Escrever um conto à maneira tradicional

5,332 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
5,332
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
97
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Escrever um conto à maneira tradicional

  1. 1. Oficina de EscritaESCREVER UM CONTO ÀMANEIRA TRADICIONAL Disciplina de Português Profª: Helena Maria Coutinho
  2. 2. 1. Apresentação e caracterização dapersonagem2. O sonho ou o maior desejo do herói3. Partida para a aventura4. Obstáculos a encontrar5. Fim da viagem; descrição do novo espaçofísico6. O rival, o adversário do herói7. A derrota do herói8. Vitória e desforra do herói9. Regresso do herói
  3. 3. Apresentação e caracterização da personagemEscolhe e descreve uma personagem, queserá o herói da tua história. Estapersonagem pode ser, por exemplo: - um príncipe - uma princesa - um viajante - um camponês pobre - uma linda rapariga - um jovem soldado - um marinheiro - um aventureiro - um comerciante - um(a) jovem.
  4. 4. O sonho ou o maior desejo do heróiImagina o que a personagem mais deseja,ou o que lhe falta para ser feliz.Por exemplo: - o casamento ou o amor - um amuleto - um objeto roubado - um anel mágico - um tesouro - um remédio - alguém que foi raptado - um segredo - a fama - uma oportunidade.
  5. 5. Partida para a aventuraAs diferentes maneiras de partir à conquista dodesco-nhecido não podem fazer parte de umquadro de sugestões, pois elas dependem dassequências 1 e 2.O herói pode, no entanto, disfarçar-se; ir para onorte ou para o sul, partir ao acaso; utilizar umcavalo, um barco, um tapete voador, uma naveespacial.Estes pormenores são contigo.
  6. 6. Obstáculos a encontrarImagina os obstáculos que o herói vai encontrar pelocami-nho. Por exemplo: - tarefas impossíveis - má sorte e encantamentos - animais hostis - monstros (gigantes, dragões...) - obstáculos naturais (grutas, falésias...) - enigmas e adivinhas - combates, duelos - ladrões, gangsters - charlatães - piratas - mágicos, fadas más, bruxas - doenças.
  7. 7. Fim da viagemO herói chega finalmente ao fim da sua viagem.Descre-ver esse lugar, que pode ser: - uma ilha - um castelo, um palácio - um planeta - um reino desconhecido - uma floresta - uma gruta, um subterrâneo - um templo - uma cidade ou uma aldeia estranha - uma estalagem.
  8. 8. O rival, o adversário do heróiEncontro do herói com o seu adversário. Sugere-se: - uma rainha má, um rei mau -um bandido - um monstro -o diabo - um feiticeiro, um mágico - um extraterrestre - um duende - um sábio louco - um gigante, um anão - um rival.
  9. 9. A derrota do heróiO herói é, temporariamente, vencido pelo inimigo.Ima-gina o seu estado, a sua situação: - ferido, em perigo de morte - condenado à morte - vencido num concurso, enganado - prisioneiro - exposto a grande perigo - vítima de encantamento - metamorfoseado - feito escravo.
  10. 10. Vitória e desforra do heróiConta como o herói sai vitorioso, após ter sidoajudado por um amigo, de um segundoencontro com o seu rival, obtendo o queprocurava.Esta sequência deverá ser criada de acordocom as etapas 2, 6, 7.
  11. 11. Regresso do heróiO herói regressa, mas pelo caminhoé perseguido pelos aliados do seuinimigo e/ou encontra obstáculosinsuspeitados.Imagina o desfecho desseconfronto.
  12. 12. DesfechoCriar um fim feliz e atribuir um título aoconto.
  13. 13. Disciplina de PortuguêsProfª: Helena Maria Coutinho

×