  8. 8. O valor de uma mente à deriva “Numa manhã, durante uma caminhada num penhasco acima do mar, ele [Poincaré, matemático francês] de repente teve o insight ‘de que as transformações aritméticas de formas ternárias quadráticas indeterminadas eram idênticas àquelas da geometria não euclidiana’. [...] [...] Karl Gauss, [...], empenhou-se para provar um teorema durante quatro anos, sem solução. No entanto, um dia, a resposta veio a ele ‘tão rápido quanto um clarão de luz’. Não soube descrever o fio de pensamento que ligava os anos de trabalho duro àquele lampejo.” Pág 31Descanse! É importante.
  9. 9. Foco interno Foco no outro Foco externo O foco triplo do líder
  10. 10. Foco interno: Autoconsciência e autocontrole O Teste do Marshmallow : Crianças de 4 anos de idade; Um marshmallow em um prato; Sem distrações; 15 minutos depois a recompensa seria dobrada. Em Dunedin, Nova Zelândia: Foram feitos testes parecidos e, 20 anos depois, as crianças com maior autocontrole e força de vontade, apresentaram maior sucesso financeiro, melhor saúde e registros criminais limpos.
  11. 11. Foco no outro: Empatia e Sensibilidade Social O foco no outro facilita nossas ligações com as pessoas das nossas vidas: - Interpretação de linguagem não verbal; - Capacidade de se colocar na posição do outro; - Sentir o que o outro está sentindo e ser capaz de propor soluções; Ex.: Um médico que é empático com seus pacientes tende a aderi-los mais do que aqueles que se prendem apenas ao protocolo.
  12. 12. Foco externo: Padrões, sistemas e desordens “ ‘Os líderes mais bem-sucedidos estão constantemente em busca de novas Informações’.[...] ‘ Eles querem compreender o território em que operam. Precisam estar alertas a novas tendências e localizar padrões emergentes que possam ser importantes para eles.’ pág. 215
  13. 13. Conclusões e Opiniões
  14. 14. Perguntas?
  15. 15. Obrigado!

×