Apresentação kamishibai em pdf

14,136 views

Published on

KAMISHIBAI NA TOYOTA

Published in: Technology, Business
3 Comments
17 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
14,136
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
46
Actions
Shares
0
Downloads
515
Comments
3
Likes
17
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação kamishibai em pdf

  1. 1. KAMISHIBAI:O QUE É ISTO E COMO ELE PODE AJUDAR NA IMPLANTAÇÃO E SUSTENTAÇÃO DO LEAN MANUFACTURING?
  2. 2. KAMISHIBAI HISTÓRICONo Japão antigo o KAMISHIBAI era um modode se contar histórias. Era feito por artistas queandavam pelas ruas usando um cavalete ondese colocavam vários cartazes, um atrás dooutro, com desenhos. No verso de cada cartazhavia um “script” escrito, na ordem adequada, eque servia de orientação ao artista. Eram cercade 10 a 15 cartazes que, mais tarde, deramorigem aos mangás (HQ japonês) de hoje.“KAMISHIBAI” significa: “Teatro de Papel”
  3. 3. KAMISHIBAI HISTÓRICOGeralmente se contavam histórias de fundomoral e ético e eram incentivadas pelosmonges budistas para educar as crianças.Antes do espetáculo, o contador vendiaguloseimas para os futuros espectadores.Quem mora em São Paulo, todo mês háseções de Kamishibai na Fundação Japão(http://fjsp.org.br/).
  4. 4. KAMISHIBAI HISTÓRICO
  5. 5. KAMISHIBAI NAS FÁBRICASNa Toyota chamou-se KAMISHIBAI a uma maneiracriativa e lúdica para “incentivar” os executivos deuma fábrica a irem ao “gemba” (local onde ascoisas acontecem; “the real spot”) para auditar setudo estava conforme (segurança, 5S, qualidade,produtividade, takt time, SMED, TPM etc), mascom a nobre tarefa de “eu estou aqui checandopois eu quero te ajudar a atingir as metasestabelecidas” . Não para “achar culpados”. Nunca!No Brasil algumas pessoas usam de modo errado!
  6. 6. KAMISHIBAI NAS FÁBRICAS A consultoria global Gemba Research , fundada pelo sensei Jon Miller (americano nascido no Japão) , foi uma das primeiras consultorias a implantar o Kamishibai no mundo ocidental; É uma excelente ferramenta pois muitos diretores, gerentes , supervisores e engenheiros, em fábricas do mundo inteiro, ficam mais tempo sentados em suas salas com ar condicionado e não gostam de irem ao “gemba”; É necessário que o executivo principal se conscientize de sua necessidade, dê o exemplo e cobre a participação dos demais.
  7. 7. KAMISHIBAI X AUDITORIA ESCALONADA A maneira TOYOTA de se fazer auditoria usando o KAMISHIBAI é muito mais gestão à vista e “divertido”. É muito mais Toyota “Kata” (= jeito, estilo)! Por outro lado, as auditorias escalonadas (“escalation audits”), adotadas no Brasil, principalmente por exigência do QSB da GM, são simples check lists pendurados em pranchetas que ficam meio ocultos no meio da fábrica. Sua visibilidade e eficácia são limitadas. A seguir, como são elas.
  8. 8. AUDITORIA ESCALONADA ESTE É O CRONOGRAMA
  9. 9. AUDITORIA ESCALONADA ESTE É O CHECK LIST ESTE É UM DOS CHECK LISTS
  10. 10. AUDITORIA ESCALONADA ESTE É UM OUTRO TIPO DE CRONOGRAMA. AQUI O PROGRAMA É CHAMADO DE “GEMBA WALK” CALENDÁRIO GEMBA WALK (GW)FREQUENCIA: TURNO DIARIO SEMANAL QUINZENAL MENSALPARTICIPANTES: Mantenedor Chefe movim. Chefe CQ Gte. Logist. Diretor Indl. Inspetor Q. Chefe montagem Chefe Seg. Gte. CQ Gerente GPM Programador Aux. adm. TPM Coord. TPM Coord. GPM Eng. Processo Gestor segurança Coord. Indl. Chefe Suprim. Chefe Eng. Proc. Coord. PCP Eng. ProdutoHORÁRIO DO GW: 8 ~ 8:30 8 ~ 8:30 8 ~ 8:30 8 ~ 8:30 8 ~ 8:30 15 ~ 15:30 15 ~ 15:30 15 ~ 15:30 15 ~ 15:30 15 ~ 15:30 23 ~ 23:30DATAS: DIÁRIO DIÁRIO 5a. FEIRA 1a. e 3a. 5a. 3a. 4a. FEIRA FEIRA DO MÊS DO MÊSFOCO DE ATUAÇÃO: Ajudar a área Ajudar a área Ajudar a área Ajudar a área Disponibilizar produtiva na produtiva na produtiva na produtiva na recursos para resolução de resolução de resolução de resolução de resolução de Problemas Problemas Problemas Problemas problemas (h.extras, EPI etc)
  11. 11. KAMISHIBAI DA TOYOTA O KAMISHIBAI nas fábricas TOYOTA consta de um painel (aprox. A0) onde existem colunas para cada dia da semana e linhas com os nomes das pessoas que assumiram que vão fazer auditorias no gemba, nos dias em que elas mesmas escolheram. Na última linha há caixinhas onde se colocam vários cartões plastificados com 3 ou 4 perguntas sobre vários assuntos (cada um com seu cartão) que podem (EPI, Qualidade, Produtividade etc);
  12. 12. KAMISHIBAI DA TOYOTA• Recomenda-se mudar as perguntas periodicamente conforme a necessidade e para não ficar enfadonho (sempre as mesmas perguntas).• Na frente de cada pergunta do cartão, há um quadrinho para colocar S (sim) ou N (não), usando canetas adequadas. Esses cartões têm um lado com uma faixa verde e a outra, uma faixa vermelha, mas com as mesmas perguntas;
  13. 13. KAMISHIBAI DA TOYOTA• O auditor do dia pega o primeiro cartão que estiver no local, chama o “team líder” do setor e pede licença para “fazer um KAMISHIBAI” em sua área. Se tudo estiver OK, o cartão volta ao painel com a face verde voltada para fora. Se houver alguma não conformidade, o cartão volta para o painel com o outro lado, vermelho, voltado para fora para todos verem.
  14. 14. KAMISHIBAI DA TOYOTAE nesse caso é preenchido um plano de ação(na prancheta ao lado) que deve ter respostarápida. Um exemplo de KAMISHIBAI apareceno próximo slide. No final da sexta-feira o teamleader retira tudo e deixa pronto para asegunda-feira. Notem que até um visitante(cliente ou fornecedor) pode fazer seu “gembawalk” (última linha).
  15. 15. PAINEL KAMISHIBAI COMO SE FAZESTE PAINEL É PRANCHETA COMNA SEGUNDA- O PLANO DE AÇÃO FEIRA AINDA CADA SETOR PODE TER UM PAINEL. NUMA OS CARTÕESFÁBRICA TOYOTA FICAM AQUI PODE HAVERDEZENAS DELAS
  16. 16. KAMISHIBAI DA TOYOTA EXEMPLO DE CARTÃO LADO VERDE LADO VERMELHO TERÇA TERÇA QUESTÕES SOBRE EPI e 5S QUESTÕES SOBRE EPI e 5S1. Existe aviso 1. Existe aviso indicando quais EPI indicando quais EPI as pessoas devem as pessoas devem usar? usar?1. Todas as pessoas 2. Todas as pessoas estão usando os EPI estão usando os EPI necessários? necessários?1. Existe uma rotina de 3. Existe uma rotina limpeza de cada de limpeza de cada posto de trabalho? posto de trabalho?. CASO ALGUMA DAS RESPOSTAS NÃO ESTEJA DE CASO ALGUMA DAS RESPOSTAS NÃO ESTEJA DEACORDO, IDENTIFICAR NO VERSO E POSICIONAR O ACORDO, PREENCHER, JUNTO COM O LIDER, ACARTÃO NO QUADRO, COM O LADO VERMELHO FOLHA DO PLANO DE AÇÃO.PARA A FRENTE.. CASO TODAS AS RESPOSTAS ESTEJAM OK,POSICIONAR O CARTÃO COM O LADO VERDE PARA AFRENTE. Dobrar aqui e plastificar
  17. 17. KAMISHIBAI DA TOYOTA EXEMPLO DE CARTÃO ESTE É O LADO VERMELHO. O OUTRO LADO É IGUAL, SÓ MUDA A COR (Verde). NESTA EMPRESA O 6S = 5S + SEGURANÇA
  18. 18. KAMISHIBAI NO PAINEL DO KAMISHIBAI COLOQUE COMO SE FAZ ESSA AUDITORIA. ATÉ VISITANTE PODE FAZER.•
  19. 19. KAMISHIBAI Se a cultura da empresa permitir, um dedo acusatório pode ser colocado no dia em que um responsável prometeu mas não cumpriu seu KAMISHIBAI !
  20. 20. VAMOS IMPLANTAR O KAMISHIBAI ?• Esta é uma das melhores ferramentas para que o lean se sustente!• Mas lembre-se: auditoria vem de „audição‟, portanto não é para achar „culpados‟, mas para ajudar as pessoas que estão agregando valor lá no piso da fábrica a atingir as metas que você estabeleceu, ouvindo-as !• Tenha empatia !
  21. 21. OBRIGADO eSE PRECISAR DE AJUDA, NOS CONTATE! HK Consultoria Empresarial Ltda www.twi.net.br hirokok@uol.com.br (versão 2011 dez)

×